sábado, 24 de julho de 2010

LIDERANÇA APENAS PARA TRÊS

Ao término da 10.a rodada - com cinco jogos neste sábado -, apenas três clubes têm chances de figurar na ponta da classificação: o atual líder Figueirense (que permanece mesmo sem jogar desde que o Náutico perca e o Coritiba não vença); o Náutico (que apenas precisa empatar com o Bahia, jogando em casa, a partir das 16h10); e o Coritiba (que precisa derrotar o Sport, na Arena Joinville, às 16h10 e torcer por um tropeço do Timbu). Fora isso, a disputa fica para um lugar no G-4 ou contra a lanterna do campeonato (pois a composição da zona de rebaixamento não vai sofrer alterações).


SÃO "SALTO" CAETANO
O Azulão, que está em 9.o, pode dar um considerável pulo caso derrote o ASA, no Anacleto Campanella, às 16h10, e o Coritiba perca para o Sport, que haja empate entre Guaratinguetá e Portuguesa e que o Bahia não derrote o Náutico. Sim, é possível.


PODE SER MELHOR FOLGAR QUE JOGAR
Derrotado pelo Brasiliense, na abertura da rodada, por 3 a 0, o Paraná pode vivenciar o inusitado: conseguir subir duas posições mesmo sem entrar em campo. Para o "milagre" acontecer é preciso que o Bahia perca e a Portuguesa sofra uma derrota por, no mínimo, diferença de três gols. Dá pra acreditar, ao menos em partes.


FICA
O Figueirense corre risco de perder a liderança, mas não o lugar no G-4. Além de perder a ponta, o outro "risco" é o de ficar no máximo em 3.o lugar. Uma ameaça sem grandes prejuízos.




TAMBÉM
O Náutico segue a mesma trilha do Figueira: mesmo que não volte a ocupar o topo, vai permanecer entre os quatro melhores. Atual vice-líder, a única "perda" seria de apenas uma posição.


DE OLHO
Um empate entre Guaratinguetá e Portuguesa e um empate ou derrota do Bahia e está resolvida a vida do América-MG, que desta forma se garante no G-4.


DE OLHOS BEM ABERTOS
O Coritiba não pode vacilar contra o Sport, pois um empate já o deixa suscetível a deixar o G-4. Caso não vença, vai ter que prestar atenção nos jogos do Bahia, do São Caetano e entre Guaratinguetá e Portuguesa.


VENCER E TORCER (CONTRA O COXA)
É a missão, além da já citada pelo São Caetano, também a de Bahia, Portuguesa e Guaratinguetá. Além disso, vai ser necessário observar os números para critério desempate dos quatro entre si.


QUEM É O PIOR?
Duque de Caxias e Vila Nova se encontram, às 21h, pra conferir quem está mais propício a seguir o caminho da Série C. O Dragão, mesmo perdendo, não fica na lanterna, mas trava na área de risco. Cabe ao Tigre vencer e passar a lanterna para o Ipatinga.









ROMPEU O CABO

O sistema de distribuição  da internet na região Sul do Brasil foi comprometido com o rompimento de um dos cabos de transmissão. O incidente aconteceu no início da manhã de sexta-feira, dia 23, mas ainda neste sábado há comprometimento para acesso à maioria dos sites e portais. Portanto, a pesquisa e acompanhamento de resultados e informações sobre a Série B foram altamente comprometidos. Mas nada que um esforço além do real e do virtual para chegar próximo da perfeição. Portanto, este blogueiro traz - com certo atraso - o que aconteceu na sequência da 10.a rodada da competição. Vamos aos fatos.

MACACA E MECÃO DESCONECTADOS
A Ponte Preta empatou em casa com o Ipatinga por 1 a 1. Por ter atuado no Moisés Lucarelli, o prejuízo da Macaca foi o de desperdiçar dois pontos contra um dos integrantes da zona de rebaixamento. O time de Campinas não corre risco de figurar na área de risco até o término desta rodada, mas compromete sua performance pois fica cada vez mais próximo da degola. Já para o time mineiro o empate alivia por ter sido longe de casa, mas não equaciona sua situação crítica (e o Tigre ainda pode terminar a rodada na lanterna, caso o Vila Nova vença hoje).
Outro que desplugou - mais uma vez e em seus domínios - foi o América-RN, que ficou no 0 a 0 com o Bragantino (concorrente direto na luta pra fugir da zona de rebaixamento). Caso tivesse vencido, o Mecão derrubaria o Braga para a área de risco.

COELHO NA TOCA DO G-4
O América-MG foi o único que cumpriu a "obrigação" como mandante ao vencer, por 2 a 0, o Icasa na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. É verdade que vai precisar ficar na torcida neste sábado contra Coritiba, Portuguesa, Bahia, São Caetano e Guaratinguetá pra garantir seu lugar entre os quatro melhores, mas mesmo que não encerre a rodada no G-4, tem pontuação suficiente para lutar pela parte de cima da classificação nos próximos jogos.