sábado, 4 de julho de 2009

O GOL QUE VALEU O G-4

Se a 9.a rodada tiver que apontar um herói, o nome dele é Marcão, do Atlético-GO. O atacante do Dragão fez o gol de empate aos 46 minutos do segundo tempo e que definiu o placar (2 a 2), contra o São Caetano, no Anacleto Campanella, agora à noite.
Além de livrar o rubro-negro goiano da derrota, o gol salvador mantém o time no G-4 (4.o lugar, 17 pontos). O São Caetano está há sete jogos sem vencer (a única vitória foi na 2.a rodada, dia 16 de maio, contra o Bahia, por 2 a 1) e segue na vice-lanterna, agora com cinco pontos.
No primeiro tempo, Douglas marcou contra para os visitantes, aos nove minutos, e Ademir Sopa, aos 44, empatou para o Azulão. No segundo tempo, a virada do time da casa com Artur logo aos 3 minutos, mas Marcão jogou água fria nas pretensões do Azulão e colocou o Dragão de volta no G-4, já nos acréscimos, aos 46.

BAHIA PERDE PÊNALTI E JOGO; GALERA QUER SAÍDA DE GALLO

Jogando em casa perante pouco mais de 12 mil torcedores, o tricolor baiano perdeu sua invencibilidade em Pituaçu na Série B. O vice-campeão baiano foi derrotado pelo Figueirense, por um a zero ,na tarde deste sábado, e vê sua situação ficar cada vez mais delicada na competição.
Gol anotado, mas anulado corretamente, pênalti desperdiçado e uma pressão infrutífera durante boa parte do jogo foram os elementos do Bahia que não superou o rival catarinense.
O Figueira tirou proveito da ineficiência alheia a marcou com o artilheiro Rafael Coelho, aos 47 minutos. No início do segundo tempo, aos 5 minutos, Reinaldo Alagoano cobrou penalidade para o Bahia, mas o goleiro Wilson defendeu. A partir daí o nervosismo tomou conta do time da casa, enquanto a torcida cantava em coro “Adeus, Gallo!”, pedindo a cabeça do treinador do time de Pituaçu.

PÉSSIMO PARA OS DOIS
Nem Fortaleza, nem Ceará. No clássico da rodada o jogo terminou em zero a zero. O empate complica para os dois lados e ambos ficam na mesma posição em que estavam até a rodada passada. O Fortaleza em 14.o, com 11 pontos, enquanto o rival Ceará em 15.o, agora com dez pontos.
O alvinegro teve as melhores oportunidades para marcar. No primeiro tempo com Geraldo que teve o lance interceptado pelo goleiro Alexandre Fávaro. No final da partida, aos 43 minutos do segundo tempo, Wellington Amorim acertou o travessão do Fortaleza.

MECÃO : UM A MENOS EM CAMPO E UM A MAIS NO PLACAR
O Campinense bem que tentou apagar a sequência de jogos sem vencer (o último – e único na Série B - foi em 05 de junho, 2 a 1, contra o Atlético-GO), mas não foi na tarde de hoje. Jogando em casa, no Ernani Sátiro, a Raposa perdeu para o América-RN no finalzinho, por 1 a 0, gol de Thoni aos 40 do segundo tempo.
O Mecão ficou metade do segundo tempo com dez jogadores, após a expulsão de Plinio aos 21 minutos. Os dois times alternaram boas oportunidades durante a partida, mas o América-RN ganhou fôlego justamente quando ficou com um atleta a menos. A vitória deixa o time potiguar em 6.o, com 15 pontos. Já o Campinense segue a sina da lanterna, com apenas três pontos em nove jogos.

PONTE VENCE E “PROVOCA MILAGRE”
Além de garantir seu lugar no G-4, após vencer o Juventude por 3 a 0, no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta (por ora em 3.o, com 17 pontos) ajudou o Paraná a sair da ZR. A diferença por três gols foi suficiente para empurrar para a degola o Juventude (17.o, oito pontos). O time do interior gaúcho perde no saldo de gols para o tricolor paranaense.
A solidária vitória da Macaca foi construída no segundo tempo com Fabiano Gadelha aos sete minutos, Mineiro (contra) aos 13 e Edílson aos 19. O Juventude segue sem conquistar nenhum ponto fora de casa e durante o jogo deu mostras de que não havia em campo um adversário contra a Ponte. Tanto é que os jogadores do alviverde se mostraram “aliviados” no intervalo pelo placar ter ficado no zero a zero.

SABADEIRA DE SEGUNDA

Cinco jogos fecham a 9.a rodada no dia de hoje. Quatro partidas começam às 16h10 e outra vai ser realizada à noite, a partir das 21h (São Caetano x Atlético-GO). Está em jogo, nos cinco encontros, a briga de dois times por um lugar no G-4 (Atlético-GO e Ponte Preta) e um contra a ZR (Juventude). Aos demais clubes há a concorrência indireta seja na busca por uma posição entre os quatro melhores ou na corrida pra ficar longe da área de risco.
Em Campinas, no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta (5.o, com 14 pontos) recebe o Juventude (16.o, com oito) no jogo em que os dois lados podem mudar sua situação de forma direta nesta rodada. Se vencer a Macaca sobe para o G-4. Pelo lado do alviverde, uma derrota por diferença igual ou superior a três gols o leva à zona de rebaixamento.
Em Campina Grande, no Ernani Sátiro (Amigão), o lanterna Campinense (três pontos) enfrenta o América-RN (8.o, 12 pontos) na tentativa de suavizar sua pífia atuação até agora. Para o Mecão , a vitória o aproxima do G-4.
Em Salvador, no Pituaçu, o Bahia (9.o, 12 pontos) tem pela frente o Figueirense (12.o, 11 pontos) no confronto direto mais “equilibrado” da rodada em termos de classificação. O empate deixa os dois na posição intermediária. Quem vencer dá um salto e cutuca a turma do pelotão de cima. O derrotado vai começar a olhar para “quem vem de baixo”.
Em Fortaleza, no Castelão, está o destaque da rodada no que se refere à rivalidade. No clássico entre Fortaleza (14.o, 10 pontos) e Ceará (15.o, nove pontos) ambos buscam a vitória pra fugir da ZR, área em que figuraram por um bom tempo (quatro rodadas cada um). Quem perder ainda não fica ameaçado, mas tem sua preocupação aguçada.
No único jogo da noite (21h), o vice-lanterna São Caetano (quatro pontos) e “dono” do pior ataque da Série B (três gols) tenta derrubar a má fase contra o Atlético-GO (4.o, 16 pontos). Contrastando com o Azulão, o time goiano está entre os que mais marcaram gols até agora (15 gols, ao lado de Brasiliense e Fortaleza). Se vencer, o Atlético-GO vai para 3.o e “cola” no vice Brasiliense com 19 pontos.

PALPITES
- A Ponte se reabilita com uma vitória sobre o Juventude;
- A Campininense não pode ficar isolada lá embaixo e por isso vence o Amárica-RN;
- Bahia e Figueirense fazem o jogo mais interessante da rodada. Empate!
- No clássico cearense, o Ceará derrota o Fortaleza;
- O São Caetano vai quebrar o jejum e passa pelo Atlético-GO