domingo, 12 de setembro de 2010

HUMOR SEM HUMOR

Neste sábado o blogueiro estava mais para ZR do que para G-4. É verdade que numa "posição" assim exige-se mais luta, mas a "rodada" havia sido de derrota. Melhor nem mexer os dedos (mas não deixei de acompanhar a 21.a volta da competição). O domingo iniciou com jeito de G-4 (ou com pose de quem quer reagir mesmo afundado na área da degola).

MESMO DERROTADO, AINDA É LÍDER
É assim que precisamos estar diante dos impeditivos: é ter suas reservas pra, quando houver um deslize, não ser vitimado por uma crise. Um "modelo Figueirense": o Figueira perdeu para a Portuguesa por 1 a 0, mas segue na ponta com seus 39 pontos. E que a Lusa sirva de exemplo, pois não vencia há sete partidas e volta a ficar pertinho do G-4.

VOLTA AO ACONHEGO
O Coritiba empatou por 1 a 1 com o América-MG na rodada que antecede seu retorno ao estádio Couto Pereira. O Coxa volta para perto da sua galera bem posicionado: em 3.o, com lugar garantido no G-4. É por aí, quem quer que seja precisa se situar no local que te revigore. O resto é descartável.

VILA E NOVA FASE
O Vila Nova é o modelo de recuperação: estraçalhou o Icasa, no Romeirão (então reduto do time de Juazeiro do Norte), com um impecável 4 a 1 e vai para a quinta vitória seguida e vê a ZR como "coisa do passado" (está em 16.o, portanto fora do risco, com 23 pontos).

GARRA DE LEÃO
O Sport é um leonino autêntico: no início do campeonato, um mero coadjuvante, que não impunha respeito. Após o recesso da Copa do Mundo, afiou as garras e mostrou que rei não perde a majestade: ao passar pelo Guaratinguetá, na casa do adversário, por 1 a 0, já deixa o rival Náutico pra trás e vai para o 6.o lugar, com quatro pontos de distância do pelotão de cima.

O SUSTO BENÉFICO
Existe isso? Sim, desde que haja paciência e sabedoria pra "virar o jogo". E o Bahia mostrou isso - e o atacante Mendes também - após levar um gol do Ipatinga, mas ter sustentação pra fazer 3 a 1 e chegar à vice-liderança. E quanto ao Mendes? Ah, sim, ele havia sido descartado pelo ex-técnico Renato Gaúcho, disputado apenas uma partida e ao retornar ontem fez o gol da virada. E chorou (merecidamente) de emoção.

TUDO AZUL, FINALMENTE
O São Caetano, após jejum de cinco jogos, voltou a vencer ao fazer 1 a 0 no América-RN. A vitória serviu pra reanimar o Azulão que tem o direito de sonhar com o acesso. Já a vida do Mecão continua sem ser nada exemplar.

JACARÉ MORDE
Era mais do que urgente (e principalmente diante de um "concorrente direto" na luta contra o desespero): o Brasiliense derrotou o Santo André por 1 a 0 e se distancia da ZR. Enquanto o Jacaré fica aliviado no pântano, o Ramalhão se afoga na zona de rebaixamento.