sexta-feira, 16 de outubro de 2009

QUE FAÇAM A SUA PARTE!

Os outros cinoo jogos que restam pra fechar a 30.a rodada têm uma "cobrança" do torcedor: que seja mantida a boa marca até aqui de quatro gols por partida. Nos outros cinco encontros já disputados, foram anotados 20 gols. Além disso, o torcedor direto de cada um que entra em campo hoje, quer mais é que seu time faça a sua parte, pois 1 a 0 que seja, já é uma "boa marca" para a "média de final de ano".

TEIMOSO BRAGA E O ENTREGUE BAHIA
Bragantino x Bahia 16h10 Nabi Chedid (Bragança Paulista)
O Bragantino (9.o, 40 pontos) confia nos prognósticos, cálculos e regras matemáticas pra, quem sabe, poder chegar ao G-4. É numericamente difícil, mas minimamente pode. Encara um Bahia (17.o, 32) que não sabe o que é vencer há oito rodadas (dois empates e seis derrotas), o que lhe rendeu o abismo da ZR.

DE SOLTAR FAÍSCA; UM VAI MORRER
América-RN x Fortaleza 16h10 Machadão (Natal)
Dois nordestinos lutando pra não cair. O América-RN (20.o, 30) pode sair não só da lanterna se vencer o Fortaleza (16.o, 32), como também se livrar da ZR (se o Bahia perder). O tricolor cearense quer vencer pra deixar a bomba no colo de seus outros co-irmãos da região.
PRA SE (ou CE) GARANTIR
Ceará x Brasiliense 16h10 Castelão (Fortaleza)

O Ceará (3.o, 53) entra em campo com sua rotina das últimas rodadas: vencer pra ver a vaga pro Brasileirão 2010 mais perto. O Brasiliense (11.o, 38), animado com a recuperação dos três pontos que havia perdido nos tribunais, nem sobe nem desce.

JOGO DE G-4
Atlético-GO x Portuguesa 16h10 Serra Dourada (Goiânia)

O Dragão dormiu de fora do grupo de cima após a vitória do Figueirense. Momentaneamente em 5.o, com 50 pontos, o Atlético-GO além de recuperar seu posto, não pode vacilar diante de uma Portuguesa (7.o, 45) sedenta pra incomodar a turma da ponta da tabela.

À LUZ DE VELAS
Ipatinga x Paraná 21h Ipatingão (Ipatinga)

Vai ser à noite, mas não vai iluminar muito. Ipatinga (10.o, 39) e Paraná (12.o, 38) vão é cumprir tabela. Até podem se arriscar a fazer um bom jogo. Mas bom pra eles! O dólar não vai se alterar e muito menos a Série B.

BOA MÉDIA

Doze gols em três partidas. Os jogos desta sexta-feira, pela 30.a rodada, além de apresentarem uma boa marca de bolas no fundo das redes, tiveram como destaque um “novo no G-4” e outros dois “esperançosos” por um lugar ao sol. O Figueirense volta a figurar entre os quatro melhores ao menos por uma noite e São Caetano e Ponte Preta têm a matemática a seu favor para pensar numa ascensão ao Brasileirão 2010.

FIGUEIRA FLORESCE NO G-4
Os gols da vitória por 3 a 1 dos catarinenses sobre o Juventude foram todos marcados já no primeiro tempo. Fernandes e Schewenk (duas vezes) fizeram para o Figueirense, enquanto Marcos Denner fez o gol do alviverde gaúcho.

PAULISTAS LIGADOS
São Caetano e Ponte Preta voltam a ter o direito de aspirar por uma vaga no G-4. O Azulão venceu sem dificuldades o ABC por 3 a 0 (dois gols de Washington e Anderson Marques) e a Macaca fez 3 a 2 no Campinense (Finazzi duas vezes e Vicente marcaram para a Ponte; Fábio Júnior e Edmundo para os paraibanos).

POR ENQUANTO...
- Figueirense, agora com 51 pontos, está em 4.o lugar. Vai torcer para que o Atlético-GO não vença e Portuguesa e assim se garantir no G-4.
-Juventude: em 15.o, com 34 pontos, corre risco de voltar à ZR se Bahia e Fortaleza vencerem neste sábado.
- São Caetano e Ponte Preta: cada um pode perder uma posição e ambos torcem pra que a Portuguesa perca para o Atlético-GO. Se bem que um empate no jogo de Goiânia seria melhor ainda para as pretensões de Azulão e Macaca que buscam o G-4
- ABC e Campinense: o inferno está cada vez mais próximo. Praticamente não esperam mais nada a não ser o calendário com a Série C agendada para 2010.

UM NOVO G-4 PODE PINTAR!

O Figueirense pode assumir provisoriamente o grupo dos quatro melhores se vencer nesta noite. Alteração temporária também pode ocorrer na parte de baixo, com o Campinense tendo a chance de sair da ZR. Confira os detalhes.
GOSTINHO DOCE (DE G-4) OU AMARGO (DO CAOS)
Figueirense x Juventude (Orlando Scarpelli, Florianópolis, 21h)
Vida dócil para o Figueirense (48 pontos, 5º) que pode “dormir” no pelotão de cima da tabela e ter um lugar no G-4. O adversário Juventude (34, 15.o) que prova da vida amarga, corre pra fugir da ZR.

UM SONHA, OUTRO TEM PESADELO
São Caetano x ABC (Anacleto Campanella, São Caetano do Sul, 21h)
São Caetano (42, 7.o) ainda aspira o G-4, mas além de vencer vai ter que precisar da "ginástica dos resultados favoráveis" até o término da rodada e da competição. ABC (31, 18.o) quer sair da tormenta da ZR, trabalho complicado para o time potiguar nas recentes partidas que disputou.

RAPOSA: “PONTE” CONTRA A QUEDA
Campinense x Ponte Preta (Amigão, Campina Grande, 21h)
Trocadilho para que o Campinense (30, 19.o), se vencer, consiga sair da ZR. Para isso, basta vencer a Ponte Preta (40, 9.o), que há muito tempo já se contenta com um "feliz 2010".