sábado, 11 de agosto de 2007

PRA AJUDAR OS COLEGUINHAS!

Antes que novamente algum repórter esportivo seja surpreendido pela falta de conhecimento dos números e fatos, o "Notícia de Segunda" elaboro um "histórico" da campanha de quem teve seus êxitos e decepções dentro e fora de casa.
O PAPA-TUDO EM CASA!
O Criciúma, com 9 vitórias em 9 jogos em seus domínios. Explicado porque é o líder até aqui.
VISITANTE INDESEJADO
Como bem lembrou Renê Simões, é o Marília que venceu 4 vezes fora de casa.
SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE

É o Remo, que perdeu 5 dos 10 jogos que fez diante de sua torcida. Por isso é que pena pra sair da zona de risco. Logo em seguida vem outro desesperado, o Santo André que levou 4 derrotas em casa e também tem lugar cativo na área de perigo.
LONGE DE CASA, UMA DESGRAÇA!O Ituano tem "100% de aproveitamento". Jogou nove longe de Itu e perdeu todas. Coladinho nele está o Fortaleza, com 8 derrotas (chegou a vencer uma fora de casa).
NEM SIM, NEM NÃO!
Recordista de empates diante de sua torcida é o Santa Cruz, que ficou na igualdade por 4 vezes no Arrudão. Já o Barueri é o "campeão" dos que ficam na mesma fora de casa, também com 4 empates.
LIÇÃO DE CASA, NEM PENSAR!O "acanhado" Santo André só venceu duas vezes em seu estádio, contra dois empates e cinco derrotas.
PIJAMÃO!
Gama, Ituano e Santa Cruz, se dependessem de número de vitórias longe de seus domínios, estariam fritos. Até agora não levaram na bagagem três pontos de uma só vez pra casa. Nenhuma vitória sequer.
NO MEU TERREIRO MANDO EU!
Quem jogou contra Barueri, Brasiliense, Criciúma, Ponte Preta e Santa Cruz na casa deles sabe que o máximo a tirar deles numa partida é um pontinho (a muito custo). Ou perder todas no caso do Criciúma. Os 5 times não perderam em casa.
SEM MEDO DE LUGAR ESTRANHO!
O Marília joga como se estivesse em casa. Além de ser o recordista em número de vitórias em outros estádios, também é o que menos perde. Somente por três vezes foi batido pelos anfitriões.
OITO OU 80!
Entre empatar duas partidas seguidas ou perder uma e vencer outra, o viável é a segunda hipótese. A vantagem é de três pontos e uma vitória sobre dois pontos e dois empates, o que pode tanto beneficiar na contagem geral ou até mesmo no critério desempate, por exemplo. Seguindo a máxima, Coritiba, Criciúma e Vitória levaram ao pé da letra e não empataram nenhuma vez em seus redutos.
OU BATO, OU LEVO!
A viagem não tem meio termo para Fortaleza, Ituano e Vitória quando tomam a estrada pra jogar. Até aqui não empataram nenhuma fora de casa.

TREINADOR DESMONTA BANCO DE DADOS DA IMPRENSA!

É a máxima do jornalismo: apure, investigue, pesquise pra depois levar a informação com a exatidão - ou próxima disso - ao receptor (leitor, ouvinte, telespectador, internauta). Não bastassem pérolas como "aniversário de morte", "correr atrás do prejuízo" ou "papa do Budismo", é comum acompanhar o efeito dominó na crônica esportiva. Nela, um fala e os outros colegas repetem.
Apenas preocupados com a performance do Coritiba, os profissionais de imprensa de Curitiba centraram fogo no fato do Coxa ser "um time de pijama" nesta Série B: em 17 jogos até este sábado haviam sido 7 vitórias e uma derrota em casa, contra duas vitórias, dois empates e cinco derrotas fora de seus domínios. Porém, não tiveram o cuidado de consultar a tabela e detectar o retrospecto dos outros 19 clubes, fora de casa, na competição.
Poucos minutos após o término da - até que enfim! - vitória do Coxa longe de seu estádio, por 2 a 0, contra o Marília, o técnico Renê Simões foi cercado pelos repórteres que, em uníssono, despejaram a "perguntinha tão esperada":
- E aí, Renê! Finalmente o Coritiba quebra um jejum fora de casa e vence uma partida na casa do adversário!
- Pois é, até antes do jogo nós só havíamos vencido duas vezes fora. Agora, somos o segundo time com a melhor marca neste critério, perdendo só para o Marília que ganhou 4 fora de casa!
Ninguém mais tocou no assunto!!!

BLOG EM LEVE QUEDA COM A REALIDADE!

Dos sete jogos deste sábado, pela Série B, o "Notícias de Segunda" acertou três palpites. Os tiros certeiros foram nas vitórias de Paulista (1 a 0 no Fortaleza), Avaí (1 a 0 no Santo André) e CRB (3 a 1 em cima do Ituano).
As "furadas" aconteceram ao cravar vitória do Marília (que perdeu para o Coriitba por 2 a 0) e do São Caetano (levou 1 a 0 do Ipatinga) e apostar no empate entre Remo e Vitória (2 a 1 pro time baiano) e Gama e Barueri (5 a 3 pro alviverde do DF).

RODADA COXA BRANCA (E ATÉ ELE CONTRIBUIU)

Até que enfim o Coritiba ajuda a si mesmo. Na 18ª rodada dos dez jogos, cinco tinham importância ao time alviverde e em todos eles os resultados foram lhe favoráveis (inclusive o dele, contra o Marília). Em outras rodadas, enquanto seus adversários diretos tropeçavam, o próprio Coritiba travava.
Além da vitória por 2 a 0 contra o Marília, fora de casa, o empate entre Lusa e Brasiliense (1 a 1), as derrotas de Barueri (para o Gama, 5 a 3), Ponte Preta (levou 4 a 1 do Ceará) e Criciúma (batido por 2 a 1 pelo Santa Cruz) deixaram o Coxa em terceiro, com 32 pontos, a quatro apenas do líder Criciúma e distante dos que lutam pelo quarto lugar.

JOGOS E PALPITES

Marília x Coritiba. Devido à ascensão do MAC e à inconstância do Coxa, o time do interior paulista é favorito. Vence!
Remo x Vitória. Desesperado pra fugir da zona de rebaixamento, o Remo usa não o fator casa, mas o fator "pijama", por parte do Vitória, que não consegue vencer fora de Salvador. Dá Remo!
Paulista x Fortaleza. Jogo equilibrado. Um luta pra não cair (Paulista) e outro (Fortaleza) tenta cutucar a turma do G-4. Por ser em Jundiaí, dá Paulista.
Avaí x Santo André. Dois a perigo numa tarde de sábado. A aposta recai no "menos pior": dá Avaí!
CRB x Ituano. O time alagoano mais foge da zona de rebaixamento do que luta pra ficar entre os 4 melhores. E faz bem sua parte, até aqui. Já o Ituano parece disputar contra si mesmo em qual das quatro piores posições quer ficar à espera da queda pra terceirona. CRB leva com facilidade.
Gama x Barueri. O Gama agora corre contra o grupo dos desesperados. O Barueri, beneficiado pelos resultados de sexta-fira, vai correr em busca de uma vitória. Jogo pra empate!
São Caetano x Ipatinga. Dois times em banho-maria. Nem ambicionam subir e ainda não correm risco de cair. No Anacleto Campanella, então é mais pro time do ABC.

PENÚLTIMA RODADA COMEÇA BEM PARA MARÍLIA, CORITIBA E BARUERI

Os resultados dos três jogos que deram início à 18ª rodada da série B não poderia ser melhor para 3 times que lutam por um lugar no G-4. As derrotas de Ponte Preta (goleado por 4 a 1 pelo Ceará) e Criciúma (perdeu por 2 a 1 para o Santa Cruz) e o empate entre Portuguesa e Brasiliense (1 a 1) foram benéficos para Marília (vice-líder, 32 pontos), Coritiba (3º, 29) e Barueri (7º, 27).
MAC e Coxa se enfrentam neste sábado e nenhum dos dois corre risco de sair do grupo dos 4 melhores, independentemente do resultado do confronto. O Barueri, que joga contra o Gama, fora de casa, caso vença chega aos 30 pontos e figura entre os melhores.
Dos seis times que jogaram na sexta-feira, o Santa Cruz foi quem mais se saiu bem. Além de derrotar o líder Criciúma, a Cobra Coral se safa da zona de rebaixamento momentaneamente. Com 21 pontos, torce para que Avaí e/ou Paulista não vençam neste sábado (Santo André e Fortaleza, respectivamente) e assim fica fora da área de risco.