quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PRA UM TRICOLOR, VAI TER VOLTA!

O Paraná não passou de um empate por 1 a 1 com o Cerâmica, de Gravataí, na abertura da Copa Brasil 2010. O jogo foi disputado no Passo da Areia, em Porto Alegre, e a partida de volta vai ser disputada dia 24, em Curitiba. O Tricolor se classifica com empate sem gols.
PRA OUTRO TRICOLOR, NÃO VAI TER VOLTA!
O Bahia avança pra segunda fase da Copa do Brasil sem a necessidade do segundo jogo. Passou pelo Vitória, em Vitória (ES), por 2 a 0 (dois gols de Rodrigo Gral no primeiro tempo) e vai enfrentar o Atlético-GO na próxima etapa da Copa do Brasil.

O “ESTRANHO” BRECOU A PONTE
O “desconhecido” JV Lideral foi osso duro de roer para a Macaca. Após o empate por 0 a 0 em Imperatriz, os dois voltam a se enfrentar dia 24, em Campinas.

CORREÇÃO
Este blog informou que Ivinhema (MS) e Náutico se enfrentariam nesta quarta-feira, no estádio Morenão, em Campo Grande. A informação era confirmada nos principais portais, inclusive no da CBF. O encontro, porém, está marcado para o dia 24 de fevereiro e, provavelmente, em Ivinhema.

TEVE SEGUNDÃO NOS ESTADUAIS
Apesar da rodada de abertura da Copa do Brasil, alguns campeonatos Estaduais tiveram suas rodadas normalmente. Seis times da Série B 2010 estiveram na ativa nesta quarta à noite.
Pelo Candangão, o Brasiliense se reabilitou na competição e goleou o Botafogo-DF por 4 a 2. No Pernambucano, o Sport empatou por 1 a 1 com o Ypiranga, em Santa Cruz do Capibaribe. Apesar do empate ter sido ruim para o rubro-negro, o rival Náutico perdeu para o Central (1 a 0) e deixa o Leão folgado na liderança.
Chuva de golsFigueirense e Icasa protagonizaram jogos com muitos gols. Pelo Catarinense, o Figueira venceu o Chapecoense por 4 a 3. Já o time de Juazeiro do Norte apesar de ter feito o mesmo número de gols do Figueirense, foi derrotado pelo Tiradentes por 6 a 4, em partida da 2.a divisão do Cearense.
Clássico alagoano – em jogo que exigiu forte esquema de segurança, o ASA derrotou o CRB por 2 a 1, em Palmeira dos Índios.

COPA DO BRASIL COMEÇA PARA QUATRO SEGUNDÕES

Náutico, Bahia, Ponte Preta e Paraná estréiam hoje pela Copa do Brasil. A competição é o caminho mais curto para conseguir uma vaga na Taça Libertadores (lugar garantido para o campeão da Copa do Brasil). Dos 20 integrantes da Série B 2010, além dos quatro que iniciam hoje sua jornada, entram em campo no dia 24: Asa, América-RN, Portuguesa, Coritiba, Brasiliense e Sport. Ou seja, apenas metade dos Segundões participa da Copa do Brasil deste ano.
A ausência dos outros dez clubes se dá pelo fato de que a participação nesta competição depende dos critérios da federação de cada Estado (normalmente o campeão, o vice e outro por critério técnico ingressa na Copa do Brasil).

É HOJE
O Náutico vai até Campo Grande (MS), enfrentar o Ivinhema. O jogo vai ser realizado no estádio Morenão e começa às 22h (horário de Brasília). O Bahia joga em Vitória (ES), contra o Vitória, no Ninho da Águia, às 21h50. Em Porto Franco, interior maranhense, a Ponte Preta tem como adversário o Lideral, no Panelão, às 22h. E mais cedo o Paraná, em Porto Alegre, no Passo do Areia, encara o Cerâmica (de Gravataí), a partir das 18h.

QUEM SÃO ELES?
Ivinhema – da cidade de mesmo nome, do interior do Mato Grosso do Sul. É um clube novo, fundado em 01 de janeiro de 2006 e na sua primeira participação na Série A do campeonato Sul-Matogrossense levantou o título estadual. Participou uma vez da Copa do Brasil, em 2009, e disputou apenas um jogo (foi goleado pelo Flamengo por 5 a 0). Tem em seu currículo outra conquista: a Copa Karandá FM.

Vitória – tem nove títulos capixabas em sua história. A última vez que levou a taça foi em 2006, após 30 anos de espera. Ingressa na Copa do Brasil 2010 por ter sido campeão da Copa Espírito Santo, em 2009. Como curiosidade, é o único clube do Espírito Santo com título internacional (campeão da Copa Presidente Park Chung-Hee, disputada em Seul, na Coréia do Sul, em 1979). A referida competição teve a presença de dez equipes de nove países asiáticos e africanos.

Lideral (ou JV Lideral) - subiu de 2008 para 2009 para a 1.a divisão do campeonato Maranhense, na condição de vice-campeão. Ano passado fez bonito: o novato levantou o título maranhense, desbancando o tradicional Sampaio Corrêa. JV significa João Vicente, as duas iniciais do nome do filho do presidente do clube, o empresário Wálter Lira. Lideral é o nome da empresa do presidente do clube.





Cerâmica - Está na Copa do Brasil por ter sido vice na FGF 2008 (Copa Gaúcha).  O nome Cerâmica vem de um dos três setores da Indústria de Conservas Farrapo Ltda., que possuía tipografia, setor de condimentos e conservas e setor de louças de barro - a cerâmica. A data de fundação do clube (19 de abril, em 1950) foi na verdade proposital porque era o dia do aniversário de Getúlio Vargas.

RÉU CONFESSO
Este blogueiro custou para postar a ordem dos jogos de Paraná e Ponte Preta, por causa de seus adversários (Cerâmica e Lideral, respectivamente). Jamais havia tido notícias destes novatos.

POR QUE NÃO EM CASA?
Ivinhema e Cerâmica entram em campo longe de suas origens. É que o estádio de ambos não comporta o mínimo necessário de público exigido pela CBF.

HORÁRIO “DE CALOR”
O Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul fez valer seu pedido. O jogo entre Cerâmica e Paraná passou das 16h para as 18h e ainda pode ser alterado para as 19h30. A razão é o forte calor que toma conta de Porto Alegre. Faz sentido, mesmo porque as “16h de hoje” são 15h, em virtude do horário brasileiro de verão.

PROGRAMAÇÃO DE ÚLTIMA
Não é de segunda, nem de terceira, muito menos de quinta. Talvez, para o “quinto dos infernos”. Já não basta o telespectador ter que aturar o BBB por quase quatro meses (um terço do ano), a “concorrente” nos tripudia com “A Fazenda”. Agora pela manhã este blogueiro foi em busca de informações na TV aberta. Tudo fechado... em prol da final de mais um programa para confinados assistidos por um bando de desocupados.

AI QUE SAUDADES...
... da velha discussão “novela versus futebol” encampada por mulheres e homens. A sadia disputa era pelo horário reservado ao programa predileto de cada um. Os folhetins diários eram criticados pelos marmanjos, que reclamavam dos episódios mas aproveitavam a queixa – e a deixa – para dar uma conferida nas cenas da novela. Já a bola rolando no gramado era a inimiga assumida por parte das mulheres, que preferiam dizer que “só assistiam aos jogos da Copa do Mundo”. E pensar que hoje existe uma “união” para saber “quem vai sair da casa ou da fazenda”.

SÓ O CHAVEZ DOS OUTROS É RUIM?
Não sou partidário das atitudes do presidente venezuelano, que agora inventou de interferir nas transmissões das programações de rádio e tv para se pronunciar. Mas ser obrigado a, num intervalo de filme, telejornal ou de seu programa favorito, ser bombardeado para ver o que “rola na casa ou na fazenda mais famosa do Brasil” não é tão abusivo quanto a intromissão do Chavez?

PÉROLAS (DAS MAIS FAJUTAS)
Essa partiu de uma repórter da emissora de “A Fazenda”, do Rio de Janeiro. Segundo ela, o assunto na cidade maravilhosa é a “grande final” de “A Fazenda” e tascou: “Nem Madona, Nem Byoncé, o papo é a finalíssima de ‘A Fazenda’”. Vamos querer agradar a chefia, mas sem mentir para o público.

O HAITI É AQUI?
Ontem, neste blog, foi feita menção à entrevista do chefe das tropas brasileiras no sofrido país da América Central. Fora isso, não se vê mais reportagens sobre os reflexos da tragédia que assolou o Haiti. Será que já não há mais escombros, falta de comida e água e nenhum risco de doenças em Porto Príncipe? A tragédia já rendeu o “esperado”, agora as atenções voltam-se para os “confinados” que estremecem nossa inteligência e nos deixam sob os escombros da ignorância.