terça-feira, 9 de outubro de 2007

TABU NORDESTINO

Pode soar como justificativa de derrotado, mas não dá pra negar que quem faz uso desta desculpa esteja se esquivando da responsabilidade. O fato é que em 2007 nenhum time paranaense venceu qualquer partida disputada na região Nordeste. Em três competições – Copa do Brasil, Brasileirão e Série B – foram disputados 11 jogos por parte de Paraná, Atlético e Coritiba. O saldo é de uma goleada nordestina: nove vitórias e dois empates, com 15 gols paranaenses e 34 dos times do Nordeste.
O tricolor foi, até então, “o menos lesado” com um empate (4 a 4) com o Náutico e duas derrotas: Sport (3 a 1) e América-RN (3 a 2). Mas se os números mostram um desempenho “menos pior” que dos rivais, vale lembrar que o Paraná chegou a fazer 3 a 0 contra o Náutico (permitindo a reação pernambucana) e foi batido pelo lanterna América que, aliás, só venceu duas em Natal: contra o tricolor e diante de outro paranaense, o Atlético.
O rubro-negro, por sinal, não se deu bem em duas competições e voltou “zerado” da segunda maior região do País. Levou 4 a 1 do Vitória, pela Copa do Brasil, e no Brasileirão não conseguiu um ponto sequer ao perder para América (2 a 1), levar um virada do Sport (fez 2 a 0 mas cedeu o 3 a 2) e tomou uma goleada do Náutico, por 5 a 0.
Resta ao Coritiba “quebrar” o tabu na última rodada da Série B, quando enfrenta o Santa Cruz, no Arruda, em Recife. Mas mesmo que consiga vencer o único confronto que resta no Nordeste, não vai apagar a má campanha do “trio-de-ferro” em 2007. O Coxa jogou quatro vezes, perdendo três delas para CRB (1 a 0), Fortaleza (4 a 1) e Vitória (3 a 1), além de um empate contra o Ceará (2 a 2), todos pela segundona.

EM CASA, SÓ O COXA VAI BEM
O Coritiba é o único 100% em casa diante dos nordestinos. O Coxa fez a lição de casa por completo ao vencer os quatro jogos em Curitiba, (1 a 0 contra Fortaleza, 2 a 1 sobre o CRB e 2 a 0 diante de Santa Cruz e Ceará). Resta ainda um jogo, contra o Vitória, dia 03 de novembro.
O único trunfo a ser considerado pelos paranaenses contra os nordestinos é o 3 a 0 do Atlético em cima do Vitória, pela Copa do Brasil. O resultado valeu a classificação do Furacão para as oitavas-de-final desta competição. No Brasileirão, até agora, o time da Arena jogou só uma vez, contra o Náutico, e ficou no empate por 1 a 1. Como detalhe, na ocasião o time de Pernambuco era um dos piores na classificação, o que realça o péssimo desempenho do Furacão no confronto.
O Paraná venceu somente uma (1 a 0, contra o Sport), mas perdeu para América-RN (1 a 0) e Náutico (4 a 2). Portanto, nos nove jogos disputados em Curitiba são seis vitórias paranaenses, contra um empate e duas derrotas. Os paranaenses marcaram 14 vezes contra sete dos nordestinos.
RETROSPECTO
No geral houve seis vitórias dos paranaenses, três empates e onze derrotas. No total foram marcados 70 gols, sendo 41 dos times do Nordeste contra 29 de Paraná, Atlético e Coritiba. Se fosse levada em conta a pontuação, os nordestinos seriam “campeões” no confronto direto, conquistando 36 pontos contra 21 dos rivais do Sul.