quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

PASSANDO A LIMPO



Encerrado o calendário futebolístico de 2007, o torcedor agora volta as suas atenções para o recebimento do 13º salário (e, com ele, espera-se que pague as contas em débito). Depois, com os gastos para as festas de final de ano, é mais do que certo que vai começar 2008 devendo (e com cálculos para as contas do 13º... do ano que vem!). Sendo assim, antes de ir às compras...

QUEM “NÃO SERÁ MAIS NOTÍCIA”...
Ao menos neste “blog de segunda”: Coritiba, Ipatinga, Vitória e Portuguesa. Os quatro agora são notáveis, sobem para a elite e planejam não voltar tão cedo para o noticiário deste espaço. Porém, quem não vai aparecer por aqui, mas por questões de rebaixamento, são Ituano, Remo, Santa Cruz e Paulista, que vão passar pelo calvário da terceira divisão em 2008.

OLHA QUEM ESTÁ VOLTANDO!!!
Após amargar um período de “sumiço”, Bragantino, Bahia, ABC e Vila Nova voltam a disputar a segundona. O que antes era agonia, atualmente é alívio. O time do interior paulista chegou a ficar de fora, por algumas temporadas, até mesmo da Série C e nem mesmo na primeira divisão estadual figurou. Os baianos sentiram na pele o que é vivenciar (ou quase morrer) na Série C, por duas temporadas seguidas. Os alvirrubros do Centro-Oeste caíram num ano, voltaram no outro (não fizeram questão de amargar a terceira divisão). O ABC pode se sentir “duplamente satisfeito”: foi campeão potiguar em cima do rival América, em 2007, com uma goleada de 5 a 2, além de ter subido pra Série B e assistir a queda do inimigo, último colocado na Série B em 2007 (e virtualmente rebaixado ainda na primeira fase).

OLHA QUEM ESTÁ DESCENDO!!!


Além do América-RN (“garantido” há muito tempo), também fazem parte da “nova geografia” da Série B Juventude, Corinthians e Paraná. Os gaúchos saíram da segunda pra primeira divisão em 1994 e se mantiveram por 13 anos na elite do futebol brasileiro. É verdade que “caíram” em 1999, mas o jeitinho da Copa João Havelange o “fisgou” de volta. O Timão agora sim “caiu de verdade”, pois já chegou a ficar entre os últimos nos campeonatos de 1987 e 2000, mas nas duas competições não havia rebaixamento. O Paraná conhece bem a Série B, tanto é que já ergueu duas vezes o caneco: 1992 e 2000.

SE É QUE SERVE DE CONSOLO!
O Corinthians vai “reviver” as emoções da final de 1977, ao reencontrar a Ponte Preta. O Timão também vai duelar contra um rival que já o enfrentou numa final de Copa do Brasil, o Brasiliense. Na decisão de 2002 o Corinthians se saiu melhor (mas a arbitragem foi contestadíssima). Paraná e São Caetano podem fazer um tira-teima da decisão do módulo Amarelo da João Havelange, vencida pelos paranaenses. E a Série B, em 2008, vai contar com cinco títulos da Copa do Brasil (Corinthians duas vezes, além de Criciúma, Juventude e Santo André) e outras cinco conquistas de Brasileirão (quatro pelo lado do Corinthians e uma pelo Bahia).



A GEOGRAFIA DO FUTEBOL EM 2008

A divisão de elite vai ter uma “compensação” em três casos: perdem e ganham (e tudo fica igual!) um representante os Estados de São Paulo e Paraná e a região Nordeste. Os paulistas “perderam” o Corinthians, mas “ganharam” a Lusa; os paranaenses viram a troca das cadeiras com a ascensão do Coxa e a queda do tricolor de Vila Capanema; os nordestinos viram o América desabar, mas a vaga foi “preenchida” pelo Vitória. Os mineiros, com o Ipatinga, agora superam os gaúchos com o rebaixamento do Juventude. Minas Gerais conta com três times na Série A, contra dois do Rio Grande do Sul.
Pela Série B, a contar também o descendo para a terceira divisão, os paulistas “reduziram” de oito para sete representantes: Corinthians, Ponte Preta, Bragantino, Barueri, Santo André, São Caetano e Marília. A região Sul sobe de três para quatro clubes: Avaí, Criciúma, Paraná e Juventude. O Centro-Oeste também cresce de dois para três integrantes: Gama, Brasiliense e Vila Nova. Os nordestinos aumentam de cinco para seis times: Fortaleza, Ceará, ABC, América (RN), Bahia e CRB. A região Norte continua no prejuízo pelo segundo ano consecutivo. Em 2006 viu São Raimundo e Paysandu serem rebaixados e contaram somente com o Remo, em 2007. Com a queda dos remistas, ninguém vai representar os lados da Amazônia.