domingo, 5 de setembro de 2010

É DE TIRAR O CHAPÉU

Ou, ironicamente, "é de não tirar o chapéu". Parece contradição, mas a inversão é uma alusão ao jeito áspero, ácido, crítico e consciente daquele que considero um dos maiores e melhores exemplos do jornalismo brasileiro (seja ele esportivo ou fora dele). Refiro-me a Jorge Kajuru, alvo dos poderosos e que irrita os puxa-sacos do meio televisivo brasileiro por justamente estar ao lado da ética, contra os limitados e que fala o que pensa sem ser sensacionalista ou demagogo.
A mais recente aparição de Kajuru aconteceu dia 28 de agosto no novo programa de Raul Gil, no SBT. Este blogueiro acompanhou a participação do apresentador e jornalista somente hoje, dia 05 de setembro, pelo Youtube. É para ser visto, revisto, salvo e guardado (na memória principalmente) o quadro "Pra Quem Você Tira o Chapéu" em que Kajuru detona Fifa, Ricardo Teixeira, Lula, FHC, Ibope, Globo Esporte, Zezé de Camargo, Gugu, Renata Fan (ex-miss Brasil agora apresentadora) e Andrés Sanchez (atual presidente do Corinthians), fora outras "figurinhas" não inclusas nos chapéus mas que foram "lembradas" pelo jornalista. E por ter caráter é que Kajuru não foi apenas corrosivo, ele também trouxe à tona nomes que considera (Hebe Camargo, Roberto Cabrini, Tony Ramos).
Kajuru é daquelas raras personalidades (e com personalidade mesmo!) que deveria participar de aulas inaugurais e palestras em cursos de Jornalismo, que merece ter seu espaço na mídia e que jamais deveria ser ceifado por dizer a verdade que num país dito democrático opta por ocultar.
Poderia aqui citar uma enormidade de enfrentamentos e posicionamentos (firmes) de Kajuru, mas tento "resumir" três passagens dele. Uma, quando foi sumariamente demitido da Band, no intervalo do programa em que apresentava ao vivo, quando colocou sob suspeita a liberação de ingressos de um jogo da seleção brasileira, pelas Eliminatórias, no estádio Mineirão (havia favorecimento de bilhetes para convidados de políticos locais, enquanto o público que pagou para entrar ao local era barrado nos portões). Outra, quando não temeu digladiar com o pastor e dono da Universal e da Rede Record, Edir Macedo (este processou o jornalista a ponto de ficar proibido, pela justiça, de dizer seu nome; Kajuru usou o artifício de apenas fazer uma articulação labial com o nome do empresário e religioso para evitar processos). Por fim, quanto à punição do STF para o Coritiba com a perda de mando de dez jogos em 2010 (em função da invasão de campo ocorrida na última rodada da Série A de 2009, em dezembro último). Disse Kajuru a uma apresentadora de um programa de um portal: "o Coritiba merece ser punido, mas não dessa forma. Se fosse algum time do eixo, a pena seria essa? E o Vasco, em 2000, na final contra o São Caetano, foi penalizado?".
Enquanto quase cem por cento dos "comentaristas esportivos" se deleitam diante de qualquer entrevistado (e notadamente quando pertencem ao alto escalão), Kajuru separa o joio do trigo e, se duvidar, os coloca no mesmo liquidificador. Bate e bate de frente. De bate-pronto!

PLANILHA

A última volta da primeira fase teve equilíbrio verificado identicamente na quarta rodada. Quatro vitórias para quem atuou em casa e também para os que atuaram longe de sua torcida, além de outros dois empates. Os anfitriões estiveram em pequena desvantagem no número de gols marcados: fizeram dez vezes contra 11 bolas balançadas pelos visitantes. O placar que mais apareceu foi a vitória por 1 a 0 (três vezes) seguido pelo "1x1", "2x0" e "2x1, duas vezes cada e pelo "3 x 1" (uma ocasião). Nos dez jogos foram marcados 21 gols (2,1 na média). 

BALANÇO
Na primeira fase, em 190 jogos, foram anotados 524 gols (marca de 2,75/partida), com 98 vitórias dos anfitriões, 48 empates e 44 triunfos dos visitantes (325 gols de quem jogou em casa contra 199 de quem atuou fora de seus domínios).

PLACARES
Segue, pela ordem de acontecimentos, os resultados nas 19 rodadas.
2 x 1: 35
1 x 0: 28
1 x 1: 25
2 x 0: 24

3 x 1: 18
3 x 0: 14
2 x 2: 13
0 x 0 : 9
3 x 2: 4
4 x 0: 4
4 x 1: 4
5 x 0: 3
5 x 1: 3


4 x 2: 2
3 x 3: 1
4 x 3: 1
6 x 0: 1
6 x 1: 1