domingo, 22 de novembro de 2009

VALEU “SEGUNDÕES DE PRIMEIRA”

Este blog parabeniza o acesso antecipado de Guarani, Ceará e Atlético-GO. Quem chega lá no topo não é por acaso, ainda mais numa competição com 38 rodadas, numa disputa em que cada jogo é uma decisão, em que qualquer descuido pode dar margem a perca de sua posição ao concorrente.
SEIS ANOS DEPOIS
O Bugre desde a segunda rodada figurou no G-4 e de lá nunca mais saiu! Por muitas rodadas foi o líder, relaxou, ficou ameaçado de sair do pelotão de cima, mas conseguiu administrar seu posto. Rebaixado em 2006 para a Série C, e por dois anos capengando na então divisão menor do futebol brasileiro, o alviverde retornou e numa só temporada fez por merecer sua volta à Série A.
DESDE 1993
O Vozão comprovou o que sua diretoria afirmava até a 8.a rodada: que o alvinegro tinha fôlego e potencial pra lutar entre os quatro melhores. Um desafio para quem chegou a ficar na zona de rebaixamento no início do campeonato, mas que rodada a rodada foi ultrapassando a concorrência. Já ao fim da primeira fase, no G-4, era um dos favoritos devido a seu aproveitamento. Após 16 anos e algumas edições em que lutou contra a queda, o Ceará garante um lugar para o Nordeste na elite do Brasileiro.
NOVAMENTE ACESO
O Dragão ficou apagado até mesmo do cenário do futebol goiano. A última participação em competições nacionais – e com mérito – havia sido no início dos anos 90, quando levantou o título da Série C (1990). Depois foram raras e pálidas atuações. Até que em 2008 o primeiro passo foi dado: a ascensão para a Série B e na condição de campeão da Série C. Em 2009, Foi aos poucos minando seu lugar no G-4. Liderou a competição em algumas rodadas, chegou a ficar com a vaga ameaçada na reta final, mas conseguiu se recuperar. Do ostracismo ao reconhecimento.
O DESCUIDO DO FIGUEIRA
A considerar confrontos agudos fora de casa, o Figueirense teria todas as possibilidades de ingressar no G-4 e lutar pelo retorno à elite. O Figueira humilhou Paraná e Brasiliense na casa dos adversários com um elástico 4 a 0, superou a Ponte Preta (1 a 0), em Campinas, e não tomou conhecimento do Vasco (2 a 1), no Rio de Janeiro. O pecado do alvinegro de Floripa foram os vacilos como nas derrotas para América e Duque de Caxias no Orlando Scarpelli.
DUQUE ENCARDIDO
Ameaçado de rebaixamento até a 35.a rodada, o Duque de Caxias não deu moleza aos adversários e desmanchou o sonho da elite para Figueirense e Portuguesa. Na 36.a rodada, o time fluminense travou a Lusa, no Canindé, por 1 a 1, e na penúltima volta despachou o Figueira, no Orlando Scarpelli, superando os catarinenses por 2 a 1. Duque cruel!
ALERTA TRICOLOR
Que sirva de exemplo para o Bahia o drama do seu “xará” azul, vermelho e branco Fortaleza. Rebaixado a uma rodada do encerramento da temporada, o Leão vê seu maior rival subir para a elite enquanto ele vai ter que se contentar com a famigerada Série C. O Bahia passou boa parte da competição no io-iô do sobe e desce. Um martírio para o torcedor do tricolor baiano que já viu esse filme tétrico em 2005, quando foi rebaixado e por dois anos “estacionou” na terceirona.
EXEMPLO AO TRICOLOR
O Bahia pode se mirar, no bom sentido, no ressurgimento do Guarani. O Bugre caiu para a Série B em 2004 e se perdeu na C em 2007 e 2008. Duros anos para o time campineiro que com planejamento – e mesmo num ano em que fora rebaixado para a segundona paulista – consegue se recolocar no cenário de primeira linha do futebol brasileiro.

IN MEMORIAN
A 37.a rodada teve seu desfecho com a vitória do Campinense por 3 a 1 sobre o ABC, em Patos (PB). Tanto a Raposa como o Alvinegro já estavam rebaixados para a Série C 2010.