sábado, 14 de novembro de 2009

O QUE O SÁBADO RESERVA

Os sete jogos que fecham a 36.a rodada têm importância para pelo menos um dos times que vai entrar em campo em cada encontro. Em quatro deles (Ponte Preta x Bahia; ABC x Brasiliense; São Caetano x Juventude; Vila Nova x Fortaleza) há um time que luta contra a queda (Bahia, Brasiliense, Juventude e Fortaleza, respectivamente). No embate entre Ipatinga x Atlético-GO, o time da casa corre pra não cair enquanto o visitante luta por uma vaga na Série A. Em outros dois jogos, o Figueirense recebe o Bragantino na tentativa de somar pontos para chegar perto do G-4 e, no confronto direto entre Ceará x Guarani, quem vencer garante um lugar na elite em 2010.
Detalhes

Frasqueirão ABC x Brasiliense (17h)
Serra Dourada Vila Nova x Fortaleza (17h)
Castelão Ceará x Guarani (17h)
Anacleto Campanella São Caetano x Juventude (17h)
Orlando Scarpelli Figueirense x Bragantino (17h)
Serra Dourada Vila Nova x Fortaleza (17h)
Castelão Ceará x Guarani (17h)
Moisés Lucarelli Ponte Preta x Bahia (17h)
Ipatingão Ipatinga x Atlético-GO (21h)


PROVOCAÇÕES
Sete jogos e nove times “decidem” a própria sorte. Para quem teima em dizer que “mata-mata é melhor porque tem decisão”, o campeonato por pontos corridos, numa só rodada, tem nove “finalistas” em sete partidas.

ACESSO
Guarani – basta derrotar o Ceará que não corre mais o risco de ser alcançado por Figueirense, o primeiro fora do G-4. Com os atuais 65 pontos, saltaria a 68 (contra, no máximo, 66 do Figueira). Também pode conseguir a vaga pra elite com empate ou derrota, desde que o Figueirense não derrote o Bragantino.

Ceará – não depende só dele. Além de ter que derrotar o Guarani, necessita de um tropeço do Figueirense (empate ou derrota) para o Bragantino.

Atético – GO – outro que fica na torcida contra o Figueirense. O Dragão garante seu lugar na Série A se passar pelo Ipatinga, fora, e o Figueirense for derrotado pelo Bragantino.

ESPERANÇA
Figueirense – precisa vencer de qualquer maneira o Bragantino e torcer para que o Atlético-GO perca para o Ipatinga. Assim, o Figueira iria para 60 pontos contra 62 do Dragão. A diferença de dois pontos, então, seria disputada nas duas últimas rodadas.

OBSERVANDO
Portuguesa – um exercício complicado que até mesmo a comissão técnica da Lusa admite ter “jogado a toalha”. Mas a precisão da matemática dá um oxigênio para o time do Canindé. Com 58 pontos e apenas dois jogos por cumprir, precisa neste sábado torcer por derrotas de Atlético-GO, Ceará e Figueirense. Mesmo assim, na sequência, teria que fazer nova torcida contra os quatro concorrentes pra, quem sabe, chegar na última rodada com “alguma chance”.

FUGA
Juventude – com uma vitória sobre o São Caetano, foge totalmente do risco de cair. Derrota ou empate o obriga a ficar de olho nos outros concorrentes (Bahia, América-RN, Ipatinga e Brasiliense). Mesmo assim, ainda ao término da 36.a rodada não figuraria na ZR.

Brasiliense – precisa vencer o já rebaixado ABC, em Natal. Empate ou derrota o deixam dependente do fracasso dos concorrentes contra a queda. Também não corre risco de ficar na degola nesta 36.a rodada.

PRA NÃO FICAR NA ZR
América-RN – derrotado pelo Vasco (1 a 2), torce por derrotas de Bahia (contra Ponte Preta) e Ipatinga (diante do Atlético-GO). Volta para a ZR se baianos e mineiros ao menos empatarem. Curiosamente, pode “ganhar” uma posição se o Brasiliense for goleado por pelo menos 4 gols de diferença.

Bahia – vencer para respirar aliviado. Derrota ou empate pode reconduzi-lo à ZR se o Ipatinga passar pelo Atlético-GO.

Ipatinga – já na área de descenso, pode saltar fora se derrotar o Atlético-GO e se pelo menos Bahia ou Brasiliense não vencerem.

REBAIXAMENTO
Fortaleza – um empate ou uma derrota podem decretar a queda do tricolor hoje. Para que a tragédia se consume, além de não vencer, é preciso que ao menos dois entre Juventude, Brasiliense, Bahia e Ipatinga vençam nesta 36.a rodada. Ou seja, além de vencer o Vila Nova, em Goiânia, o Leão tem que torcer por derrotas dos quatro concorrentes citados.

Nenhum comentário: