segunda-feira, 5 de novembro de 2007

COXA NA PRIMEIRA COM A FICHA “CAINDO” UMA HORA DEPOIS DO JOGO


Momento do segundo gol do Coritiba, anotado por Tulio, no empate por 2 a 2 contra o Vitória, no sábado 03/11. Resultado garantiu retorno do Coxa à primeira divisão em 2008.
Foto: site Coxanautas (www.coxanautas.com.br).

A torcida do Coritiba comemorou a classificação para a primeira divisão do próximo ano quando já havia saído do Couto Pereira. Os pouco mais de 32 mil torcedores que empurraram o alviverde contra o Vitória, mas tiveram que se contentar com um 2 a 2, foram ao delírio pelas ruas de Curitiba tão logo souberam da informação de que o Santo André vencia o Criciúma por 2 a 0.
A derrota do time catarinense impossibilita que o quinto colocado atinja os mesmos 63 pontos do Coxa, a quatro rodadas do término da Série B.

VAMOS SUBIR...SUBIU! E AGORA?
Por toda a competição a torcida coritibana ecoou o grito de guerra “vamos subir, Coxa!”. Com a ascensão garantida, o objetivo é a conquista do título da Série B. Diretoria do clube e as organizadas já se movimentam pra “invadir” Florianópolis, no dia 10, quando o Coritiba enfrenta o Avaí, na Ressacada.

PODERIA SER MELHOR...
Por duas vezes na frente do placar, o alviverde permitiu a reação do Vitória e deixou a torcida sem aquele gostinho especial da conquista. Logo após o encerramento do jogo, o ambiente foi tomado por um breve silêncio. Em seguida, jogadores coritibanos foram ao encontro da torcida e o ânimo foi retomado.


...MAS VENCER “NEM SEMPRE FOI BOM!”
O que é melhor? Ganhar um ponto, mesmo que em casa, mas garantir o retorno à primeira divisão ou se esforçar ao máximo, vencer e ainda assim ser rebaixado? Para refrescar a memória, em 2005 o Coritiba venceu a sua última partida no Brasileirão daquele ano contra o Internacional. A vitória de nada valeu pois era preciso uma combinação de outros resultados. E o Coxa caiu!

UHHHHH!!!!!!
Nas ruas, nos ônibus, nos bares e nas praças, o comentário dos torcedores coritibanos era unânime: o gol “feito” perdido por Henrique Dias, ao querer “enfeitar” na pequena área do Vitória, seria o do título, o do acesso. O jogo estava 2 a 1 para o alviverde e o terceiro gol, já nos 15 minutos finais de jogo, praticamente decretaria a festa. Gol perdido, o problema não era do Vitória que reagiu e no contra-ataque empatou. Destaque para Joãozinho, a fera do rubro-negro, autor dos dois gols do time baiano.

DÁ PRA ARRISCAR?
A quatro rodadas do final da Série B, é possível ser ousado e dizer que vão fazer companhia ao Coritiba em 2008 as equipes de Portuguesa, Vitória e Ipatinga. Só um milagre e muito esforço e sorte podem dar esperanças para Fortaleza e Criciúma (ambos com 50 pontos).



LÁ EMBAIXO, OUTRO “GARANTIDO”
O Ituano também se “antecipou” a quatro rodadas do fim e confirmou sua queda para a Série C de 2008. Goleado pelo Brasiliense (5 a 1), o time do interior paulista matematicamente não tem mais como alcançar o 16º colocado.

E QUEM VAI JUNTO COM O ITUANO?
O Remo é um dos candidatos com as horas (ou rodadas) contadas. Paulista, Santo André e Santa Cruz “brigam” pra sair da pior. Indiretamente, em termos de pontuação, também ainda correm perigo na reta final Avaí, Gama, CRB, Brasiliense, São Caetano e Ponte Preta.

CURIOSIDADES
O GOL NA MEDIDA CERTA!

O líder Coritiba tem um ataque com 47 gols. O Coxa é superado por dois times que agonizam na zona do rebaixamento: o Remo (19º) marcou 48 vezes e o Paulista (18º) já chegou 50 vezes nas redes adversárias. Isso comprova que o importante é construir um bom resultado e não apenas o placar.

“SABER PERDER”
O Vitória sabe usar a contagem de três pontos. Para isso, evita ficar no empate e joga no “tudo ou nada”, ou seja, ou perde ou ganha. Em 34 rodadas perdeu 13 vezes, mas venceu outras 17 partidas. O Santo André, na área de risco, foi derrotado em 12 ocasiões, mas além de vencer bem menos (10), empatou outras 12 vezes.

DESEQUILÍBRIO
O “campeão” de empates é o São Caetano, que ficou em igualdade com os adversários 13 vezes. Com onze vitórias e outras dez derrotas, o Azulão fica com uma campanha equilibrada aparentemente, mas que na tábua de classificação o deixa próximo da área de rebaixamento.

“FIEL” AOS NÚMEROS

O Ituano representa bem o último lugar que ocupa na Série B. Conta com o pior ataque (37 gols) e a defesa mais vazada,, tendo ido buscar a bola no fundo das redes por 66 vezes.


AS CANCHES DE CADA UM




- CORITIBA (63 pontos): já garantido na Série A de 2008 com quatro rodadas de antecedência, a preocupação é pela conquista do título da Série B 2007. Para levantar a taça basta vencer dois jogos e empatar um, sem depender de outros resultados. Conquista o campeonato até com uma vitória apenas, se houver tropeços de Portuguesa, Vitória e Ipatinga.
Quem enfrenta: Avaí (fora), Portuguesa (casa), Marília (c) e Santa Cruz (f).


- PORTUGUESA (56): com duas vitórias nos próximos quatro jogos se garante sem depender de ninguém. Pode subir, mesmo sem vencer o mínimo necessário, desde que Criciúma e/ou Fortaleza não vençam pelo menos dois de seus jogos.
Quem enfrenta: Barueri (c), Coritiba (f), Brasiliense (f) e Criciúma (c).



- VITÓRIA (55): favorecido por ter um bom número de vitórias (17), sobe pra primeira divisão se vencer mais duas e empatar outra. Pode se beneficiar com tropeços de Fortaleza e Criciúma e conseguir a vaga com apenas uma vitória.
Quem enfrenta: Paulista (f), CRB ( c ), Remo (c) e Gama (f).



- IPATINGA (55): Vai para a Série A pela primeira vez desde que vença dois jogos e empate dois, pelo menos. Consegue por menos que isso caso Fortaleza ou Criciúma consigam vencer apenas um de seus próximos três compromissos.
Quem enfrenta: Gama (f), Marília (c ), São Caetano (c ) e Paulista (f).




- FORTALEZA e CRICIÚMA (ambos com 50): torcem para que entre Portuguesa, Vitória e Ipatinga pelo menos um deles não chegue a 62 pontos. Cearenses e catarinenses precisam vencer as quatro últimas rodadas e esperar pela combinação de resultados dos concorrentes.
Quem enfrentam: o Fortaleza tem pela frente Remo (f), São Caetano (c), Paulista (c ), Marília (f). O Criciúma joga contra CRB (f), Paulista (c ), Santa Cruz (c ), Portuguesa (f).



- CEARÁ (49): caso parecido com o de Fortaleza e Criciúma. Vencer os quatro jogos e torcer pra que pelo menos um entre Portuguesa, Vitória e Ipatinga não alcance 62 pontos. E ficar de olho contra Fortaleza e Criciúma.
Quem enfrenta: Brasiliense (c), Barueri (f), Ponte Preta (f) e Santo André (c)




- BARUERI (48) E MARÍLIA (47): os dois times paulistas têm chances matemáticas, porém remotíssimas. Além de vencer nas quatro últimas rodadas, vão precisar de sucessivas derrotas de pelo menos três dos seis rivais diretos pelo G-4 (Portuguesa, Vitória, Ipatinga, Fortaleza, Criciúma e Ceará).
Quem enfrentam: o Barueri tem como rivais a Portuguesa (f), Ceará (c), Gama (c )e CRB (f). O Marília entra em campo contra Santo André (c), Ipatinga (f), Coritiba (f) e Fortaleza (f).




- PONTE PRETA, BRASILIENSE E SÃO CAETANO (46 cada): a pontuação “permite” que somem 58 pontos até o final da Série B. Mesmo assim, necessitam de uma quase inimaginável possibilidade de combinação de resultados (além da quase improvável em prol de Fortaleza, Criciúma, Ceará, Barueri e Marília). Mais fácil pensar na matemática na luta contra o rebaixamento. Para não cair basta que cada um deles vença uma das quatro próximas partidas.
Quem enfrentam: a Ponte enfrenta Santa Cruz (f), Avaí (c ), Ceará (c) e Remo (f). O Brasiliense joga contra Ceará (f), Santa Cruz (c), Portuguesa (c) e São Caetano (f). O São Caetano tem pela frente Ituano (c), Fortaleza (f), Ipatinga (f) e Brasiliense (c).

A LUTA PARA NÃO CAIR


- GAMA (45): se livra com 51 pontos (ou duas vitórias) em quatro jogos. Tem “na sua cola” CRB e Avai, os dois com 44 pontos.
O time do Distrito Federal joga contra Ipatinga (c ), Santo André (f), Barueri (f) e Vitória (c ).


- CRB e AVAÍ (44): estão a dois pontos de Santo André (42) e a três do primeiro que está na zona de rebaixamento, o Santa Cruz com 41. Além de torcer contra os rivais diretos na luta pra não cair, alagoanos e catarinenses se livram com duas vitórias e um empate sem depender dos outros.
Quem enfrentam: o CRB tem ainda Criciúma ( c), Vitória (f), Ituano (f) e Barueri (c). O Avaí joga contra Coritiba (c ), Ponte Preta (f), Santo André (f) e Ituano (c ).


- SANTO ANDRÉ (42): busca pela garantia na Série B em 2008 “olhando pra cima e pra baixo”. Concorre diretamente contra CRB e Avaí, logo acima dele com 44 pontos cada, além de disputar espaço contra os logo abaixo Santa Cruz (41) e Paulista (39). Com três vitórias foge da Série C sem depender de ninguém.
Quem enfrenta: Marilia (f), Gama (c), Avai (c) e Ceará (f).



- SANTA CRUZ (41): vai disputar ponto a ponto, rodada por rodada contra Paulista, Santo André, CRB e Avaí. Vencer os quatro últimos jogos é a única saída pra não depender de combinações de resultados. Fora isso, vai ter que acompanhar a tabela detalhadamente.
Quem enfrenta: Ponte Preta (c), Brasiliense (f), Criciúma (f) e Coritiba (c ).




- PAULISTA (39): vencer os quatro últimos jogos e torcer por tropeços de CRB, Avaí, Santo André e Santa Cruz.
Quem enfrenta: Vitória (c ), Criciúma (f) , Fortaleza (f) e Ipatinga ( c).

- REMO (32): situação mais do que crítica. É preciso que os adversários na luta contra o rebaixamento praticamente “nem respirem” mais. Além de vencer seus próximos quatro compromissos, o time paraense precisa torcer para que Santo André não faça mais que dois pontos e que CRB e Avaí percam seus quatro jogos.
Quem enfrenta: Fortaleza (c ), Ituano (f), Vitória (f) e Ponte Preta (c ).


- ITUANO(29): rebaixado, apenas cumpre tabela.
Quem enfrenta: São Caetano (f), Remo (c), CRB (c ) e Avaí (f).