sábado, 3 de outubro de 2009

UNIDOS SUCUMBIREMOS

Duque de Caxias 0 x 0 Brasiliense
Eles não chegam a cair para a área de risco, mas necessitam de atenção. O empate no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, fez ambos “patinarem” na classificação. O Duque fica em 15.o, com 34 pontos, e quatro acima do primeiro ameaçado (Bahia, 31 pontos). O Jacaré está em 12.o, com 35, e não pode se descuidar nas próximas rodadas.

ALAGADOS
Bragantino 0 x 0 Vasco
Chamou a atenção foi o granizo sobre Bragança Paulista, que inundou o gramado do estádio Nabi Abi Chedid. A tempestade de pedra obrigou a interrupção temporária da partida já aos oito minutos do primeiro tempo. Após 67 minutos de espera, os times retornaram a campo. O empate sem gols foi reflexo de um jogo “esfriado” pela paralisação de mais de uma hora e perda de ritmo dos times. Ao Vasco coube a manutenção da liderança, com 56 pontos (beneficiado pelo tropeço do Guarani, seu perseguidor direto). O Braga “ficou na lama” da posição intermediária, em 10.o, com 37 pontos.

VISITANTE “CLEPTOMANÍACO”
Guarani 1 x 1 Vila Nova
Aprontar pra cima do Bugre e “roubar” um pontinho na casa do adversário. O Vila assustou logo no início, saindo na frente do marcador. O Guarani conseguiu amenizar o prejuízo de não encostar no Vasco ao empatar no segundo tempo. Tudo na mesma: Guarani segue em 2.o, agora com 53 e com os mesmos três pontos a menos que o líder (que empatou na rodada e, portanto, não avançou na pontuação). O Vila Nova aos poucos fica longe da degola, subindo para 11.o, com 36 pontos.

CADA QUAL NO SEU QUADRADO
Atlético-GO 2 x 0 São Caetano
O Dragão pretendia chegar próximo dos lideres. O Azulão precisava ficar na cola do G-4. Melhor para o time da casa que fez a sua parte e ainda foi beneficiado pelos tropeços de Vasco e Guarani. Ainda em 3.o, com 50 pontos, o Atlético-GO vai se garantindo na parte de cima da classificação e ainda sonhando com o título da temporada. O São Caetano, além de ficar distante do G-4, ainda viu Ceará, Portuguesa e Figueirense vencerem e evoluírem na tabela de pontos.

ENTÃO NÃO ME CONTE OS SEUS PROBLEMAS!
Figueirense 2 x 0 Bahia
Ceará 1 x 0 Fortaleza

Dois encontros entre os candidatos ao G-4 (Figueirense e Ceará) contra dois desesperados pra não cair (Bahia e Fortaleza, respectivamente). Em Florianópolis, o Figueira não precisou de muito esforço pra vencer o atordoado Bahia. Por um espaço de cinco horas (entre o final de seu jogo e o do clássico entre Ceará e Fortaleza), figurou entre os quatro melhores, com 48 pontos. Mas chegou a noite e o alvinegro cearense fez valer seu favoritismo e derrotou o rival tricolor por 1 a 0. O Ceará garante o 4.o lugar, agora 50 pontos. Quanto a Bahia e Fortaleza, uma tristeza tricolor: os baianos estão em 17.o, com 31 pontos, enquanto os fortalezenses ficam em 18.o, com 29. Queda à vista!

ESCASSEZ
Nos seis jogos do complemento da 28.a rodada, meros sete gols. Juntando estes encontros, não chega nem aos oito gols marcados no jogo entre América-RN 4 x 4 Campinense. O sinal positivo na sexta-feira de que poderia haver um recorde de gols numa só rodada, foi por água abaixo (ou na total seca) no sábado. Assim, em dez jogos 24 gols em dez confrontos (média de 2,4 gol/jogo).

ESTOQUE GASTO?

Se na abertura da 28.a rodada houve média de 4,25 gols por partida, com 17 tentos nos quatro jogos realizados, a impressão que se teve nos cinco jogos da tarde de sábado foi a de que não havia mais “material para reposição”.
Escassos seis gols anotados (rasa marca de 1,16/jogo), o que resultou numa rodada com 2,55 gols por partida (23 bolas nas redes em nove encontros). Ainda com o clássico entre Ceará x Fortaleza (21h, no Castelão), ou a média fica arredondada para 2,3/partida (se o placar for de 0 a 0) ou pode alterar um pouco acima na medida que os gols acontecerem.

G-4 PODE TER DANÇA DAS CADEIRAS

Basta que o Ceará não vença o clássico contra o Fortaleza, no Castelão(21h), e que o Figueirense supere o Bahia, no Orlando Scarpelli (16h10). Pronto, o pelotão de cima vai ter o time catarinense tirando o lugar do alvinegro cearense. Até o momento, o Ceará está com 47 pontos (13 vitórias) e o Figueirense 45 (14 vitórias).
A considerar pelos adversários que os dois enfrentam nesta 28.a rodada, dá pra arriscar um palpite a favor do Figueira. O Ceará tem pela frente o abatido rival Fortaleza, que luta pra não cair, mas em se tratando de clássico nada é previsível. Já o Figueirense recebe em casa um Bahia à beira do precipício.
Pra se safar da degola, tanto Fortaleza (18.o, 29) quanto Bahia (17.o, 31) são obrigados a vencer. A tarefa do tricolor cearense é um pouco mais árdua, pois tem que torcer para que os baianos não vençam em Floripa.

OUTRA DANÇA: A DO LÍDER
Se o Vasco perder para o Bragantino, em Bragança Paulista, a partir das 16h10, no Nabi Abi Chedid, e o Guarani derrotar o Vila Nova, no Brinco de Ouro (Campinas), no mesmo horário, o Bugre assume a ponta da competição. O atual líder tem 55 pontos e 16 vitórias, contra 52 (e também 16 vitórias) dos bugrinos.
Bragantino ou (10.o, 36) ou sobe duas posições se vencer, ou perde um ou dois postos em caso de empate ou derrota. O Vila Nova (12.o, 35) pode avançar duas casas com um triunfo ou cair uma colocação se perder ou empatar.

JOGO DE RISCO
O encontro “paiol de pólvora” desta rodada fica por conta de Duque de Caxias (15.o, 33) x Brasiliense (13.o, 34), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 16h10. Quem vencer pode chegar até o 10.o lugar e se afastar da ZR. O perdedor, porém, desce a ladeira. E nem precisa mencionar que um empate representa “os dois morrendo abraçadinhos”.

PRA CHEGAR DEVAGARZINHO
Atlético-GO (3.o, 47)x São Caetano (7.o, 41), às 16h10, no Serra Dourada, em Goiânia, põe frente a frente dois times que “tentam encostar”. O Dragão quer se aproximar dos líderes Vasco e Guarani. O Azulão luta pra ficar próximo do G-4.



O "DESGOVERNADO" PARANÁ
Vencer fora de casa quando o adversário é o favorito. Perder em casa quando a situação aparenta estar sob controle. Essa é a inconstância do Paraná, que em uma semana foi goleado pelo Figueirense (em casa, 0 a 4), depois derrotou o Brasiliense (fora, 1 a 0), e que na abertura da 28.a rodada voltou a perder em seus domínios.
O tricolor foi derrotado pela “esperançosa” Portuguesa , por 2 a 0, com dois gols de Zé Carlos. O resultado volta a preocupar os paranistas que, com 35 pontos e até então em 11.o, novamente precisam olhar pra parte debaixo da classificação. Já o time do Canindé se encanta e ambiciona o G-4: vai para 44 pontos e encosta nos líderes, em 6.o lugar.

VIRA, REVIRA, EMPATA!
E os dois “ficaram de quatro!”. América-RN e Campinense, apesar de estarem na condição de ameaçados de rebaixamento, disputaram um dos melhores e mais movimentados jogos desta Série B.
O Mecão abriu vantagem de 2 a 0 (Lúcio e Toni) em 26 minutos de jogo. No finalzinho do primeiro tempo, a Raposa diminuiu com “ajuda” do rival (gol contra de Édson Rocha). No início do segundo tempo nem deu tempo pra respirar: Campinense 2 a 2, gol de Fábio Júnior. E a cada alteração no placar era preciso recorrer à posição parcial de cada um na classificação (Mecão na frente, fora da ZR). Igualdade no marcador, e os dois na agonia, porém próximos na pontuação.
E mais um gol e o inferno foi pro lado dos americanos. Campinense 3 a 2, gol de Anderson, em rebote de pênalti, e próxima de sair da ZR, enquanto o Mecão amargava a lanterna. Pra sair do prejuízo (“e não correr atrás dele”), o América-RN respondeu com uma “revirada”: 4 a 3 (Somália e Lúcio). Mas era jogo pra desatinar o forre e o Campinense empatou, aos 48 minutos do segundo tempo, com Kléber. O 4 a 4 “parou” por ali porque o jogo foi encerrado logo após o gol de empate dos paraibanos. Tivesse mais um tempinho, e pelo andar da carruagem a bola teria que ser buscada mais vezes no fundo das redes.
O eletrizante empate arruinou os dois: o América-RN é o vice-lanterna, com 29 pontos, enquanto o Campinense “ilumina” a competição, com 27 pontos.

UFA, BAH!
O alivio que o Juventude alterna com o desespero retornou para os lados do alviverde gaúcho. Jogando em casa, venceu a Ponte Preta por 3 a 1 (dois gols de Mendes e um de Irineu, descontando Danilo Neves para a Macaca). Com a vitória, o Juventude se afasta da ZR e vai a 14.o, com 34 pontos. Já a Ponte sempre na oscilação, agora em 8.o, com 39 pontos.

LIÇÃO DE CASA
Passar por um oponente embalado, porém ameaçado. Essa era a “missão” do Ipatinga que tinha pela frente o afoito ABC na luta contra o descenso. E o dever foi cumprido por parte dos mineiros: 2 a 1 (gols de Alex Silva e Evandro, e Gaúcho para o ABC). Agora o Ipatinga está em 9.o e 39 pontos, enquanto o ABC ocupa o16.o lugar, com 31 pontos.

BOA MÉDIA
Em quatro jogos, 17 gols. Marca que anima e pode se consolidar como a melhor da competição, caso nos outros seis jogos deste sábado a enxurrada de gols prevaleça. A 14.a rodada, com 41 gols (4,1/jogo) foi a que apresentou o maior número de bolas nas redes. A 28.a rodada, com os 17 gols em quatro partidas, está provisoriamente com 4,25 de média.

"NOVATO" REFORÇO
Um reaultado aparece pela primeira vez neste ano. O placar de 4 a 4 entre América-RN e Campinense "estreou" e contribuiu para um indicativo de recorde de gols numa só rodada.