domingo, 2 de maio de 2010

VENDERAM CARO

Bahia e Santo André não levantaram o caneco, mas deixaram seus adversários nas decisões com a pulga atrás da orelha até o apito final. O Tricolor assustou após virar pra cima do Vitória, já no segundo tempo, e fazer 2 a 1 nos minutos finais da decisão do Baiano. O Ramalhão ficou por três vezes à frente do marcador, passou por 3 a 2 pelo Santos a ainda "trancou a respiração" de 90% do Pacaembu com uma bola na trave aos 45 minutos da segunda etapa.
Nenhum dos dois Segundões conseguiu reverter a vantagem dos seus oponentes, mas demonstraram que não chegaram à decisão por acaso ou que "deixariam fácil a conquista ao rival". Fica o aprendizado de que nenhum gol deve ser perdido. Nenhum. Que falta um golzinho faz...

O QUE SERIA DA MÍDIA?
Vamos analisar: o Santo André vai e derrota o Santos por 4 a 2, por exemplo. Basta considerar que aquela bola na trave, já perto dos acréscimos no segundo tempo, resultasse no gol do título Andreense. Como a "grande imprensa especializada" iria se pautar? A quem iria recorrer? Com certeza as imagens gravadas anteriormente com toda badalação para "os meninos da Vila" viraria peça de arquivo (ou a ser descartada). O Santo André não era o queridinho, mas ia provocar uma maldade nos coleguinhas da mídia!

INDEFINIDO
Está em Pernambuco o que pode ser considerada a "melhor e mais disputada" decisão de Estaduais em 2010. Sport e Náutico fizeram a melhor campanha, estão frente a frente na finalíssima e no primeiro jogo o Timbu venceu por 3 a 2. O jogo de volta é no reduto do Leão da Ilha. O Náutico, numericamente, tem uma pequena vantagem (uma cabeça à frente) em relação ao Sport. E só! Alguém é são o suficiente para arriscar um palpite sobre quem vai levantar o Pernambucano? Ou vai ser doido em se expor? Até quarta-feira há muito o que se pensar e palpitar.

EXPLICAR É PRECISO
E comprovar é mais-que-perfeito. Alardear de que o Pernambucano é o Estadual mais bem disputado da temporada, entre os Estaduais, vai parecer manipulação para o próprio eixo, uma vez que os finalistas são dois integrantes da Série B. No entanto, a afirmação se dá pelo equilíbrio entre os que decidem e que não há diferença elástica na vantagem do placar do jogo de ida em relação à volta (em seu estádio, o Náutico venceu por um gol de diferença e o jogo decisivo é no reduto do Sport, que vai precisar da diferença mínima para levar a decisão para os pênaltis).
Paulista - no primeiro jogo, o Santos fez 3 a 2 no Santo André no mando de jogo do adversário (os dois jogos foram em campo neutro, no Pacaembu). Assim, o Ramalhão precisaria vencer por diferença de dois gols na partida de volta. O Santos já entrava em campo com folga.
Estadual do Rio - nem teve graça: o Botafogo papou tudo antecipadamente.
Paranaense - idem ao campeonato do Rio de Janeiro e o Coritiba acabou com tudo a uma rodada do fim do Octogonal.
Catarinense - Avaí fez 3 a 1, fora, contra o Joinville e poderia perder por até dois gols de diferença. Folgadíssimo!
Gaúcho - assim como em Santa Catarina, o Grêmio só perderia o título se fosse derrotado, em seu estádio, pelo rival Internacional por pelo menos três gols de diferença (o tricolor havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, na casa do adversário). Folga das melhores!
Mineiro - é aí que entra mais um Segundão: o Ipatinga perdeu na ida por 3 a 2, em casa. Na volta teria que fazer dois gols de diferença. Mas quem fez o resultado foi o Atlético-MG que venceu por 2 a 0.
Baiano - até com derrota por um gol de diferença o Vitória seria tetracampeão baiano. E foi o que aconteceu: Bahia 2 a 1, mas no primeiro jogo o rival vencera por 1 a 0. Sem dificuldades!
Alagoano e Distrito Federal - mesmo jogando em casa, ASA e Brasiliense precisariam vencer por pelo menos dois gols de diferença a Murici e Ceilândia, respectivamente. Só que o ASA perdeu (2 a 1) e o Brasiliense empatou (2 a 2).
Potiguar - o ABC fez 5 a 1 no jogo de ida, fora, contra o Corinthians de Caicó. Mais que folga, um privilégio. Até se deu ao luxo de perder por 2 a 1 na volta.
Goiano - o Atlético-GO fez 4 a 0 na ida, em casa; na volta poderia perder por até três gols de diferença, mas acabou vencendo por 3 a 1. Sem dificuldades!
Até aqui o "mais disputado" - há que se considerar a decisão do Cearense como tão acirrado quanto o Pernambucano. No jogo de ida o Fortaleza venceu o Ceará por 1 a 0. Na volta, vitória do Ceará por 2 a 1. A disputa foi para a cobrança de penalidades máximas e o Fortaleza levou a melhor.

OU REVERTE OU É VICE

Num país feito o Brasil em que "vice é quase nada" - um "raciocínio" limitado e diminuto, em que se vê o resultado e não o contexto -, três Segundões entram em campo pra "não jogar fora quase metade da temporada". Para Bahia, Ipatinga e Santo André ou a vitória por diferença mínima de dois gols ou a "pecha" de vice. Nem o mais sensato torcedor, nem o mais fanático que se cega diante das circunstâncias de um jogo ou campeonato vai aceitar que seu time "fique em segundo num Estadual". De "segundo" já basta "a segunda", diriam os mais indignados.
Ressaltar que equipes como Ipatinga e Santo André precisam derrubar os papões da capital em seus respectivos Estaduais e que mediante um 2009 nada satisfatório (o clube do interior mineiro quase caiu para a Série C do Brasileiro, enquanto o time do ABC paulista foi rebaixado da elite para a Série B), iniciam 2010 com indícios de que virão fortalecidos para a temporada, não resolve como argumento se na decisão  "morrer na praia".
No caso do Tricolor baiano é compreensível a indignação, uma vez que desde 2001 o Bahia não leva sequer um título Estadual e que na década assistiu ao maior rival, o Vitória, levantar a taça sete vezes em dez anos (e que se o rubro-negro vencer hoje, vai levar o "bi-tetra" desde 2002). Para completar, desde 2005 o campeão Brasileiro de 1988 vai para a sexta temporada longe da elite do futebol nacional (e oscilando entre idas e vindas para as Série B e C).
É fato que a tarefa dos três Segundões é complicada neste domingo. Ipatinga (pelo campeonato Mineiro) e Santo André (Paulista), coincidentemente, perderam em casa, no jogo de ida e pelo mesmo placar (3 a 2 para Atlético-MG e Santos, respectivamente). O Bahia também perdeu em casa, no primeiro jogo da decisão do Baino, em seu estádio, por 1 a 0, e identicamente aos "companheiros" de Série B, vai precisar fazer um placar por dois gols de vantagem.

PERNAMBUCO VAI "FREVER"
Na terra de um dos ritmos mais autênticos do Brasil, a decisão ficou para dois Segundões. Sport e Náutico fazem hoje o primeiro jogo da final, no Aflitos, às 16h, naquela que é a "mais justa" disputa pelo título tendo frente a frente os dois times de melhor campanha no Estadual. O favoritismo poderia ser creditado ao Leão da Ilha devido à melhor campanha e a sua regularidade até aqui, mas o Timbu foi o único capaz de derrotar o adversário na competição (2 a 0, ainda na primeira fase). O placar de hoje é que pode dar mais segurança para apontar um favorito ao título. Fora isso, é inevitável o uso do lugar-comum de que "clássico é clássico" e nele não há favoritos.

GARÇA PERDEU
O Guaratinguetá encerrou sua participação na A-2 do Paulista com derrota para o Noroeste (2 a 1), em Bauru. O resultado pouco afetou o Guará - que apenas deixou escapar a chance de ser vice na competição - já que antecipadamente garantiu acesso à elite em 2011.