sábado, 4 de dezembro de 2010

A ÚLTIMA VAGA

Vitória ou Atlético-GO? A disputa para permanecer na elite do Brasileirão é no confronto direto entre ambos, amanhã, no Barradão, em Salvador, pela última rodada da Série A. O empate basta para o Dragão se garantir na parte de cima, em 2011. Méritos e saudações para quem conseguir se firmar por lá. E boas vindas para quem cair e, consequentemente, "virar notícia" neste blog no próximo ano.


SOBE-DESCE...
Em caso de derrota do Atlético-GO, o time goiano retorna somente após um ano sua ascensão em 2009. O Dragão teve rápida evolução em curto período de tempo: em 2008 subiu da Série C para a B; no ano seguinte passou para a Série A.


... OU REENCONTRO APÓS TANTO TEMPO?
A última participação do Vitória, na Série B, foi em 2007 (quando subiu juntamente com Coritiba, Ipatinga e Portuguesa). Após três temporadas se garantindo na parte alta do Brasileirão, o Leão pode amargar a queda logo no ano em que chegou à final da Copa do Brasil (e ficou no vice ao perder para o Santos). Tal qual o concorrente direto na luta contra a queda, o rubro-negro baiano progrediu em rápidas temporadas: foi promovido da "C" para a "B" em 2006 e já subiu para a "A" um ano depois.


A COMÉDIA OU O CAOS?
Com o Vitória descendo, acontece a ironia da "compensação" entre os baianos pois o Leão será "substituído" pelo rival Bahia (que está entre os quatro promovidos).
No caso de queda do Atlético-GO, aumenta a crise no futebol goiano já que o Goiás é um dos rebaixados para 2011.


SEGUNDÃO DE LUXO
Enquanto Grêmio e Botafogo - que amanhã participam de outra "final" na elite, em busca de uma vaga na Libertadores - torcem contra o Goiás na decisão da Copa Sul-Americana, este blogueiro fica na arquibancada a favor do time goiano. Nada melhor do que ter um representante da Série B na mais importante competição da América do Sul. Dá-lhe Verdão!