sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RECUPERAÇÃO, VIRADA E CONFIRMAÇÃO

O quadro dos três jogos disputados nesta sexta-feira, na continuidade da 26.a rodada, se desenhou da seguinte forma : com o anúncio de reação do Fortaleza na competição (3 a 0 sobre o Campinense), a virada do Brasiliense pra cima da Portuguesa (3 a 2) e no lugar assegurado no G-4 por parte do Ceará (empate por 0 a 0 com o São Caetano).
Na vitória do Jacaré sobre a Lusa, Zé Carlos abriu o marcador aos 13 minutos de pênalti para os visitantes, Moacri empatou para os donos da casa aos 38 e novamente a Portuguesa passou à frente do placar com Fellype Gabriel aos 40 do primeiro tempo; o Brasiliense virou com Gustavo aos 13 e Júlio Cesar (pênalti) aos 38 do segundo tempo. Com este resultado o time do Distrito Federal vai a 34 pontos e ocupa temporariamente o 11.o lugar. Já o time do Canindé estaciona nos 38 pontos, em 7.o.
O Fortaleza venceu um de seus concorrentes direto na luta contra o rebaixamento com gols de Luiz Carlos 12, Gilmak 27 e Christian aos 40 do primeiro tempo. O tricolor sai da lanterna e vai a 19.o, com 26 pontos, os mesmos do derrotado Campinense, que está em 18.o.
O Ceará assegurou seu lugar no G-4 no empate com o São Caetano. O alvinegro continua em 4.o, agora com 44 pontos, enquanto o Sâo Caetano é o 5.o, com 41.

SÁBADO
Guarani x Ponte Preta 16h10 (Brinco de Ouro, Campinas, 16h10)
O vice-líder Bugre quer se manter no G-4 e ficar distante dos concorrentes diretos. A Macaca ainda sonha com uma vaga na Série A 2010, mas precisa de uma campanha quase perfeita no restante da Série B.
Palpite: Guarani leva a melhor, 2 a 0.
Paraná Clube x Figueirense (Durival de Britto, Curitiba, 16h10)
O instável tricolor quer lotar o estádio para pressionar o adversário catarinense. O Figueira está próximo do G-4. Os catarinenses vão se dar bem, 3 a 1.

Duque de Caxias x Vasco (Giulite Coutinho, Mesquita, 16h10)
Mais um jogo pra deixar o Vascão próximo de retornar à elite. Ao Duque vai restar se defender pra não cair na ZR. Vasco com facilidade, 4 a 1.

Atlético-GO x Vila Nova-GO (Serra Dourada , 16h10)
Um clássico com o Dragão sendo favoritíssimo. O Vila ainda busca fugir da ZR. Dá Altético_GO, 3 a 2.
ABC x América-RN (Frasqueirão, Natal, 21h)
Clássico do perigo pois ambos estão na ZR. Por ser “em casa”, o ABC manda ver com 4 a 2.

VALE O G-4

Na continuidade da 26.a rodada (que abriu com dois jogos na terça, 22), um jogo que coloca frente a frente dois concorrentes a um lugar entre os quatro melhores. O Sâo Caetano 5.o, 40) recebe o Caerá (4.o, 43), às 21 horas, no Anacleto Campanella, no ABC paulista.
Além da disputa direta por uma posição no G-4, o jogo é marcado por polêmicas iniciadas ao final da 25.a rodada. Dirigentes do alvinegro insinuaram haver um complô para prejudicar o clube e favorecer times paulistas.
A suposição foi levantada após a derrota do Ceará por 1 a 0 para o Paraná, com um gol feito com a mão. Segundo os cartolas do clube cearense, “não querem que o Ceará tire a vaga de um paulista”.
Não foi explicado quem “não quer” a ascensão do Ceará para a Série A em 2010.

A FUGA E A BUSCA
O Brasiliense enfrenta na Boca do Jacaré, em Taguatinga, a Portuguesa. Em 13.o, com 31 pontos, o Jacaré vem embalado pela vitória fora de casa contra o Bahia (por 2 a 1, na 25.a rodada). O time do Distrito Federal vê a ameaça de rebaixamento rondar sua vida e uma derrota o coloca sob risco.
A Portuguesa, que vinha animada com a possibilidade de se posicionar no G-4, perdeu o pique na rodada passada ao ser derrotada pelo Ipatinga, em casa (0 a 1). Em 7.o, com 38 pontos, a Lusa pode dividir a quarta posição se vencer e houver empate entre São Caetano e Ceará. O jogo começa às 21 horas.

QUEM ENGOLE QUEM?
No Castelão, em Fortaleza, às 21 horas, um jogo “decisivo”, mas para a parte de baixo da tabela. O lanterna Fortaleza (23 pontos) tem pela frente o Campinense (19.o, com 26) e que se não “define” quem fica em último (lugar “garantido” para o tricolor pois perde no critério número de vitórias), dá um esboço de quem pode ficar ameaçado de dificilmente sair da ZR.

ELES VOLTARAM
Injustamente "esquecidos" por este blogueiro, os palpites retornaram para o espaço. Reiniciamos com os três encontros desta noite. Vamos lá:
- O Ceará entre em campo "mordido" contra o São Caetano. Empate! Ousadia arriscar placar? Então que se ouse: 1 a 1!
- Brasiliense e Portuguesa são dois times que "enganam" qualquer especialista em prognósticos (apresentam seus altos e baixos numa variação incrível). Mas hoje vai dar, digamos, a lógica (em se tratando que o Jacaré joga em casa): Brasiliense 2 a 1.
- Em Fortaleza, o animado Campinense vai mosrar que tem potencial, sim, pra sair dessa área da degola. E que o Fortaleza tem tudo pra amargar uma terceirona em 2010: a Raposa detona o Leão, na casa do rival, por 2 a 1.
Detalhe: vamos combinar que o acerto agora tem peso parcial, ou seja, fica valendo "metade" para acerto do resultado e outra "metade" para o placar, ok?