sábado, 28 de novembro de 2009

SÉRIE C PARA O JUVENTUDE

Encerrado em Campinas, o Guarani venceu o Juventude por 2 a 1 e selou a queda do alviverde gaúcho. Após ser rebaixado em 2007 da elite, o Juventude ficou em 8.o na Série B 2008, com 56 pontos e a sete do primeiro que subiu (Barueri, 4.o colocado com 63).
Alternando um lugar na ZR com posições próximas da degola durante quase toda a competição, o Juventude pecou por perder pontos em seus domínios para adversários diretos na luta contra a queda. Foi o caso da derrota para a Campinense, por 1 a 0, na 29.a rodada. Ou quando perdeu para o Bahia, também por 1 a 0, na 33.a volta da competição e que na ocasião era o tricolor baiano sério candidato a cair para a Série C.
Triste fim para o Campeão da Copa do Brasil 1999, que de 1995 a 2007 (ou por 13 temporadas seguidas) ficou na Série A e que nos anos 90 amedrontou a dupla Gre-Nal nos campeonatos estaduais.

IPATINGA FICA

No Ipatingão, o Ipatinga se livrou da degola ao derrotar o campeão Vasco por 2 a 0. Resta apenas um jogo para completar a rodada e toda a Série B 2009, já nos minutos finais, em Campinas, com vitória parcial do Guarani por 2 a 1 sobre o Juventude. O resultado rebaixa o time gaúcho para a Série C 2010.

BRASILIENSE SE SALVA; MECÃO ESPERA JOGO DE CAMPINAS

Terminou em Taguatinga, na Boca do Jacaré, o Brasiliense derrotou o Vila Nova por 2 a 1. Com este resultado o time do Distrito Federal garante sua permanência na Série B. Encerrado também no Castelão, em Fortaleza, o jogo em que Ceará e América-RN empataram por zero a zero. O Mecão aguarda o fim do jogo em Campinas, com vitória parcial do Guarani por 2 a 1 sobre o Juventude (resultado bom para o time potiguar).

IPATINGA SE LIVRA

Com o segundo gol, marcado por Tiago Matias aos 28 do segundo tempo, o Ipatinga se safa do rebaixamento. Com 2 a 0 em cima do Vasco, o Tigre vai a 48 pontos e não teria como ser alcançado pelo "primeiro da ZR", o Juventude (44 pontos). O alviverde gaúcho diminuiu em Campinas, com Douglas aos 17 (1 a 2 Guarani). Segue Brasiliense 2 x 1 Vila Nova e Ceará 0 x 0 América-RN.

JUVENTUDE COM A CORDA APERTANDO!

Parece que o fim trágico fica com o Juventude. O alviverde sofre o segundo gol no início do segundo tempo, em Campinas, e o Guarani amplia para 2 a 0 (Adriano Gabiru, aos 2 minutos). Para piorar a vida dos gaúchos, o Brasiliense faz 2 a 1 no Vila Nova (Chimba aos 18) e o Ipatinga vence o Vasco por 1 a 0 (gol de Amilton, aos 12). Em Fortaleza, segue o empate por 0 a 0 entre Ceará e América-RN.

COMO SE SALVAR?
Ao Juventude só resta virar o placar diante do Guarani e torcer para que pelo menos o América-RN não fique em vantagem no placar (ou que Brasiliense ou Ipatinga sofram ao menos o empate).

JUVENTUDE VAI "REBAIXADO" AO VESTIÁRIO

Intervalo nos quatro últimos jogos da Série B 2009 e que definem o último time a cair para a Série C 2010. Por enquanto, o Juventude é quem vai fazer companhia para os já rebaixados ABC, Campinense e Fortaleza. O alviverde gaúcho perde, no Brinco de Ouro, em Campinas, para o Guarani (0 a 1, gol de Glauber aos 11 minutos).
Demais resultados parciais: Ceará 0 x 0 América-RN; Brasiliense 1 x 1 Vila Nova (Iranildo aos 34 para o Jacaré, empatando Ray aos 36) e Ipatinga 0 x 0 Vasco.

O ÚLTIMO CORTE


Imagem: www.conecteeducacao.com

Quatro jogos e um degolado. É o que resta para definir a Série B deste ano. Em 376 jogos até aqui realizados, foram 1049 gols (média de 2,78 por partida), um campeão antecipado, todos os quatro promovidos à elite conhecidos na penúltima rodada e outros três já rebaixados, um a um, desde a 35.a volta.
Neste sábado, curiosamente, dos quatro jogos que envolvem o quarteto a perigo (América-RN, Brasiliense, Ipatinga e Juventude), em três deles, há confronto direto com quem já subiu (o vice-líder Ceará recebe o Mecão; o campeão Vasco encara o Tigre do interior mineiro e o Guarani joga em casa contra o “ZR” alviverde gaúcho). Já o Jacaré vai estar diante de um tranquilo Vila Nova.

O QUE SERVE PARA CADA UM
AMÉRICA (contra o Ceará, no Castelão, 17h)
Vitória: se livra do rebaixamento
Empate e derrota: torce para derrota ou de Brasiliense ou Ipatinga ou empate do Juventude.
BRASILIENSE (contra o Vila Nova, na Boca do Jacaré, 17h)
Vitória: permanece na Série B em 2010
Empate ou derrota: torcer por derrota do Ipatinga ou empate do Juventude.
IPATINGA (contra o Vasco, no Ipatingão, 17h)
Vitória: foge da queda
Empate ou derrota: vai precisar de derrota do Juventude.
JUVENTUDE (contra o Guarani, no Brinco de Ouro, 17h)
Vitória: ainda vai ter que torcer para que um de seus concorrentes acima não vença.
Empate: se safa desde que o Ipatinga perca.
Derrota: cai automaticamente.