sábado, 15 de maio de 2010

NÚMEROS

Duas rodadas, 20 jogos, 52 gols e média de 2,6 gols por partida. São os números da Série B 2010 que apresentou exatos 26 gols em cada rodada. Na disputa entre quem jogou em casa e fora, vantagem com folga para quem atua em seus domínios: até aqui são dez vitórias dos anfitriões, seis empates e apenas quatro trunfos dos visitantes. Os mandantes deixaram 32 bolas nas redes contra 20 gols dos que jogaram longe de seus domínios.

O QUE PINTOU NO PLACAR
O "2 x 1" foi o resultado que mais apareceu até o momento, em seis jogos (30%). Depois aparecem os placares de "1 x 0" e " 1 x 1", quatro vezes cada (20%). Demais resultados acontecidos: "3 x 1" (duas vezes/10%) e uma vez (5%) para "0 x 0", "3 x 0", "3 x 3" e "4 x 1".

CORREÇÃO
Semana passada foi postado que 22 gols foram anotados na primeira rodada. O correto são 26 bolas na rede (média de 2,6 que iguala a da mesma rodada em 2009).

NÁUTICO E BAHIA, OS DESTAQUES DO SÁBADO DE SEGUNDA

Tudo a ver: dois times nordestinos, vice-campeões estaduais, que venceram fora de casa, pelo mesmo placar e que dividem a liderança da Série B (ao lado do Figueirense). Timbu e Tricolor de Aço despontaram neste sábado com vitórias longe de seus domínios, por 2 a 1, em cima de Duque de Caxias e Ipatinga, respectivamente.

Nos outros jogos do dia, coincidência para outros dois “conterrâneos” do interior paulista que jogaram em casa e se deram bem: a Ponte Preta passou pelo Paraná (1 a 0) e o Bragantino derrotou o ASA por 2 a 1.


SÓ DELÍRIO
A vitória do Bahia foi típica “virada sensacional”. O lugar-comum precisa ser destacado pois o Ipatinga vencia até os 35 minutos do segundo tempo (Luisinho havia feito para os mineiros aos 9 minutos da segunda etapa), até que Rodrigo Grahl recebeu bola livre na área após cobrança de escanteio e tocou para o fundo do gol na saída do goleiro Douglas, empatando a partida. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Ananias recuperou a bola na intermediária e cruzou na medida para Rodrigo Grahl, que dominou e tocou para Rogerinho empurrar a bola para o gol, no canto esquerdo. Final, Bahia 2 a 1.

PERSISTÊNCIA
O Náutico entrou decidido a conquistar os três pontos. Pressionou e marcou primeiro, com Evando aos 14 minutos de jogo. Mas ainda no primeiro tempo o Duque de Caxias baixou a poeira do Timbu e empatou com Marcelo, aos 19’. Veio o segundo tempo e o time pernambucano não se cansou em busca da vitória e marcou com Geílson, aos 14’. Com o placar favorável garantido, o Náutico assume a ponta com seis pontos, mas é absoluto no critério saldo de gols (tem três a favor, contra dois de Figueirense e Bahia).

RODEIO PAULISTA
Em Bragança Paulista, o Bragantino conquistou sua primeira vitória na Série B ao passar pelo ASA, por 2 a 1. O Braga começou com tudo nos primeiros 20 minutos, dando a impressão até de que iria golear, com gols de Emerson aos 12’ e Alex Afonso aos 20’. No segundo tempo, o time do interior paulista viria “a marcar”, só que contra as próprias redes, com Everaldo aos 12’ diminuindo para o ASA.
Em Campinas, a Ponte Preta marcou logo no início o gol que definiu a partida contra o Paraná. Vicente foi à linha de fundo e cruzou para o cabeceio de Reis, aos oito minutos.

AZULÃO, NO FINAL!
Último jogo do dia e da rodada e com emoção até o fim. Em Natal, no Machadão, América-RN e São Caetano fizeram um dos jogos mais emocionantes dos 20 realizados até o momento. Foram duas viradas e um gol no último minuto que definiu o empate por 3 a 3, marcado pelo Azulão.
O Mecão saiu na frente aos 9 minutos de jogo, com Eraldo que marcou no rebote de um chute dado por Saulo de fora da área. O time do ABC paulista empatou logo depois, aos 14’: Luciano Henrique cobra falta da entrada da área e Eduardo desvia de cabeça para fazer 1 a 1.
No segundo tempo, o jogo ficou mais eletrizante: o São Caetano virou aos 7’( Luciano Henrique cobra falta na ponta direita na cabeça de Arthur). Daí foi a vez do América-RN dar o troco com outra virada e com mais dois gols de Eraldo: em cobrança de pênalti, aos 12’, e aos 15’, após receber cruzamento em cobrança de escanteio cobrada por Saulo. E quando tudo tendenciava para a primeira vitória do time Potiguar, o Azulão chegou ao empate aos 45’: Luciano Henrique avançou pelo meio e soltou uma bomba de perna esquerda. O goleiro Rodolpho ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o empate.

O BLOG PECOU
Em virtude do não comparecimento do blogueiro para seu ofício diário de atualização deste espaço, nenhuma aposta foi veiculada para os jogos deste sábado. Em sendo assim, ficam valendo os cinco erros dos jogos de terça e sexta-feira. Cinco palpites, nenhum acerto.