quarta-feira, 5 de maio de 2010

SPORT, SPORT, SPORT, SPORT, SPORT!!!!!

PENTACAMPEÃÃÃÃÃO!!!!! Desde 2006 não tem pra ninguém em Pernambuco. Levou o título quem fez a melhor campanha, aquele que conseguiu diminuir a desvantagem no primeiro jogo da final (perdia por 3 a 0, reagiu e encostou com 3 a 2) e que na "hora H" venceu o único clássico com o rival direto na luta pelo campeonato. O Leão rugiu mais alto, mostrou porque foi superior do início ao fim e que apresentou o time mais regular até aqui na temporada.
Foi um sufoco, um cenário típico de clássico e de decisão. Leandrão aos 28 minutos de jogo fez aquele que seria o único gol da partida decisiva e que deixaria a torcida rubro-negra com o "coração na mão" até os acréscimos do segundo tempo (quando o Náutico teve uma falta perigosa a seu favor aos 48 do segundo tempo). Um alívio para quem soube recuperar a vantagem de jogar por dois resultados iguais. O Sport foi um Leão, não se intimidou, foi à frente ainda no jogo de ida quando era batido por 3 a 0. Deixou a bola duas vezes nas redes do rival e entrou em campo "tranquilo" com a missão de vencer pelo placar minimo. Sossega, Leão. Ou melhor, festeja Leão pentacampeão!


Ficha do jogo

Sport: Magrão; Júlio César, Igor, Tobi e André Luiz (André Luiz); Daniel Paulista, Zé Antônio, Isael (Dairo) e Ricardinho; Ciro (César) e Leandrão. Técnico: Givanildo Oliveira.
Náutico: Glédson; Eduardo Eré (Élton Luiz), Diego Bispo, Vinícius e Márcio Tinga; Ramirez, Hamilton e Carlinhos Bala; Bruno Meneghel, Geílson e Rodrigo Dantas (Tárcio). Técnico: Alexandre Gallo.
Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Alício Pena Júnior (MG). Assistentes: Jossemmar Diniz e Pedro Wanderley. Gol: Leandrão, aos 28 do primeiro tempo . Cartões amarelos: André Luiz, Magrão, Zé Antônio, Tinga, Hamilton e Carlinhos Bala. Expulsões: Daniel Paulista e Zé Antônio.

PALAVRA DO BLOGUEIRO
Pernambuco apresenta ao Brasil dois favoritos a retornar à elite do Brasileiro em 2011. Dois Segundões que se enfrentaram entre si numa finalíssima (havia tal possibilidade nos Estaduais de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, locais em que há mais de um representante na Série B 2010). Sport e Náutico apresentaram as melhores campanhas do Pernambucano, sem correr risco dos outros concorrentes.
Os dois jogos decisivos - pra variar sem o brilho dos holofotes da "grande mídia" - mostraram que a emoção foi parelha aos jogos dos "preferidos do Ibope". No jogo de ida, no estádio Aflitos, o Náutico abria três a zero, se encaminhava para uma elástica vantagem e "colocava a mão na taça". Em um tempo apenas, o Sport reuniu forças e encostou. A derrota por 3 a 2 reanimou o elenco rubro-negro que precisou se esforçar para vencer por um gol de diferença, no jogo de volta. E conseguiu. A Série B já está aí e nem há tempo para descanso (ou para festa). Os dois Segundões entram em campo após a estafa da grande final.

SUPER QUARTA-FEIRA?
A palavra é da Rede Globo, mas em meio à "grandeza" dos jogos em destaque uma breve aparição da final do Pernambucano no bloco que segue os jogos transmitidos pela emissora. O "Garoto do Placar" foi Wagner Love, do Flamengo, pelo gol que garantiu a passagem do rubro-negro carioca para as quartas de final da Libertadores. Justo, porém seria coerente fazer uma dupla coroação, ou seja, dar também um crédito a Leandrão, responsável pela conquista não apenas de um título, mas de um pentacampeonato. O Brasil é imenso, a Globo chega em todos os cantos, portanto o campeonato Pernambucano "existe, sim!".

REPARO
No Jornal da Globo houve destaque para o penta do Sport, com o gol do título abrindo a "noite de gols" e uma breve imagem da festa dos jogadores do Leão.

LEÃO DESCE AOS VESTIÁRIOS COMO "PENTACAMPEÃO"

O Sport vai batendo o Náutico, na Ilha do Retiro, por 1 a 0 (gol de Leandrão aos 28 minutos). No jogo que decide o título Pernambucano, basta uma vitória simples pelo placar até aqui registrado ou por 2 a 1 para o Leão sagrar-se pentacampeão. Ao Timbu o empate é suficiente pois venceu o jogo de ida por 3 a 2.

AMARELADOS
O árbitro mineiro Alício Pena Júnior não poupou cartões amarelos nos primeiros 47 minutos de partida. Foram três para o lado do Sport (André Luiz 24', Daniel Paulista 39'e Zé Antônio 43') e dois para o lado do Náutico (Carlinhos Bala aos 3' e Hamilton 30'). É clima de clássico decisivo.

O JOGO
De acordo com informações do JC Online (Jornal do Commércio), as duas equipes "se estudaram" e procuraram jogar no erro do adversário. Quem conseguiu aproveitar a falha do outro, como foi o caso do Sport que marcou com Leandrão após um rebote do goleiro Gledson, se deu melhor. Fora isso, excesso de faltas que resultou no festival de cartões amarelos (cinco em pouco mais de 45 minutos).