AMOR DE TORCEDORÉ tal qual carinho pela pessoa amada. Tem local, data e encontro marcado pra se distrair. Tem todos os dias pra demonstrar seu carinho. Os mimos como flores, bombons, cartões e presentes são o uso da camisa, o adesivo no carro, agenda ou caderno. A foto em destaque no porta-retrato é a bandeira ou pôster do elenco estampado na parede.
Vibrar, chorar, xingar, se revoltar, ir ao delírio, reclamar, apoiar. Na arquibancada as mais variadas reações são constantes e intempestivas assim como a nossa euforia, mágoa, angústia, ciúmes, prazer, resignação e bem-querer que nutrimos por aquela pessoa especial.
O amado time chega a ser maldito na derrota. É compreendido ou alertado no empate. É o melhor do mundo até em vitória de jogo amistoso. Assim como se vocifera num revés amoroso, se compreende numa situação em aberto ou se enaltece o grande amor nos momentos mais simplórios.
O amor de torcedor não acaba. O amor verdadeiro por alguém evolui. O time é do coração. A pessoa ideal faz o coração bater mais forte. O eleito pelo torcedor é acompanhado em qualquer situação, competição e lugar. O grande amor é aquele que não medimos esforços para encontrar. O time pode estar à beira do caos, mas a torcida não abandona e o apoia com mais afinco. O relacionamento pode estar ameaçado, mas quem ama faz de tudo para os melhores resultados.
COMO ESTÁ “SEU TIME”?O “meu time” pende para uma situação de risco. Mesmo em crise, não vai perder o campeonato. E se não levar desta vez, vai ficar entre os melhores. E retornar na próxima temporada para disputar o título. O “meu time” tem potencial, a minha torcida às vezes exagera, mas se eu brigo lá da arquibancada e chego a invadir o gramado, é pela ânsia em querer o melhor. O “meu time” vai compreender. E eu, me acalmar. E muitos campeonatos, juntos, virão.
RECADOEu te amo. Vou contigo em todos os campeonatos, pouco importa o resultado.
AGORA SIM A SEGUNDONAA 35.a rodada tem as dez partidas na noite desta terça-feira. Quatro encontros iniciam às 19h30, dois jogos às 21h e os outros quatro confrontos fecham a rodada a partir das 21h50.
OS JOGOS19h30Guarani x Ipatinga (Brinco de Ouro, Campinas)
Bragantino x Paraná (Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista)
Duque de Caxias x ABC (Raulino de Oliveira, Volta Redonda)
Juventude x Portuguesa (Alfredo Jaconi, Caxias do Sul)
21hCampinense-PB x Vasco (Ernani Sátiro, Campina Grande)
Atlético-GO x Ceará (Serra Dourada, Goiânia)
21h50América-RN x Figueirense (Machadão, Natal)
Bahia x Vila Nova-GO (Estádio de Pituaçu, Salvador)
Brasiliense-DF x São Caetano (Boca do Jacaré, Taguatinga)
Fortaleza x Ponte Preta (Castelão, Fortaleza)
CEARÁ PODE FICAR A UM PONTO...... de garantir sua vaga na Série A de 2010. Para fazer companhia ao Vasco (classificado desde a rodada anterior), o alvinegro cearense tem que derrotar o Atlético-GO, no Serra Dourada, e torcer para que Figueirense e Portuguesa (que jogam fora contra América-RN e Juventude, respectivamente) sejam derrotados.
Assim, o Vovô saltaria para 66 pontos contra 57 de Figueira e Lusa (únicos com chances de ameaçar o Ceará). Restando, então, três rodadas para o fim da competição, tanto catarinenses quanto paulistas no máximo se igualariam à pontuação dos cearenses.
A NOITE PODE SER TÉTRICA...... para o ABC. Caso seja derrotado pelo Duque de Caxias (no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda) o time potiguar pode ser rebaixado para a Série C antecipadamente. A tragédia pode ser consumada se o arquirrival América-RN passar pelo Figueirense (no Machadão) e o Bahia e Juventude também levaram a melhor, ambos em casa, contra Vila Nova e Portuguesa, respectivamente.
SANGUE DOCE?O Vasco desmente que vá suave para as próximas quatro rodadas restantes da Série B. Já confirmado na elite do próximo ano, o time da Colina ambiciona a conquista do título. E a festa pode ser hoje, desde que passe pelo desesperado Campinense (Ernani Sátiro, em Campina Grande) e o Ceará perca para o Atlético-GO e o Guarani não derrote o Ipatinga (Brinco de Ouro, em Campinas). Assim, o Vasco chegaria a 73 pontos, contra 63 dos rivais que no máximo atingiriam 72 até o término desta edição do campeonato.
O QUE ESTÁ EM JOGO!Guarani x Ipatinga – o Bugre precisa da vitória pra ficar próximo da Série A. Os mineiros buscam pontuar para não ficar sob ameaça de rebaixamento.
Duque de Caxias x ABC – o Duque precisa vencer pra se garantir matematicamente na Série B 2010. Dilema para o time de Natal que dificilmente vai sobreviver.
Juventude x Portuguesa – de um lado a agonia, do outro a busca pelo acesso. O alviverde tem a missão de fugir da degola, enquanto a Lusa ainda corre em busca do G-4
América-RN x Figueirense – mesmo quadro, um espelho, do jogo de Caxias do Sul. E na mesma ordem: o time da casa corre contra a queda e o visitante disputa um lugar entre os quatro melhores.
Campinense x Vasco - a Raposa joga suas últimas fichas para não retornar à Série C. E a sorte vai ser lançada contra o garantido Vasco, que agora se preocupa com o título da Série B.
Atlético-GO x Ceará – qualquer faísca é fatal! Os dois têm objetivos comuns: ambos no G-4, quem vencer vai estar mais perto da elite em 2010.
Bahia x Vila Nova –GO – o Tricolor tenta cair fora da ZR diante de um Vila “quase” tranquilo (que ainda precisa de um ponto para acabar de vez com o risco de queda).
Brasiliense x São Caetano - o Jacaré está em alerta! Precisa vencer para não ficar sob ameaça de figurar na ZR. O São Caetano cumpre tabela (nem sobe, nem desce).
Fortaleza x Ponte Preta - o Leão está na caminhada contra o rebaixamento. É vencer e ficar de olho contra os concorrentes diretos (Campinense, Bahia, América-RN e Juventude). A Macaca tem chances remotas de subir, mas os prognósticos ainda dão esperanças.
Bragantino x Paraná - no jogo que aparentemente seria o único “sem validade”, também há o que se esperar. O Braga, mesmo que distante, sonha com o acesso. É quase traço de chances, mas ainda existem. O Paraná está como o Azulão (nem se classifica, nem cai).