sábado, 21 de novembro de 2009

O BLOG EM DETALHES

Por ora o "noticiadesegunda" apresenta os resultados da 37.a rodada. Na sequência mais informações sobre os três novos integrantes da elite e da luta contra o rebaixamento. Às 19h30, em Patos (PB), Campinense e ABC completam a penúltima rodada, no jogo entre os já matematicamente rebaixados.

MECÃO E JACARÉ RESPIRAM

O América-RN derrotou o concorrente direto Ipatinga, no Machadão, em Natal, por 1 a 0, enquanto o Brasiliense passou pelo Bragantino, em Bragança Paulista, por 2 a 1. Ambos ainda correm risco de rebaixamento, mas dependem apenas de si na última rodada para não cair pra Série C.

GUARANI E CEARÁ NA SÉRIE A

Mesmo derrotado pelo Bahia, por 2 a 0, o Bugre está na Série A do próximo ano. O mesmo ocorre com o Vovô que passou pela Ponte Preta, em Campinas, por 2 a 1 (gols de Renan, contra, e Fabrícios para o alvinegro; Fabiano Gadelha marcou para a Macaca).

FORTALEZA REBAIXADO
Mesmo jogando em casa, o Leão perdeu de virada para o Sâo Caetano, por 2 a 1, e cai para a Sèrie C 2010.

LUSA GANHA, MAS...
... não deu! A Portuguesa fez a sua parte, hoje, ao vencer o Vasco por 1 a 0 em pleno Maracanã. Mas o time do Canindé não tem mais chances matemáticas de subir (por causa de pontos desperdiçados em casa durante a competição).

DRAGÃO NA PRIMEIRA

Fim de jogo em Caxias do Sul, no Alfredo Jaconi. O Atlético-GO está na elite em 2010 após vencer o Juventude por 3 a 1.

FIGUEIRA JÁ ERA

Termina em Florianópolis e também o sonho do Figueira retornar à elite em 2010. O Duque de Caxias venceu no Orlando Scarpelli, por 2 a 1,com gols de Gilcimar e Leandro Chaves; Paulo Sérgio descontou para os catarinenses.

NO LANCE!

O primeiro jogo encerrado desta 37.a rodada foi o que não valia nada para os dois times. Vila Nova e Paraná empataram por 2 a 2, no Serra Dourada, em Goiânia. Ricardinho logo aos 2 minutos abriu a contagem para o Vila, mas o Paraná virou ainda no primeiro tempo com Marcelo Toscano aos 27 e Vadi aos 30; no segundo tempo novamente Ricardinho, aos 15, empatou para o time da casa.
Como destaque, o Paraná vai a nove jogos sem derrotas e o técnico Roberto Cavalo termina a temporada sem perder sob o comando do time fora de casa.

QUAL A EXPECTATIVA?

EUFORIA OU...
... ANSIDEDADE?


Como estão os ânimos de torcedores, atletas e dirigentes dos Segundões que nesta 37.a rodada jogam sua sorte pelo acesso ou contra o descenso? Cada um faz sua parte seja por mera declaração, confiança ou na convocação à torcida.
Nos dez jogos, são onze times em clima de total expectativa. Destes, cinco lutam por três vagas na elite (sendo que dois ou até três deles podem se garantir hoje) e outros seis se debatem contra o caos da queda.

CEARÁ “EM PESO” (MESMO LONGE DE CASA)
A boa freqüência de público durante a competição nos jogos realizados no Castelão, em Fortaleza, credenciou a diretoria do Vovô a ousar. Os dirigentes do alvinegro não hesitam e convocam os torcedores residentes em Campinas e região a comparecer em bom número para empurrar o time hoje contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. A forte presença nordestina no Estado de São Paulo reforça a confiança dos cartolas cearenses. Faz sentido!

E VAI (OU PODE) ROLAR A FESTA!!!
Existe melhor lugar pra iniciar os festejos de uma justa comemoração? Salvador pode ser o ponto de partida da euforia do Guarani pela volta à Série A. O time enfrenta o Bahia, no estádio de Pituaçu, e segundo Marcos Ortiz, do site “Planeta Guarani”, há uma remessa de 50 ingressos (sobra do que não foi vendido aos torcedores locais) para os bugrinos. Durante uma semana iniciou-se uma polêmica pois não havia sido reservado um número específico de bilhetes aos alviverdes. Os 50 ingressos vão custar R$ 10,00 diretamente com a diretoria do clube no hotel em que a delegação está hospedada (só que o nome do estabelecimento não foi informado). Nesse caso, fica difícil!

FOGO BAIXO!
Ao menos pelo que (não) se viu nos sites e portais (oficiais e informativos), não há nenhum preparativo da diretoria e da torcida do Atlético-GO caso o time suba para e elite antecipadamente. O Dragão entra em campo fora de casa, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e pode dar um passo importante à elite se vencer o encontro.

FIGUEIRA DE OLHOS BEM ABERTOS!
É um olho no gato e outro no peixe! A torcida do Figueirense assiste ao time contra o Duque de Caxias, em casa, no Orlando Scarpelli, dividindo a atenção com o que acontece na partida do Juventude contra o Atlético-GO. O site Figueiranet faz da convocação ao torcedor uma intimação: “Dessa vez não tem desculpa. É o nosso e mais decisivo jogo do ano em nossos domínios”, inicia o texto que abre a página virtual dos torcedores alvinegros. E enfatiza: “Eu acredito e não desisto!”.

TRISTE FADO
A amiga blogueira Michelle, do botecodalusa.blogspot.com, postou no dia 17, terça-feira, um texto em tom de despedida ao ano de 2009 e na expectativa de que 2010 seja de melhores dias para a sua Portuguesa. Apesar das mínimas chances do rubro-verde do Canindé – que ainda existem – para voltar à elite, a torcedora espera apenas uma festa dos “patrícios” do Vasco, nesta tarde.
Recado do “noticiasdesegunda”: “otimismo, amiga! Vencer e sonhar não custam nada. E ficar de olho nos rivais também!”.

LOTAÇÃO “DA PORRA”
Usando o bom baianês pra expressar a euforia do torcedor do Bahia que desde quarta-feira “consumiu” os ingressos de arquibancada para o jogo de hoje, em Pituaçu, contra o Guarani. É o derradeiro jogo do tricolor que se vencer, matematicamente escapa do rebaixamento. Se for levada em conta a pressão da galera, o acesso do Bugre vai ser adiado para a última rodada. Bahêaaaa!!!!

O PASSADO ASSUSTA
Vencer em casa e se livrar do risco de amargar a Série C em 2010 também é, tal qual para o Bahia, o que basta ao Juventude. O dilema alviverde afeta o emocional e o psicológico quando dá uma “olhadinha para trás (no tempo e na tabela)”. Jogos cruciais no Alfredo Jaconi, contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento, acabaram em derrota (Paraná e Campinense). Para o grupo, melhor é bola pra frente. E na rede do Atlético-GO.

OBJETIVO E DERRADEIRO NAS PALAVRAS
“É matar ou morrer!” destaca a manchete da página de Esportes no Diário de Natal. A referência é ao jogo do América-RN diante do Ipatinga. Concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento, quem perder fica a um passo do abismo (ou começa mesmo a ensaiar o “pulo pra trás”). A expectativa, segundo o jornal potiguar, é que a torcida do Mecão lote o Machadão no que com toda razão é o “jogo do ano” para o clube.
Já no interior mineiro, o Jornal do Aço “inverte” a chamada e trata o encontro como “Jogo da Vida”. Ao menos ninguém se repetiu! E é o que as duas torcidas também esperam: que os maus resultados que na maioria das vezes “acompanharam” seus times não tenham outra exibição.

POR MELHORES NOTÍCIAS
As recentes postagens do articulista Cezar Marino, do site brasiliensefc.net, ilustram o temor do torcedor do Brasiliense contra a degola. Nas últimas semanas as chamadas foram “O Fantasma Chegou!”, “O Sufoco Continua” e “Estátuas Amarelas”. O Jacaré tem hoje pela frente o Bragantino, em Bragança Paulista, e tem um retrospecto desfavorável em jogos fora de casa: dos cinco últimos, perdeu quatro e só empatou um.

PORCENTAGENS QUE “REANIMAM”
Em 2004 o Fortaleza tinha cotação de apenas 2% para subir à Série A. E subiu! É com estes “impressionantes números” que o torcedor do Fortaleza se apega para confiar na permanência do Leão na Série B em 2010. Outros tempos, outras situações, porém prognósticos assustadores. O “fio de esperança”, como destaca o Diário do Nordeste, tem como “fiapo” uma vitória contra o São Caetano, no Castelão. A capital cearense tem, em alguns pontos centrais, cartazes contra a administração do presidente tricolor Lúcio Bomfim.

“APERITIVO” PRA 2010
Amargo: Campinense e ABC, já rebaixados, antecipam a Série C do próximo ano.
Sem tempero: Vila Nova e Paraná não lutam por mais nada.

PENÚLTIMO ATO
Confira os detalhes dos dez jogos da 37.a rodada.
17h00 Ponte Preta x Ceará Moisés Lucarelli Campinas
17h00 Bragantino x Brasiliense-DF Nabi Abi Chedid Bragança Paulista
17h00 América-RN x Ipatinga-MG Machadão Natal
17h00 Bahia x Guarani Estádio de Pituaçu Salvador
17h00 Vasco x Portuguesa Maracanã Rio de Janeiro
17h00 Juventude x Atlético-GO Alfredo Jaconi Caxias do Sul
17h00 Figueirense x Duque de Caxias Orlando Scarpelli Florianópolis
17h00 Vila Nova-GO x Paraná Clube Serra Dourada Goiânia
17h00 Fortaleza x São Caetano Castelão Fortaleza
19h30 Campinense-PB x ABC José Cavalcante Patos

Imagens (pela ordem): portalcot.com; littlekate.wordpress.com