quarta-feira, 2 de setembro de 2009

VALEU A PENA?

Foi a pressão (totalmente condenável) da ameaça de homens armados nos vestiários da Portuguesa, logo após a derrota para Vila Nova (1 a 2), no dia 25 de agosto, pela 20.a rodada, ou a saída do técnico Renê Simões que “despertou” o time da Lusa? Após o deplorável episódio, o treinador caiu e o time do Canindé venceu as outras duas partidas que disputou.
Nesta terça-feira a vitória foi contra o Figueirense, em Barueri, por 3 a 1 (longe da torcida por ser punido pela CBF). Aos poucos pula de duas em duas posições na classificação. Em uma semana, a Lusa avançou do 9.o para o momentâneo 5.o lugar. O Figueira cai para 7.o, com 33 pontos, e pode perder mais uma posição se a Ponte Preta vencer o Ipatinga.

SEJAMOS RACIONAIS
Ideal mesmo é concluir que o elenco da Portuguesa tenha acertado os ponteiros e não deduzir que a covardia tenha “motivado” os jogadores.

O QUE BALANÇA E O QUE CAI
Em Mesquita o encontro do “instável” contra o “decadente”. O flexível é o Bragantino, que venceu por 1 a 0, na casa do adversário, o abatido Duque de Caxias. Entre vitórias e derrotas e também em empates em casa, o time de Bragança Paulista vai a 33 pontos e ocupa temporariamente o 8.o lugar. Vai torcer contra Ponte Preta e Bahia pra não ser ultrapassado.
Já o Duque de Caxias, de surpresa no início, agora confirma ser novidade passageira: em 17.o, com 24 pontos, pode cair um posto caso o Fortaleza vença. E pior: para não ter que correr desesperadamente nas próximas rodadas, pra fugir da ZR, vai ter que torcer por empate entre Paraná x América-RN e que o Juventude não passe pelo ABC.

O QUE PODE MUDAR NA 22.a RODADA?
A liderança pode ter novo integrante se o Atlético-GO (40 pontos) no confronto direto derrote o Vasco (42).
O G-4 permanece como está: os outros dois ocupantes da parte de cima da classificação (Guarani e Ceará, ambos com 37), mesmo que derrotados, não podem ser alcançados por nenhum concorrente.
Quase lá! É o caso do São Caetano que com uma vitória garante o 5.o lugar e a depender dos resultados de Guarani e Ceará, já pode pensar no G-4 a partir da 23.a rodada.
Por fim, a temida ZR pode alterar apenas uma personagem. O Fortaleza pode sair do sufoco se vencer (Brasiliense, fora) e ou Paraná ou Juventude perderem. Um dos dois sulistas (Paraná, que encara o América-RN em Curitiba; Juventude, que recebe o ABC) pode figurar na região do desespero. Duque de Caxias (com um jogo a mais), ABC e Campinense (estes mesmo que vençam), permanecem no caos.