sábado, 14 de novembro de 2009

NINGUÉM (QUASE!) SE GARANTIU

Nem Guarani e nem Ceará elevados à Série A. Nem Fortaleza rebaixado pra Série C. Ainda! Ao menos nesta 36.a rodada as duas definições ficaram mesmo por conta do título do Vasco e da queda do Campinense.

SABADÃO DO FIGUEIRA
O Figueirense foi o “maior vencedor” no complemento da 36.a rodada. Derrotou o Bragantino, de virada, por 2 a 1, viu Ceará e Guarani empatarem entre si e teve a ajuda do Ipatinga que venceu o Atlético-GO, por 1 a 0, no jogo da noite.
Em Florianópolis, no Orlando Scarpelli, o Figueira fez a sua parte mesmo sem apresentar um bom futebol. Levou um susto logo aos 10 minutos quando Émerson colocou o Bragantino em vantagem. Três minutos depois João Paulo, do Braga, se atrapalhou num cruzamento próximo à meia-lua da grande área e ao fazer o corte jogou a bola contra suas próprias redes, cedendo o empate aos catarinenses. No segundo tempo, o Figueirense partiu pra base da vontade e na raça virou com Rafael Coelho (agora artilheiro da Série B, com 17 gols), fechando o placar em 2 a 1.
Para favorecer a vida do Figueira, o Atlético-GO foi derrotado pelo Ipatinga, por 1 a 0, no Ipatingão. O gol da vitória do time do interior mineiro foi marcado por Amilton aos 25 minutos do segundo tempo.
O resultado deixa o Dragão ainda em 4.o, com 62 pontos, só que com apenas dois pontos de vantagem do 5.o, que é o Figueirense.

ESTÁDIO LOTADO, MAS FALTOU LUZ!
Duas quedas de energia elétrica esticaram o jogo entre Ceará e Guarani, no Castelão. Perto de 52 mil pagantes estiveram presentes e tiveram que esperar por mais de três horas para acompanhar jogo, que terminou empatado por 2 a 2. Outro fator da extensão da partida foi a demora do alvinegro para entrar em campo (cerca de 15 minutos após o início de Figueirense e Bragantino).
O Bugre chegou a ficar duas vezes na frente do marcador. Após tanto pressionar, Léo Mineiro fez 1 a 0 aos 46 minutos do primeiro tempo. Antes mesmo do intervalo os cearenses conseguiram empatar, com Anderson aos 48. No segundo tempo , quando o jogo estava com 18 minutos de bola rolando, aconteceu o primeiro apagão. A partida ficou paralisada por 40 minutos. Logo em seguida ao retorno, aos 26, novamente Léo Mineiro deixou o Guarani em vantagem, mas aos 33 minutos pela segunda vez o sistema de energia elétrica apresentou falhas e os refletores se apagaram. O retorno foi imediato, como também foi rápida a reação do Ceará, que empatou com João Marcos, aos 43.
Com este resultado, nenhum dos dois clubes garantiu vaga para a Série A de 2010. O Guarani está em 2.o, com 66 pontos, e precisando apenas de um ponto pra garantir o acesso, enquanto o Ceará é o 3.o, com 64 pontos (necessita de uma vitória pra subir).

BAHIA SAI DO SUFOCO
O tricolor surpreendeu a Ponte Preta, em Campinas, e aplicou 3 a 1 no adversário com gols de Paulo Isidoro, Beto e Jael. Reis descontou para a Macaca. A vitória praticamente afasta o Bahia do rebaixamento, em 13.o com 45 pontos.

ABC OU “A-B-SEIS”
Já rebaixado, o alvinegro de Natal mostrou o futebol que parece ter escondido ao longo de toda a competição. Aplicou a segunda maior goleada da competição ao fazer 6 a 2 em cima do Brasiliense, que corre pra fugir do rebaixamento. Destaque para Júnior Negão que marcou três vezes.

JUVENTUDE SE GARANTIU “NO ZERO”
O placar de 0 a 0 não é dos melhores, mas por ter atuado fora de seus domínios e garantir um ponto na luta contra o descenso, o alviverde gaúcho “comemora” o empate contra o São Caetano. O resultado ainda não livra os gaúchos do fantasma do rebaixamento, mas anima o grupo para as duas rodadas restantes (o Juventude é 15.o, com 44 ponto, dois apenas à frente do primeiro da ZR que é o Brasiliense).

FORTALEZA A UM PASSO...
... do abismo! O Leão foi derrotado por 2 a 1 pelo Vila Nova e, com 37 pontos, pode apenas superar América-RN e Brasiliense, ambos com 42 pontos. É uma situação crítica, pois vai ter que vencer seus dois próximos compromissos (São Caetano em casa e Paraná fora) e torcer por derrotas do Mecão e Jacaré nas duas últimas rodadas. O América-RN tem pela frente o Ipatinga (casa) e o Ceará (fora), enquanto o Brasiliense encara o Bragantino (fora) e o Vila Nova (casa).

O QUE O SÁBADO RESERVA

Os sete jogos que fecham a 36.a rodada têm importância para pelo menos um dos times que vai entrar em campo em cada encontro. Em quatro deles (Ponte Preta x Bahia; ABC x Brasiliense; São Caetano x Juventude; Vila Nova x Fortaleza) há um time que luta contra a queda (Bahia, Brasiliense, Juventude e Fortaleza, respectivamente). No embate entre Ipatinga x Atlético-GO, o time da casa corre pra não cair enquanto o visitante luta por uma vaga na Série A. Em outros dois jogos, o Figueirense recebe o Bragantino na tentativa de somar pontos para chegar perto do G-4 e, no confronto direto entre Ceará x Guarani, quem vencer garante um lugar na elite em 2010.
Detalhes

Frasqueirão ABC x Brasiliense (17h)
Serra Dourada Vila Nova x Fortaleza (17h)
Castelão Ceará x Guarani (17h)
Anacleto Campanella São Caetano x Juventude (17h)
Orlando Scarpelli Figueirense x Bragantino (17h)
Serra Dourada Vila Nova x Fortaleza (17h)
Castelão Ceará x Guarani (17h)
Moisés Lucarelli Ponte Preta x Bahia (17h)
Ipatingão Ipatinga x Atlético-GO (21h)


PROVOCAÇÕES
Sete jogos e nove times “decidem” a própria sorte. Para quem teima em dizer que “mata-mata é melhor porque tem decisão”, o campeonato por pontos corridos, numa só rodada, tem nove “finalistas” em sete partidas.

ACESSO
Guarani – basta derrotar o Ceará que não corre mais o risco de ser alcançado por Figueirense, o primeiro fora do G-4. Com os atuais 65 pontos, saltaria a 68 (contra, no máximo, 66 do Figueira). Também pode conseguir a vaga pra elite com empate ou derrota, desde que o Figueirense não derrote o Bragantino.

Ceará – não depende só dele. Além de ter que derrotar o Guarani, necessita de um tropeço do Figueirense (empate ou derrota) para o Bragantino.

Atético – GO – outro que fica na torcida contra o Figueirense. O Dragão garante seu lugar na Série A se passar pelo Ipatinga, fora, e o Figueirense for derrotado pelo Bragantino.

ESPERANÇA
Figueirense – precisa vencer de qualquer maneira o Bragantino e torcer para que o Atlético-GO perca para o Ipatinga. Assim, o Figueira iria para 60 pontos contra 62 do Dragão. A diferença de dois pontos, então, seria disputada nas duas últimas rodadas.

OBSERVANDO
Portuguesa – um exercício complicado que até mesmo a comissão técnica da Lusa admite ter “jogado a toalha”. Mas a precisão da matemática dá um oxigênio para o time do Canindé. Com 58 pontos e apenas dois jogos por cumprir, precisa neste sábado torcer por derrotas de Atlético-GO, Ceará e Figueirense. Mesmo assim, na sequência, teria que fazer nova torcida contra os quatro concorrentes pra, quem sabe, chegar na última rodada com “alguma chance”.

FUGA
Juventude – com uma vitória sobre o São Caetano, foge totalmente do risco de cair. Derrota ou empate o obriga a ficar de olho nos outros concorrentes (Bahia, América-RN, Ipatinga e Brasiliense). Mesmo assim, ainda ao término da 36.a rodada não figuraria na ZR.

Brasiliense – precisa vencer o já rebaixado ABC, em Natal. Empate ou derrota o deixam dependente do fracasso dos concorrentes contra a queda. Também não corre risco de ficar na degola nesta 36.a rodada.

PRA NÃO FICAR NA ZR
América-RN – derrotado pelo Vasco (1 a 2), torce por derrotas de Bahia (contra Ponte Preta) e Ipatinga (diante do Atlético-GO). Volta para a ZR se baianos e mineiros ao menos empatarem. Curiosamente, pode “ganhar” uma posição se o Brasiliense for goleado por pelo menos 4 gols de diferença.

Bahia – vencer para respirar aliviado. Derrota ou empate pode reconduzi-lo à ZR se o Ipatinga passar pelo Atlético-GO.

Ipatinga – já na área de descenso, pode saltar fora se derrotar o Atlético-GO e se pelo menos Bahia ou Brasiliense não vencerem.

REBAIXAMENTO
Fortaleza – um empate ou uma derrota podem decretar a queda do tricolor hoje. Para que a tragédia se consume, além de não vencer, é preciso que ao menos dois entre Juventude, Brasiliense, Bahia e Ipatinga vençam nesta 36.a rodada. Ou seja, além de vencer o Vila Nova, em Goiânia, o Leão tem que torcer por derrotas dos quatro concorrentes citados.

POSE DE CAMPEÃO!


Quer inteirinho pra você? Acesse http://uolesporte.blog.uol.com.br/images/poster_vasco_correcao.jpg

NADA ALÉM DO ESPERADO
A abertura da 36.a rodada teve os resultados e “conseqüências” previstos: Vasco campeão, Campinense rebaixado!
O time de São Januário suou, teve os nervos à prova, mas conseguiu o suficiente para garantir o título de 2009 ao virar pra cima do América-RN, por 2 a 1. Após ir para os vestiários perdendo por 1 a 0 (gol de Lúcio aos 13 minutos), o primeiro confirmado na Série A 2010 de início assustou os 52 mil vascaínos presentes nas arquibancadas do Maracanã. Logo aos dois minutos do segundo tempo o Gigante da Colina desperdiçou uma penalidade (Elton chutou, mas o goleiro americano Rodolpho pegou no canto direito).
Apenas um susto, pois outro pênalti foi marcado a favor do Vasco, que converteu com o próprio Elton, aos 15 minutos. A partir daí, os cruzmaltinos insistiram até o fim – e com a vantagem de ter um homem a mais em campo desde a cobrança do pênalti que resultou no empate, com Leandro expulso pela falta cometida . Mas a virada viria só no final, aos 40 com Alex Teixeira. O vascaíno recebeu a bola na área, ajeitou, se livrou da marcação e confirmou mais uma taça pra galeria de São Januário.
Na parte de baixo da classificação, o Campinense é o segundo time a cair para a Série C 2010 e faz companhia ao ABC, que foi rebaixado na 35.a rodada. A Raposa levou de 3 a 0 do Paraná (gols de Marcelo Toscano aos 32 e Luiz Henrique 45 do primeiro tempo; na segunda etapa, Igor aos 28), no Durival de Britto, em Curitiba, e com 33 pontos só pode chegar a 39. A pontuação é insuficiente para alcançar os primeiros times fora da ZR (América-RN, Bahia, Ipatinga e Brasiliense), todos com 42 pontos.

CAIU DO TAMANCO
A Lusa praticamente deu adeus ao sonho se voltar à elite no próximo ano ao empatar em casa com o Duque de Caxias, por 1 a 1. O jogo no Canindé começou com o time fluminense em vantagem aos 34 minutos por meio de Santiago. A Portuguesa só chegaria a igualdade no segundo tempo, com Fellype Gabriel aos 33 do segundo tempo.
Com 58 pontos, o time do Canindé está quatro pontos atrás do 4.o colocado, o Atlético-GO que ainda por cima tem um jogo a menos. A matemática dá um fio de esperança para a Lusa, mas é uma possibilidade remotíssima.

TRISTE FADO
Tá lá no UOL: o próprio elenco da Portuguesa disse não acreditar mais em sua equipe. Ao término da partida, Vágner Benazzi e alguns jogadores afirmaram terem acabado as chances da Lusa, que ainda enfrenta o Vasco na próxima rodada e termina a competição jogando em casa, contra o já rebaixado Campinense.

ORA RAIOS!
Também do UOL: na saída para o intervalo, o técnico da Portuguesa, Vágner Benazzi, fez insinuações sobre uma possível "mala branca" recebida pelos jogadores da equipe do Rio de Janeiro para esta partida. "Eles não estão jogando para o Duque, eles estão jogando para alguém. É resultado para alguém", disse, em mais uma polêmica fora dos gramados nesta semana. Clubes que disputam tanto uma vaga no G-4 como os que fogem do rebaixamento fazem acusações mútuas de ofertas de dinheiro para que clubes sem interesse na classificação derrotem os respectivos concorrentes dos reclamantes.