terça-feira, 10 de novembro de 2009

PARA ALIVIAR!

AMOR DE TORCEDOR
É tal qual carinho pela pessoa amada. Tem local, data e encontro marcado pra se distrair. Tem todos os dias pra demonstrar seu carinho. Os mimos como flores, bombons, cartões e presentes são o uso da camisa, o adesivo no carro, agenda ou caderno. A foto em destaque no porta-retrato é a bandeira ou pôster do elenco estampado na parede.
Vibrar, chorar, xingar, se revoltar, ir ao delírio, reclamar, apoiar. Na arquibancada as mais variadas reações são constantes e intempestivas assim como a nossa euforia, mágoa, angústia, ciúmes, prazer, resignação e bem-querer que nutrimos por aquela pessoa especial.
O amado time chega a ser maldito na derrota. É compreendido ou alertado no empate. É o melhor do mundo até em vitória de jogo amistoso. Assim como se vocifera num revés amoroso, se compreende numa situação em aberto ou se enaltece o grande amor nos momentos mais simplórios.
O amor de torcedor não acaba. O amor verdadeiro por alguém evolui. O time é do coração. A pessoa ideal faz o coração bater mais forte. O eleito pelo torcedor é acompanhado em qualquer situação, competição e lugar. O grande amor é aquele que não medimos esforços para encontrar. O time pode estar à beira do caos, mas a torcida não abandona e o apoia com mais afinco. O relacionamento pode estar ameaçado, mas quem ama faz de tudo para os melhores resultados.

COMO ESTÁ “SEU TIME”?
O “meu time” pende para uma situação de risco. Mesmo em crise, não vai perder o campeonato. E se não levar desta vez, vai ficar entre os melhores. E retornar na próxima temporada para disputar o título. O “meu time” tem potencial, a minha torcida às vezes exagera, mas se eu brigo lá da arquibancada e chego a invadir o gramado, é pela ânsia em querer o melhor. O “meu time” vai compreender. E eu, me acalmar. E muitos campeonatos, juntos, virão.

RECADO
Eu te amo. Vou contigo em todos os campeonatos, pouco importa o resultado.

AGORA SIM A SEGUNDONA
A 35.a rodada tem as dez partidas na noite desta terça-feira. Quatro encontros iniciam às 19h30, dois jogos às 21h e os outros quatro confrontos fecham a rodada a partir das 21h50.

OS JOGOS
19h30
Guarani x Ipatinga (Brinco de Ouro, Campinas)
Bragantino x Paraná (Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista)
Duque de Caxias x ABC (Raulino de Oliveira, Volta Redonda)
Juventude x Portuguesa (Alfredo Jaconi, Caxias do Sul)

21h
Campinense-PB x Vasco (Ernani Sátiro, Campina Grande)
Atlético-GO x Ceará (Serra Dourada, Goiânia)

21h50
América-RN x Figueirense (Machadão, Natal)
Bahia x Vila Nova-GO (Estádio de Pituaçu, Salvador)
Brasiliense-DF x São Caetano (Boca do Jacaré, Taguatinga)
Fortaleza x Ponte Preta (Castelão, Fortaleza)

CEARÁ PODE FICAR A UM PONTO...
... de garantir sua vaga na Série A de 2010. Para fazer companhia ao Vasco (classificado desde a rodada anterior), o alvinegro cearense tem que derrotar o Atlético-GO, no Serra Dourada, e torcer para que Figueirense e Portuguesa (que jogam fora contra América-RN e Juventude, respectivamente) sejam derrotados.
Assim, o Vovô saltaria para 66 pontos contra 57 de Figueira e Lusa (únicos com chances de ameaçar o Ceará). Restando, então, três rodadas para o fim da competição, tanto catarinenses quanto paulistas no máximo se igualariam à pontuação dos cearenses.

A NOITE PODE SER TÉTRICA...
... para o ABC. Caso seja derrotado pelo Duque de Caxias (no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda) o time potiguar pode ser rebaixado para a Série C antecipadamente. A tragédia pode ser consumada se o arquirrival América-RN passar pelo Figueirense (no Machadão) e o Bahia e Juventude também levaram a melhor, ambos em casa, contra Vila Nova e Portuguesa, respectivamente.

SANGUE DOCE?
O Vasco desmente que vá suave para as próximas quatro rodadas restantes da Série B. Já confirmado na elite do próximo ano, o time da Colina ambiciona a conquista do título. E a festa pode ser hoje, desde que passe pelo desesperado Campinense (Ernani Sátiro, em Campina Grande) e o Ceará perca para o Atlético-GO e o Guarani não derrote o Ipatinga (Brinco de Ouro, em Campinas). Assim, o Vasco chegaria a 73 pontos, contra 63 dos rivais que no máximo atingiriam 72 até o término desta edição do campeonato.

O QUE ESTÁ EM JOGO!
Guarani x Ipatinga – o Bugre precisa da vitória pra ficar próximo da Série A. Os mineiros buscam pontuar para não ficar sob ameaça de rebaixamento.

Duque de Caxias x ABC – o Duque precisa vencer pra se garantir matematicamente na Série B 2010. Dilema para o time de Natal que dificilmente vai sobreviver.

Juventude x Portuguesa – de um lado a agonia, do outro a busca pelo acesso. O alviverde tem a missão de fugir da degola, enquanto a Lusa ainda corre em busca do G-4

América-RN x Figueirense – mesmo quadro, um espelho, do jogo de Caxias do Sul. E na mesma ordem: o time da casa corre contra a queda e o visitante disputa um lugar entre os quatro melhores.

Campinense x Vasco - a Raposa joga suas últimas fichas para não retornar à Série C. E a sorte vai ser lançada contra o garantido Vasco, que agora se preocupa com o título da Série B.

Atlético-GO x Ceará – qualquer faísca é fatal! Os dois têm objetivos comuns: ambos no G-4, quem vencer vai estar mais perto da elite em 2010.

Bahia x Vila Nova –GO – o Tricolor tenta cair fora da ZR diante de um Vila “quase” tranquilo (que ainda precisa de um ponto para acabar de vez com o risco de queda).

Brasiliense x São Caetano - o Jacaré está em alerta! Precisa vencer para não ficar sob ameaça de figurar na ZR. O São Caetano cumpre tabela (nem sobe, nem desce).

Fortaleza x Ponte Preta - o Leão está na caminhada contra o rebaixamento. É vencer e ficar de olho contra os concorrentes diretos (Campinense, Bahia, América-RN e Juventude). A Macaca tem chances remotas de subir, mas os prognósticos ainda dão esperanças.

Bragantino x Paraná - no jogo que aparentemente seria o único “sem validade”, também há o que se esperar. O Braga, mesmo que distante, sonha com o acesso. É quase traço de chances, mas ainda existem. O Paraná está como o Azulão (nem se classifica, nem cai).