sexta-feira, 21 de maio de 2010

LÍDERES EM CAMPO

A sequência da terceira rodada (que começou na terça, dia 18, com a vitória do Paraná por 3 a 0 em cima do Santo André e o empate de Portuguesa e Coritiba por 2 a 2) tem hoje mais três jogos, sendo dois deles com a participação de times que dividem a ponta na classificação: Bahia e Náutico. Confira os detalhes dos três encontros que começam às 21 horas.

Bahia (3.o, 6 pontos) x Ponte Preta (8.o, 4), no estádio de Pituaçu, em Salvador

Embora o histórico dos confrontos entre as equipes possa ser considerado equilibrado, os baianos levam uma certa vantagem sobre os paulistas. Ao todo, os times já se enfrentaram em 13 oportunidades, sendo que o clube tricolor obteve 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
Se for levado em consideração apenas os duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro (Série A e B), o Tricolor de Aço também supera a Macaca. Foram 5 vitórias baianas, contra 4 do rival campineiro e ainda 3 empates. O primeiro encontro entre os clubes aconteceu no dia 1º de outubro de 1970, em Salvador, em partida válida pela Taça de Prata do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, extinta competição que depois daria lugar ao Campeonato Brasileiro, em 1971.
Em 2009, as equipes se enfrentaram duas vezes, ambas pela Série B nacional. No primeiro turno do torneio, empate por 2 a 2 no estádio do Pituaçu, em Salvador. No jogo de volta, em novembro, o Bahia surpreendeu ao vencer a Ponte por 3 a 1 em pleno Moisés Lucarelli, em Campinas. Na ocasião, os gols tricolores foram marcados por Jael, Beto e Paulo Isidoro.
(informações: UOL Esportes)
Confira todos os confrontos:
14/11/2009 - Ponte Preta 1 x 3 Bahia - Série B
11/08/2009 - Bahia 2 x 2 Ponte Preta - Série B
05/08/2008 - Bahia 2 x 1Ponte Preta - Série B
11/11/2008 - Ponte Preta 1 x 0 Bahia - Série B
06/11/2003 - Bahia 1 x 0 Ponte Preta - Série A
13/07/2003 - Ponte Preta 1 x 0 Bahia - Série A
16/10/2002 - Bahia 2 x 1 Ponte Preta - Série A
13/10/2001 - Bahia 3 x 2 Ponte Preta - Série A
25/10/2000 - Bahia 1 x 2 Ponte Preta - Série A
28/03/1981 - Ponte Preta 1 x 0 Bahia - Série A
11/03/1981 - Bahia 1 x 1 Ponte Preta - Série A
16/03/1978 - Bahia 0 x 0 Ponte Preta - Série A
01/10/1970 - Bahia 2 x 1 Ponte Preta - Taça de Prata

21h00 Náutico (2.o, 6) x Bragantino (8.o, 4), Aflitos,  Recife
De um lado o time pernambucano que entra em campo animado pelos 100% de aproveitamento e com chances de manter a ponta na classificação. De outro, um time que começa a competição superando as próprias expectativas (na condição de quase rebaixado no Paulista, o Braga tem uma vitória e um empate em dois jogos). Nesta semana, o time alvinegro anunciou a chegada de quatro jogadores de uma só vez (o volante Célio, o lateral-esquerdo Anderson, o meia Guilherme e o atacante Tiaguinho, este o badalado entre os novos reforços pois foi artilheiro da primeira fase do Campeonato Sul-Matogrossense, pelo 7 de Setembro. Em 14 jogos, o atacante anotou 11 gols).

21h00 Guaratinguetá (6.o, 4)x Vila Nova-GO (11.o, 3), Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá
Nesta semana, o Guaratinguetá apresentou mais dois reforços para a Série B do Campeonato Brasileiro e, com isso, encerrou as contratações no clube até a Copa do Mundo, que começa em 11 de junho e vai até 11 de julho. Foram anunciados o polivalente Hugo, que atua tanto na zaga como na lateral, e o atacante Paulinho Pedalada.Hugo Teixeira Santos chega ao clube após ter defendido o Internacional-RS na temporada passada.
PALPIPTES DO BLOG
- Empate em Pituaçu
- Náutico vence em Recife
- Guaratinguetá leva a melhor jogando em casa

NO ANACLETO, AINDA NÃO
Do UOL Esportes
O torcedor do São Caetano que esperava voltar a ver o time jogar no Anacleto Campanella terá que ser paciente. O problema é que a prefeitura do município, proprietária do estádio, ainda não enviou a documentação exigida pela CBF para que o local seja liberado para receber os jogos da Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, a diretoria do clube optou por adotar a mesma medida da primeira rodada da competição e transferiu o próximo jogo da equipe, sábado, às 16h10, contra o Ipatinga-MG, para o Estádio do Canindé.
Segundo a assessoria de imprensa do time, a diretoria são-caetanense já havia pedido há mais de 40 dias que a prefeitura realizasse as devidas vistorias no Anacleto Campanella e elaborasse o documento necessário. Sem obter uma resposta, o próprio clube contratou um engenheiro credenciado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e pela CBF para que o laudo fosse feito.
Uma vez com o laudo de infraestrutura em mãos, o São Caetano encaminhou o documento à administração da cidade para que fossem anexadas outras pendências, como as plantas hidráulicas e elétricas. No entanto, novamente o time sofreu com o descaso da prefeitura e preferiu solicitar à CBF que o próximo duelo fosse transferido para o estádio da Portuguesa.
Em nota oficial divulgada através de sua assessoria de imprensa, a diretoria do São Caetano declarou que “espera uma solução em breve para poder atuar em casa”.


PALAVRA DE BOLEIRO
Do Uol Esportes
O goleiro Luiz, atleta que defende as cores da equipe do ABC desde 2002, lamentou o fato do estádio ainda estar vetado e lembrou da importância de atuar diante do torcedor são-caetanense. “Jogar em nosso campo, com este apoio da cidade, sempre foi positivo, ainda mais para uma equipe que está sendo formada para subir. A cidade cresceu com o time, e esperamos voltar a ter a chance de mostrar nossa força no Anacleto”, afirmou o jogador.

PALAVRA DO BLOGUEIRO
O que (não) fazem os dirigentes que não arrumam a própria casa? Quem paga - como sempre - é o torcedor que fica em condições restritas para acompanhar de perto o seu time. A moda "já pegou" e o Icasa também precisou atuar longe de seu estádio na primeira rodada. Outro que "joga fora como mandante" é o Coritiba, mas nesse caso é por punição do STJD (nesse caso, "graças" a um punhado de vândalos).