sábado, 25 de agosto de 2007

GENTE DE PRIMEIRA!!!

Foi que conheci neste sábado em que me ausentei deste blog pra ir até Sampa e iniciar um novo curso. Após um ano, dois meses e 18 dias em que voltei de Salvador pra Curitiba e não viajei nem pra região metropolitana de Curita (mentirinha, fui ao dentista em São José dos Pinhais, mas foi só o tempo de "não curar a dor de dente!"), voltei a "botar o pé na estrada!".
Retornei para a envolvente Sampa, aquela que me seduziu já há algum tempo e chegou a ser pivô de brigas em relacionamentos amorosos ("se for pra São Paulo, vá sozinho!"). E fui! Adorável retorno. E preciso falar do nível de primeira linha que encontrei no curso.
A começar pela energia generosa da funcionária Marlene, do Sindicado dos Jornalistas (que promove o evento), da simpatia e competência da professora e jornalista Marli Dias (valeu a pena enfrentar os 400 quilômetros pela BR-116) e o contato com os colegas participantes.
Muita gente nova, interessada, curiosa, prestativa, com histórias a contar. Havia desde o mausoléu que vos escreve, passando por profissionais com experiência de mercado até chegar nos teens com a corda toda. Senti-me, ao mesmo tempo, nos áureos períodos de Especialização, Mestrado e também das aulas que ministrava. Tudo ao mesmo tempo agora (e de uma só vez!).
Espero que possamos assessorar uns aos outros!!!

"Apresentação!"

Preciso explicar pros "novatos" que aqui chegam (direciono as palavras aos amigos e amigas do curso de Assessoria de Imprensa) que o espaço é reservado a comentar sobre o campeonato Brasileiro da Série B. De forma descontraída, pra exercitar os dedos e movimentar os neurônios (além de mexer com os brios de se fazer um texto solto, sem a pressão do "fechamento"). Evidentemente que tudo com o respeito ao leitor e torcedor.
E por que um blog sobre a segunda divisão? Porque os "marginalizados" também precisam de carinho, exposição e apoio. Mais ainda, porque o "criador" aqui precisa achar um motivo pra falar do "amor de sua vida": o time do Coritiba. Ok, nem todos são perfeitos, fazer o quê! Juro que tentei, mas o médico garante que sou caso perdido.
PRA NÃO FICAR PRA TRÁS!!!
Novos e novas amigos e amigas mais novatos do que nunca!!! A melhor coisa do mundo é praticar a "desculpa criativa" (ou a fuga pela tangente). Em termos de chacotas futebolísticas, é urgente ter a resposta e argumentação na ponta da língua, antecipando o próprio raciocínio. Vou contar um caso que me foi um desafio (e me saí bem, diga-se de passagem!).
No final de 2005, meu time, o Coritiba, era "anunciado" em alto e bom som por todos os programas esportivos, de que "figuraria" ao lado de Atlético (MG), Paysandu (PA) e Brasilisense (DF) como rebaixado à segunda divisão do ano seguinte.
Para não ser atingido pelas mais variadas ironias e gozações dos torcedores rivais (no caso aqui dos fãs do Atlético-PR e do Paraná Club), me preparei. Pensei: bem, eu havia recém-chegado a Salvador. Então, o que fiz? Disse a quem tentava uma chacota: "Olha aqui, existem torcedores que vão atrás de seu time, fazem tudo por ele. Eu sou caso raro. É o time que me atende. Senão vejamos: preciso conhecer outras capitais nordestinas. Sendo assim, meu time fez questão de 'cair' pra que eu conheça, em 2006, Maceió, Recife e Fortaleza, cidades com times na segundona!".
É ruim de eu ficar pra trás, hein?! E, em tempo: este blog, se Deus, Alá, Buda e Tupã, juntos, cooperarem, vai terminar suas atividades ao final deste ano de 2007. Se meu time subir, caio fora. Ou então "destino" o espaço a um jornalista torcedor do Atlético-PR. Porque "este rival" vive uma queda livre acelerada! Meus pêsames!

ONDE FOI QUE O BLOG ERROU (OU ACERTOU)?

Este "Notícia de Segunda" sempre dá uma de profeta. Quem não arrisca não petisca. Ditado idoso, daqueles que empoeirar museu, mas que me veio à mente agora, plena madrugada de domingo.
Dos jogos de sexta-feira, as tentativas foram típicas do dia mais festeiro e festivo da semana, até parecia palpite em mesa de bar, após "tomar umas". Fora "previsto" aqui de que o Gama venceria a Ponte Preta, enquanto Marília e Brasiliense empatariam. Inversão pura: Gama e Ponte ficaram no 1 a 1 e houve vencedor noutro jogo (Brasiliense 2 a 1 em cima do Marília).
No sábado, dos seis jogos, 50% de aproveitamento (e me perguntaria um tolo: "então também 50% de erro?". Pra ironizar, diria: "não, metade apenas!"). Foram acertados os palpites das vitórias do Santa Cruz (2 a 1 sobre o Ipatinga), do Ceará (que fez 3 a 0 no Ituano) e do São Caetano (venceu o Criciúma, 1 a 0). Os erros foram na aposta na vitória do CRB (perdeu para o Santo André, 2 a 1 )e nos "previsíveis" empates entre Paulista e Coritiba (3 a 2 pro time de Jundiaí) e Portuguesa contra Fortaleza (deu Lusa 1 a 0).
Desta vez, não levaria nem a quadra da Mega-Sena!!!!