sábado, 14 de novembro de 2009

NINGUÉM (QUASE!) SE GARANTIU

Nem Guarani e nem Ceará elevados à Série A. Nem Fortaleza rebaixado pra Série C. Ainda! Ao menos nesta 36.a rodada as duas definições ficaram mesmo por conta do título do Vasco e da queda do Campinense.

SABADÃO DO FIGUEIRA
O Figueirense foi o “maior vencedor” no complemento da 36.a rodada. Derrotou o Bragantino, de virada, por 2 a 1, viu Ceará e Guarani empatarem entre si e teve a ajuda do Ipatinga que venceu o Atlético-GO, por 1 a 0, no jogo da noite.
Em Florianópolis, no Orlando Scarpelli, o Figueira fez a sua parte mesmo sem apresentar um bom futebol. Levou um susto logo aos 10 minutos quando Émerson colocou o Bragantino em vantagem. Três minutos depois João Paulo, do Braga, se atrapalhou num cruzamento próximo à meia-lua da grande área e ao fazer o corte jogou a bola contra suas próprias redes, cedendo o empate aos catarinenses. No segundo tempo, o Figueirense partiu pra base da vontade e na raça virou com Rafael Coelho (agora artilheiro da Série B, com 17 gols), fechando o placar em 2 a 1.
Para favorecer a vida do Figueira, o Atlético-GO foi derrotado pelo Ipatinga, por 1 a 0, no Ipatingão. O gol da vitória do time do interior mineiro foi marcado por Amilton aos 25 minutos do segundo tempo.
O resultado deixa o Dragão ainda em 4.o, com 62 pontos, só que com apenas dois pontos de vantagem do 5.o, que é o Figueirense.

ESTÁDIO LOTADO, MAS FALTOU LUZ!
Duas quedas de energia elétrica esticaram o jogo entre Ceará e Guarani, no Castelão. Perto de 52 mil pagantes estiveram presentes e tiveram que esperar por mais de três horas para acompanhar jogo, que terminou empatado por 2 a 2. Outro fator da extensão da partida foi a demora do alvinegro para entrar em campo (cerca de 15 minutos após o início de Figueirense e Bragantino).
O Bugre chegou a ficar duas vezes na frente do marcador. Após tanto pressionar, Léo Mineiro fez 1 a 0 aos 46 minutos do primeiro tempo. Antes mesmo do intervalo os cearenses conseguiram empatar, com Anderson aos 48. No segundo tempo , quando o jogo estava com 18 minutos de bola rolando, aconteceu o primeiro apagão. A partida ficou paralisada por 40 minutos. Logo em seguida ao retorno, aos 26, novamente Léo Mineiro deixou o Guarani em vantagem, mas aos 33 minutos pela segunda vez o sistema de energia elétrica apresentou falhas e os refletores se apagaram. O retorno foi imediato, como também foi rápida a reação do Ceará, que empatou com João Marcos, aos 43.
Com este resultado, nenhum dos dois clubes garantiu vaga para a Série A de 2010. O Guarani está em 2.o, com 66 pontos, e precisando apenas de um ponto pra garantir o acesso, enquanto o Ceará é o 3.o, com 64 pontos (necessita de uma vitória pra subir).

BAHIA SAI DO SUFOCO
O tricolor surpreendeu a Ponte Preta, em Campinas, e aplicou 3 a 1 no adversário com gols de Paulo Isidoro, Beto e Jael. Reis descontou para a Macaca. A vitória praticamente afasta o Bahia do rebaixamento, em 13.o com 45 pontos.

ABC OU “A-B-SEIS”
Já rebaixado, o alvinegro de Natal mostrou o futebol que parece ter escondido ao longo de toda a competição. Aplicou a segunda maior goleada da competição ao fazer 6 a 2 em cima do Brasiliense, que corre pra fugir do rebaixamento. Destaque para Júnior Negão que marcou três vezes.

JUVENTUDE SE GARANTIU “NO ZERO”
O placar de 0 a 0 não é dos melhores, mas por ter atuado fora de seus domínios e garantir um ponto na luta contra o descenso, o alviverde gaúcho “comemora” o empate contra o São Caetano. O resultado ainda não livra os gaúchos do fantasma do rebaixamento, mas anima o grupo para as duas rodadas restantes (o Juventude é 15.o, com 44 ponto, dois apenas à frente do primeiro da ZR que é o Brasiliense).

FORTALEZA A UM PASSO...
... do abismo! O Leão foi derrotado por 2 a 1 pelo Vila Nova e, com 37 pontos, pode apenas superar América-RN e Brasiliense, ambos com 42 pontos. É uma situação crítica, pois vai ter que vencer seus dois próximos compromissos (São Caetano em casa e Paraná fora) e torcer por derrotas do Mecão e Jacaré nas duas últimas rodadas. O América-RN tem pela frente o Ipatinga (casa) e o Ceará (fora), enquanto o Brasiliense encara o Bragantino (fora) e o Vila Nova (casa).

Nenhum comentário: