sexta-feira, 3 de julho de 2009

LUSA SUA PRA VENCER

Foi difícil. Durante boa parte do jogo o Paraná pressionou, criou as melhores oportunidades, não deu espaço para a Portuguesa. Mas a estrela de Fellype Gabriel brilhou no final da partida. Após cobrança de escanteio, o autor do único gol da partida realizada no Canindé subiu entre dois zagueiros do tricolor e desviou para o fundo das redes e garantindo a vitória por 1 a 0 da Lusa.
A Portuguesa entra para o G-4 (3.o lugar, 17 pontos) e torce contra Atlético-GO e Ponte Preta neste sábado (que jogam contra São Caetano e Juventude, respectivamente) e assim permanecer no pelotão de cima da classificação.

VILA ENROSCA
O Colorado Goiano não foi o algoz do invicto e líder Guarani, no Serra Dourada. O empate por zero a zero que deixa o Vila Nova travado na linha intermediária da classificação (11.o, 12). O Bugre segue sua trajetória de líder invicto (23 pontos em nove jogos).

AMARGA COMEMORAÇÃO
Na semana em que comemorou seus 94 anos, o ABC não passou de um empate no Frasqueirão contra o Ipatinga. Alessandro Lopes aos 12 minutos, para o Ipatinga, e Ivan, para o ABC, aos 32 do primeiro tempo fizeram os gols da partida. O resultado mantém o Vovô na zona de rebaixamento (em 18.o, com 7 pontos) e o Ipatinga no emaranhado da linha intermediária da tabela (em 10.o, com 12 pontos.

DESGOSTO
O técnico Zetti, do Paraná, em entrevista coletiva após a derrota de seu time para a Portuguesa, se mostrou desanimado e esgotado. O treinador não culpou seus jogadores, disse que não é necessário contratar para reforçar o elenco e atribuiu o resultado negativo à arbitragem. Ele disse que isso desanima. E o torcedor não está, Zetti?

A BEM RESOLVIDA E O COMPLICADO

Em prosseguimento à 9.a rodada, duas personagens entram em campo , às 21 horas, no Canindé, em São Paulo, na mira de objetivos diferenciados. A Portuguesa (4.o lugar. 14 pontos) é a personagem bem resolvida da história e sua meta é chegar ao G-4. Já o Paraná (17.o, 8) é o complicado da trama e que busca sair da incômoda zona de rebaixamento.
A rodada “começou bem” para a Lusa pois os dois jogos da última terça-feira terminaram empatados (Vasco 0 x 0 Bragantino e Brasiliense 1 x 1 Duque de Caxias). Nem o Brasiliense se distanciou do time do Canindé e nem os outros três concorrentes diretos por uma vaga no G-4 (Vasco, Duque de Caxias e Bragantio) conseguiram os três pontos. Pelo lado dos paranistas nem há condições de cuidar de outros jogos. É cuidar – e muito bem – de si mesmo.

O AMEAÇADO E O TRANQUILO
O Vila Nova (13.o, 11) tem se postado em provas de fogo rodada após rodada. Prova disso é a inconstância nos resultados o que o deixa atualmente próximo da zona de risco. E pra aquecer a maratona de testes, o Colorado tem pela frente o líder Guarani (com folgados 22 pontos), às 21 horas, no Serra Dourada. Para o Bugre, vencer ou empatar é apenas uma questão de “administrar a liderença”. Ao angustiado Vila cabe vencer para encostar a turma lá de cima. Derrota pode render um lugarzinho no inferno da ZR.

PRESENTE PARA A TORCIDA
O aniversariante da semana ABC (que completou 94 anos no dia 29 de junho) tem na tabela a oportunidade de fazer a festa junto e para sua torcida. Além de atuar em casa, a comemoração pode vir com a saída da ZR. Com seis pontos e na 18.a colocação, o Vovô tem pela frente o Ipatinga, às 21h, no Frasqueirão, em Natal. O adversário mineiro está com 11 pontos, em 11.o, e trilha na região intermediária (ou vence a avança para as redondezas do G-4 ou perde e fica ameaçado de queda).

PRESTE ATENÇÃO!
Portuguesa: está em xeque o rendimento da Lusa em seus domínios. Das quatro vitórias na competição, somente uma foi no Canindé (2.a rodada, contra o Fortaleza por 2 a 1). Um tabu está em jogo: a Portuguesa jamais foi derrotada pelo Paraná jogando em casa.

Paraná: o time tenta apagar a má campanha fora de casa em 2009. Em 16 jogos (contando o Paranaense, Copa do Brasil e Série B) foram apenas quatro vitórias (e somente uma pela “Segundona”). O cargo do técnico Zetti está em questão.

Vila Nova: sem vencer há três jogos, tenta quebrar o jejum contra o melhor time da Sêrie B. A ultima vez que venceu foi há quase um mês (05/06), pela 5.a rodada, contra o Ceará (1 a 0).

Guarani: o Bugre defende a ótima campanha com quatro desfalques: o zagueiro Dão e o volante Luciano Santos (machucados) e o meia Rodriguinho e o atacante Ricardo Xavier que cumprem suspensão. O jogo vale para verificar se o time campineiro tem um banco à altura.

ABC: apesar da campanha ruim, o fator campo é um estímulo para o time sair da área de risco. As duas vitórias obtidas até aqui foram no Frasqueirão. Perdeu apenas um jogo em Natal.

Ipatinga: sem vencer há quatro jogos, o time do interior mineiro observa outro dado: o de que que fora de casa é regular (quatro jogos, uma vitória, uma derrota e dois empates). A igualdade no marcador, hoje, não vai ser interessante em termos de classificação.

PALPITES
Este blogueiro entende que:
- A Lusa passa fácil pelo desesperado Paraná
- O Vila vai empatar com o Guarani
- O ABC vai dar um presentão a sua torcida em cima do Ipatinga