sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DOIS POR DOIS

Noite de vitória para dois que jogaram em casa e de outros dois que se deram bem fora de seus domínios. Os anfitriões vencedores são Figueirense (2 a 1 em cima do Atlético-GO) e Campinense (2 a 0 contra o Bragantino). Os visitantes indiscretos ficam por conta de Brasiliense (que afundou o Bahia por 2 a 1) e o São Caetano (que salpicou 3 a 1 na Ponte Preta).

MELHOR PRA QUEM?
Os resultados da abertura da 25.a rodada agitaram principalmente o G-4 que apesar de não sofrer alterações, começa a ter um outro desenho. Com os triunfos de Figueira e do Azulão, os dois se aproximam da parte de cima da classificação e começam a fazer barulho pra cima de quem figura no topo. Preocupação principalmente para o Atlético-GO (derrotado pelos catarinenses) e que com 44 pontos está a apenas quatro de diferença do São Caetano (5.o, com 40) e seis do Figueirense (6.o, 39).
Na parte de baixo dois quadros que estão no rascunho, mas ganham novos contornos. O Bahia, que não está na ZR, vai ter que recorrer a ferramentas extracampo (calculadora, tabela e resultados dos ameaçados de rebaixamento) após a quarta derrota consecutiva. Derrotado em casa pelo Brasiliense, patina nos 30 pontos e vê a turma dos desesperados se aproximar. Noutro extremo dos ameaçados está o Campinense, que mesmo com um lugar na ZR, apresenta evolução surpreendente. Derrotou o Bragantino por 2 a 0 (18.o, 26) e é favorito a continuar na Série B 2010. Até então tem a melhor campanha da segunda fase.

SARCASMO
Piadinha logo após a derrota do Bahia para o Brasiliense, por 2 a 1, no estádio Pituaçu, em Salvador. "O Bahia dançou o forró contra o Ceará, depois dançou 'o vira' pra Portuguesa, tomou sopa de letrinhas contra o ABC e agora teve febre amarela (frente ao Brasilense)". O autor é anônimo, mas com certeza deve ser torcedor do rival Vitória.

A LUTA PRA SE APROXIMAR (OU PRA FUGIR)

A abertura da 25.a tem quatro jogos nesta sexta-feira, todos com início às 21 horas. Entre os oito que entram em campo, três ainda ambicionam cutucar o G-4, um tenta manter seu lugar entre os quatro melhores, outros três não querem escorregar pra área da agonia e há o que se esforça pra sair da ZR.

Ponte Preta x São Caetano (Moisés Lucarelli, em Campinas)
Jogo que reúne dois dos “ambiciosos” pra chegar perto do pelotão de cima. A Ponte Preta (8.o lugar, 36 pontos) quer continuar a “tirar pontos” dos concorrentes diretos (nas duas últimas rodadas derrotou Atlético-GO e empatou, fora, com a Portuguesa) diante do São Caetano (6.o, 37). Quem vencer não alcança o grupo dos notáveis, mas ganha chances de ficar entre os favoritos na sequência da competição.

Figueirense x Atlético-GO (Orlando Scarpelli, em Florianópolis)
Um “esperançoso” Figueirense (7.o, 36) que recebe o “notável” Atlético-GO (3.o, 44) na ânsia de chegar perto do G-4. O Dragão, por sua vez, tem a intenção de administrar a boa fase (e, quem sabe, assumir a vice-liderança e voltar a perturbar a vida do líder Vasco).

Campinense x Bragantino (Amigão, em Campina Grande)
A Raposa tem a oportunidade de fazer jus a sua boa fase de recuperação diante do Braga. O Campinense é vice-lanterna, com 26 pontos, e segue na caminhada da fuga à ZR. O Bragantino é todo cuidadoso, pois com 33 pontos e em 9.o está entre a cruz e a espada. Uma vitória o reanima. Se perder, vai ter que torcer muito contra os que “estão lá embaixo” pra não ser ultrapassado e, claro, ficar ameaçado de descenso.

Bahia x Brasiliense (Pituaçu, em Salvador)
Verdadeiro paiol de pólvora. Tanto Bahia (11.o, 30) quanto Brasiliense (14.o, 28) entram na fase “sinal de alerta” na competição. Inconstantes em seus resultados, não despertam confiança e se veem no pêndulo da parte intermediária e na proximidade de risco a cada rodada. É jogo pra ter um vencedor, pois o empate aniquila ambos.

PALPITE “INFELIZMENTE” CORRETO
Este colunista chamou a atenção, na terça-feira 14, de que o jogo entre Duque de Caxias e Fortaleza seria o de menor público na rodada. Cartada óbvia, pois com o mando de seus jogos fora de sua sede (as partidas são realizadas em Mesquita), o time do interior fluminense tem a pior média da competição. E na 24.a rodada não foi diferent., Foi é pior mesmo: na vitória por 4 a 3 contra o tricolor, apenas 25 “testemunhas” pagaram pra ver a vitória do Duque. Que lástima!