sábado, 20 de fevereiro de 2010

COM MEIA-NOITE "DUPLA", A VIDA DE BLOGUEIRO FICA FÁCIL

O horário de verão encerrou neste sábado, com os ponteiros e mostruários digitais voltando "ao normal". Acabou o período de uma hora adiantada para os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e Distrito Federal. Para montar o blog, postando atualizações de um dia para o outro, fica mais cômodo quando há "duas meia-noites". Pena que é uma vez ao ano. Ou melhor, pois do contrário o conforto proporcionaria o abuso e aí, o desleixo. Vamos aos fatos deste domingo de bola rolando "segundões" afora.

CLÁSSICO "FORA DE CASA"
Coritiba e Paraná se enfrentam pela 9.a rodada do Paranaense distante de Curitiba, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá, litoral paranaense. O local do jogo foi definido após a recusa da Federação Paranaense de Futebol (FPF) em liberar a realização do clássico para o Couto Pereira (estádio do Coritiba), por estar interditado pelo STJD (mas liberado pela CBF para jogos do Estadual). O Coxa lidera com 22 pontos, enquanto o Tricolor está em 9.o, com 10, e luta desesperadamente para voltar à zona de classificação (entre os 8 melhores). O Paraná não vence há cinco rodadas (uma derrota e quatro empates).

LIRA DOS VINTE ANOS
Coritibanos e Paranistas "comemoram" duas décadas de embates, que começou em 1990 no primeiro jogo oficial do Tricolor. No jogo inaugural, melhor para os alviverdes que venceram por 1 a 0. De lá pra cá, equilíbrio entre ambos com 32 vitórias do Coritiba, 25 empates e 30 vitórias do Paraná.

NO MINEIRO, UM PELA PONTA E OUTRO PELA REAÇÃO
 Ipatinga e América buscam objetivos diferentes na 6.a rodada do Mineiro. Para o Tigre, a vitória significa alcançar a liderança do Estadual, já que o time enfrenta o detentor da ponta que é o Democrata, no Mamudão, em Governador Valadares, às 18h30. O Ipatinga está em 4.o, com 10 pontos, e se vencer se iguala na pontuação com o atual líder e rival deste domingo, mas levaria vantagem no saldo de gols.
Já o Coelho vem de três jogos seguidos sem vencer (um empate e duas derrotas) e vai tentar sair do sufoco diante do Villa Nova, às 17h, no Mineirão. O América-MG está em 7.o, com 5 pontos.

SEGUNDONAS
O Guaratinguetá, que integra a "turma do jejum" (ao lado de América-MG e Paraná), vai tentar quebrar o hiato de quatro jogos sem vitória diante do Noroeste, às 15h, no Dario Leite. O jogo é válido pela 11.a rodada da A-2 do Paulista e o Guará é o 5.o, com 17 pontos.
Pela 2.a divisão do Cearense, o Icasa (2.o, com 12 pontos) volta a campo após um "descanso" em função do carnaval e tenta buscar a liderança contra o Caucaia, no Romeirão, em Juazeiro do Norte, às 16 horas.

PRA SE MANTER
Agora que pegou o pique e avança firme no Baiano (é líder do Grupo 2, 14 pontos), o Bahia defende a ponta na tabela, fora de casa, diante do Madre de Deus, às 16h.

PAULISTAS
O Santo André (4.o, 18 pontos) enfrenta no Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, o ex-Segundão Barueri, às 17h,
O São Caetano (8.o, 14) recebe no Anacleto Campanella o Mogi-Mirim, a partir das 19h30. No mesmo horário o Bragantino (15.o, 9), no Nabi Abi Chedid, tem pela frente o Botafogo-SP.NA

ARQUIBANCADA
Figueirense e Duque de Caxias assistem às finais do primeiro turno do Catarinense e da Taça Guanabara, respectivamente. O Figueira vai ter que acompanhar o rival Avaí na decisão contra o Joinville. O Duque fica de olho no Maracanã lotado para Vasco e Botafogo. No próximo final de semana os dois Segundões voltam à ativa.

SEGUNDÃO NA SEGUNDA
Isso mesmo: o Vila Nova encara o CRAC na luta pelo G-4 do Goiano, fechando a 10.a rodada somente amanhã.

UFA
Esta edição foi encerrada às 23h13, já no "retorno" dos ponteiros e mostruários digitais. Uma hora a mais de vida (e de noite). Ótimo domingo a todos nós.

VACILOU, MECÃO!

O América-RN ficou no 0 a 0 com o Baraúnas esta noite, no Machadão, e desperdiçou a chance de disparar na liderança do Potiguar e também de garantir uma das duas vagas à decisão do primeiro turno. Com o empate, vai a 15 pontos e corre o risco de perder a liderança para o rival ABC, no complemento da 8.a rodada.

BANANADA DA MACACA

A Ponte Preta peca pelas próprias falhas. Em seus dois últimos jogos desperdiçou a chance de ficar tranquilamente entre os quatro melhores do Paulista. Neste sábado perdeu em pleno Moisés Lucarelli para o Oeste, por 3 a 1. Antes, havia sido surpreendida pelo Sertãozinho (2 a 3). Com 17 pontos, a Macaca está em 6.o, mas caso tivesse feito valer o fator campo nas partidas contra dois desesperados, poderia até ter alcançado o topo da competição.

MELHOR PARA O SPORT

No clássico dos “Segundões” deste sábado, empate por 1 a 1 entre Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, em Recife. Wilson aos 40 minutos do primeiro tempo colocou o rubro-negro na frente. Amilton aos 12 do segundo tempo empatou para o Timbú. Com esse resultado, o Leão segue na liderança do Pernambucano, agora com 23 pontos, contra 20 do rival.

JACARÉ ARRASA E VAI PRO TOPO

O Brasiliense engoliu o Ceilândia, adversário direto na luta pela liderança do Candangão, na casa do adversário, por 3 a 0 (gols de Iranildo, Edinho e Ricardinho). Beneficiado pelo empate do Gama com o Botafogo-DF (0 a 0), o Jacaré vai a 14 pontos e “dorme” na liderança da competição (amanhã torce por um tropeço do Atlético Ceilandense para o D. Pedro).

LUSA VAI CHEGANDO

Vencer e cutucar o G-4 do campeonato Paulista. Esse era o propósito da Portuguesa e alcançado após a vitória de 2 a 1 diante do Paulista. Luiz Carlos aos 11 e Héverton aos 22 minutos do primeiro tempo marcaram para o time do Canindé. Por equanto, a Portuguesa está em 8.o, com 15 pontos.

ASA EMPATA

Por pouco o time de Arapiraca não volta pra casa com a liderança do Alagoano. O time vencia até os 38 minutos do segundo tempo (gol de Júnior), quando um pênalti duvidoso a favor do Murici definiu o placar por 1 a 1, pela 9.a rodada do Alagoano. Com este resultado, o Asa soma 18 pontos, em 2.o lugar.
ÀS MOSCAS
Por se tratar de um jogo que valia a liderança, os números de público e renda entre Murici e ASA foram pífios. A arrecadação somou R4 3.690,00 para 685 pagantes (954 pessoas no total). Dos que não pagaram ingresso, pouco mais de 28% do público total (269 pessoas). Muito penetra pra poucos pagantes.

SEGUNDA, SEM DESCULPAS

Em entrevista ao programa “Revista CBN”, este blogueiro foi perguntado pelo jornalista Luiz Motta sobre o recado aos torcedores de clubes que estão na Série B. A resposta mais efetiva foi a de que “trata-se de um período, de um mal necessário e que deve levar na diversão, de que somente a ‘segundona’ tem a bênção do Padim Ciço (terra do Icasa, Juazeiro do Norte), é cantada em prosa e verso (por causa do Arapiraca na canção “E Se..”, de Francis Hime e Chico Buarque) e de que se faz um bom turismo pelo Brasil por diferentes regiões”. Ponto. Vamos a outros argumentos que “justificam” a inserção na Série B. O que podem dizer os próprios torcedores.

AMÉRICA- MG – não é considerado como a terceira força de Minas? Os “grandes” que se cuidem.

AMÉRICA-RN – O rival ABC caiu pra Série C. Mecão absoluto.

ASA – é o único alagoano presente na Segundona, é do interior e está na “maior divisão” se comparado com os outros clubes de seu Estado.

BAHIA – é o único baiano campeão brasileiro. Pelo mérito, valoriza a Série B. E a maior torcida do Nordeste está (muito bem) presente na competição.

BRAGANTINO – pra quem esteve fora do cenário futebolístico nacional por muito tempo, o retorno está ótimo.

BRASILIENSE – ninguém pode mexer com ele no Distrito Federal. O rival Gama, na Série C, “adoraria” estar no lugar do Jacaré.

CORITIBA – mesmo sendo “de segunda”, lidera o Paranaense com folga.

DUQUE DE CAXIAS – abaixo dos “grandes” do Rio, nenhum outro está tão bem quanto ele.

FIGUEIRENSE – argumenta que os rivais do Avaí estiveram por muito tempo na “Segundona”. Portanto, há dois anos o que houve foi “uma troca de cadeiras”.

GUARATINGUETÁ – valoriza duplamente a segunda divisão: está na A-2 do campeonato Paulista.

ICASA – abençoado por Padim Ciço e “trocou” de lugar com o Fortaleza, que ano passado caiu para a Série C.

IPATINGA – recentemente esteve na Série A. Pra quem tem pouco mais de dez anos de vida, está muito bom. E em 2010 não perdeu nenhuma no Mineirão, pelo campeonato Mineiro.

NÁUTICO – o rival Sport caiu junto, em 2010. O Santa Cruz disputa uma vaga para a Série D. Sem comentários!



PARANÁ – ao menos não cai pra terceirona.

PONTE PRETA – por muito tempo assistiu ao rival Guarani lá embaixo. Deixa agora o arqui-inimigo desfrutar um pouco (mas lembrando que o Bugre está na segunda divisão do Paulista).

PORTUGUESA – ué, os “grandes” Corinthians e Palmeiras já não estiveram na Série B? E a Lusa não é “o segundo time dos paulistanos”? Lugar apropriado.

SÃO CAETANO – foi graças à Série B (ou módulo Amarelo, no ano 2000) que “apareceu” para o Brasil inteiro, assustou e incomodou muitos “grandes”, foi campeão paulista em 2004 e decidiu a Libertadores, em 2002. Quer mais? Sim, o Azulão vai voltar!

SANTO ANDRÉ – dos chamados “pequenos” que já conquistaram a Copa do Brasil, é o único na Série B. E tem muita “gente grande” que está lá em cima, mas nunca levantou o título que o time do ABC tem.

SPORT – o rival Náutico tá juntinho na Série B. Já o Santa Cruz...

VILA NOVA – os rivais Goiás e Atlético-GO podem desfrutar da Série A, mas mesmo assim o Vila tem a maior torcida do Estado.

RECADO DADO

Há poucos minutos concedi entrevista ao jornalista Luiz Motta, da rádio CBN, no programa "Revista CBN". Agradeço ao espaço que a equipe da emissora destinou a esse blogueiro para divulgar os fatos que envolvem os Segundões.