sábado, 1 de maio de 2010

SÁBADO EM QUE SÓ O CAMPEÃO SAIU NO FOTO

Três Segundões decidiram título neste feriado de dia do Trabalho, mas "saiu na foto" apenas quem já havia ganho o título Estadual. Em Curitiba, o Coritiba disputou seu último jogo no Couto Pereira antes de cumprir a pena de perda de mando de dez jogos em seu estádio e empatou por 2 a 2, com o Botafogo-RJ. O encontro serviu para entrega das faixas ao campeão Paranaense (detalhe em foto de  Geraldo Bubniak/AE) . Fahel (contra) e Jeci marcaram para o Coxa. De resto, só decepção.
O inédito hepta no Distrito Federal, o título Alagoano no retorno à Arapiraca e a conquista do Troféu de Campeão do Interior de São Paulo, não passaram de objetivo que se dissolveu para Brasiliense, ASA e São Caetano, respectivamente. A "história" ficou para os adversários dos Segundões que levantaram títulos inéditos, sendo a primeira vez que Ceilândia (Distrito Federal), Murici (Alagoano) e Botafogo-SP (Troféu de Campeão do Interior de São Paulo) tiveram êxito nas competições que disputaram.
Amargo reencontro - o ASA ficou todo o Alagoano e duas partidas da Copa do Brasil longe de sua torcida em 2010. Por causa de obras em seu estádio, teve os mandos de jogo em Palmeira dos Índios. O retorno a Arapiraca se deu justamente na partida final, contra o Murici. Só que a festa ficou para o lado do adversário que venceu por 2 a 1.
Veteranos estragam a festa - o heptacampeonato do Brasiliense chegou a ser desenhado. Aloísio Chulapa, no primeiro tempo, e Bebeto, no segundo, deixaram o Jacaré com a vantagem que lhe era suficiente: abriram 2 a 0 no placar. Mas os gols de dois veteranos (Dimba e Allan Dellon) impediram a inédita hegemonia e resultaram no empate por 2 a 2 e o título do Distrito Federal ao Ceilândia.
Azulão bem que suportou - o São Caetano havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 e um simples empate era o suficiente para levar o título de campeão do Interior de São Paulo. A pressão que o Botafogo-SP exercia foi suportada até os 29 minutos do segundo tempo, quando o adversário fez o único gol do jogo de volta. Como o time de Ribeirão Preto teve melhor campanha, o título ficou para os botafoguenses.

EM QUEM O BLOG APOSTA PARA O DOMINGO DECISIVO?
Objetivamente, nem Bahia, Ipatinga e Santo André têm a confiança do blogueiro. Os três Segundões precisam derrotar seus adversários nas decisões do Baiano (Vitória), Mineiro (Atlético-MG) e Paulista (Santos) por diferença de pelo menos dois gols de vantagem e fora de seus domínios. O Tricolor de Aço perdeu a primeira por 1 a 0, em Pituaçu; o Tigre do Vale do Aço levou de 3 a 2, mesmo placar que o Ramalhão foi derrotado no jogo de ida. A torcida é para que o trio da Série B levante o caneco, mas vai ser preciso um esforço descomunal.

PEGA DE SEGUNDÕES
O Pernambucano tem Sport e Náutico no primeiro jogo da final, a partir das 16 horas deste domingo, nos Aflitos. Os dois chegam à decisão como donos das duas melhores campanhas. O jogo de volta vai ser dia 05, na Ilha do Retiro, numa maratona em que os dois não vão nem ter tempo para um respiro e já atuam na abertura da Série B no próximo final de semana.

SEGUNDÕES VÃO TER TRABALHO NO 01 DE MAIO

Vencer e por boa margem de gols. Ou conseguem um placar por diferença de dois ou três gols de vantagem ou ASA e Brasiliense não gritam "é campeão!" no feriado de hoje. Ambos jogam diante de sua torcida, mas com a responsabilidade de vencer bem aos adversários pois o time alagoano perdeu na ida para o Murici (2 a 0) enquanto o Jacaré levou de 3 a 1 do Ceilândia.

UM HEPTA AMEAÇADO
Brasiliense x Ceilândia, 16h, Serejão, Taguatinga

Ou vence por dois gols de diferença ou nada de título inédito na vida do Brasiliense. O Jacaré precisa derrotar o Ceilândia com esta margem mínima de gols porque no jogo de ida o advérsário venceu por 3 a 1.
O técnico Roberto Fernandes optou por realizar treinamentos a portões fechados durante a semana, a fim de evitar pressão sobre seus jogadores. A única dúvida é quanto ao atacante Vanderlei, que sente uma lesão muscular.

TEU PASSADO (NO CAMPEONATO ) NÃO AJUDA
Nos dois jogos realizados em Taguatinga entre os dois finalistas do Candangão, nenhum placar favorece o Brasiliense para o placar que necessita hoje. Pela primeira fase, empate por 0 a 0 (2.a rodada), e no quadrangular vitória, mas de 1 a 0.

MAS TEU PASSADO (NAS CONQUISTAS) ANIMA
Em apenas duas, das seis vezes que levantou o troféu, o time de Taguatinga não venceu a partida decisiva por dois ou mais gols de diferença. Em 2004, quando bateu o Gama por 1 a 0, e em 2006, ao empatar com o maior rival por 0 a 0.

FLASHBACK


Comemoração do hexa quando o Brasiliense venceu o Brasília, em 2009. por 2 a 0, margem que o Jacaré precisa hoje contra o Ceilândia. Dá pra repetir a foto? (foto: Uol Esportes).


UM RETORNO A ARAPIRACA EM ALTO ESTILO?
14h50 ASA x Murici Coaracy Fonseca Arapiraca

O ASA pode presentear sua torcida com um título na volta ao seu estádio. Isso porque o Fantasma jogou todo o campeonato Alagoano em Palmeira dos Índios devido às reformas no estádio Coaracy Fonseca.
O retrospecto não colabora com o ASA neste Alagoano. Em quatro encontros, apenas uma vitória e por 3 a 2 (diferença que não é suficiente para o jogo desta tarde).
Para forçar a cobrança de penalidades máximas, o Segundão precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Mas se quiser garantir o título nos 90 minutos, aí a tarefa é um mais árdua: vai precisar partir pra goleada e fazer, no mínimo, três tentos de vantagem.
O ASA tenta seu quinto título (os outros quatro foram levantados em 2000, 2001, 2005 e 2008.