quinta-feira, 25 de março de 2010

A MÍDIA É ENGRAÇADINHA

Bloco esportivo do Jornal da Globo na quarta-feira, 24: em destaque, a derrota dos "grandes" (Vasco, Internacional, São Paulo e Corinthians) e o tropeço do Palmeiras. Não há o que contestar, vale exibir quem dá ibope. Deplorável é não ver sequer o gol da Portuguesa que ingressa novamente no G-4 do Paulista. O retorno da Lusa entre os quatro melhores "mereceu" uma breve citação quando se falava da derrota corinthiana.
Quinta-feira, 25 (ou madrugada de sexta-feira, 26) a chamada de bloco do mesmo Jornal da Globo: "e veja os gols dos campeonatos gaúcho e carioca. E também a vitória do Santos que fez quatro!". A classificação do Santo André e os campeonatos Baiano e o clássico entre Coritiba e Paraná são meras notas de rodapé.

ESNOBADOS
O Santo André venceu sete partidas consecutivas no Paulista, mas não mereceu destaque. Depois da marca quebrada, venceu outras duas vezes e garantiu classificação antecipada às semifinais da competição. Mas é o Santo André...
Já o Sport é o único invicto da temporada, lidera com folga o Pernambucano e favoritíssimo pra voltar à elite, em 2011. Mas o Leão não é o rubro-negro dos olhos da "mídia poderosa".

BEM FEITO
Pra quem reside fora do eixo, tem suas raízes desprezadas pelos poderosos, mas numa submissão provinciana ainda assim se rende ao torcer para os "Grandes". Baiano torce pra Baiano, Paranaense pra Paranaense, Goiano pra Goiano e Chinês pra Chinês. Cada um é livre pra expressar sua opção clubística e nem se trata aqui de fazer propaganda xenófoba ou promover atos de ufanismo. Apenas de despertar em cada um a necessidade de se autovalorizar.

POR QUÊ?
Porque um rubro-negro é hexa, enquanto outro não tem o devido respeito como legítimo campeão brasileiro de 1987. Porque fica a parecer que somente a torcida de um determinado clube promove atos de violência. Porque qualquer "estranho" que lidere uma competição ou vença algum "papão", aí é surpresa e a competição em disputa é suspeita.

E PORQUE...
é bom a mídia dominante (re)lembrar que quem faz a audiência dela é a grande parcela daqueles que torcem e/ou residem na região dos chamados clubes "inexpressivos". O Brasil é uma Nação de vários sotaques.

COXA NO SUFOCO

O Coritiba venceu o Paraná no clássico dos Segundões por 1 a 0, com gol de Ariel aos 41’ do segundo tempo. O Coxa teve dois gols anulados corretamente, colocou uma bola no travessão dois minutos antes do gol e ainda perdeu uma penalidade máxima (defendida pelo goleiro Juninho). O paranista defendeu três penalidades em uma semana, sendo uma em cada partida que disputou (contra Sport, pela Copa do Brasil, e diante de Toledo a Coritiba, pelo Paranaense). O Coxa lidera o octogonal com cinco pontos. O Tricolor está em 7.o, sem nenhum ponto ganho.

RAMALHÃO CLASSIFICADO
A três rodadas do final da primeira fase, o Santo André já garantiu sua vaga nas semifinais do Paulista. Com gols de Rodriguinho 10’ e Bruno César 23’ do 1.o; Rodriguinho aos 31’ do 2.o tempo, o Ramalhão venceu o Monte Azul por 3 a 0. Com 36 pontos, o vice-líder Santo André está com oito a mais que o 5.o colocado (Grêmio Prudente), porém este vai enfrentar a Portuguesa (4.o) e somente um dos dois pode alcançar o time do ABC Paulista.

TRICOLOR SEM SUSTO
O Bahia dispara na liderança do Grupo 4 das quartas de final do Baiano após a vitória por 3 a 0 sobre o Camaçari, fora de casa, com gols de Rodrigo Gral aos 19’, Lima 31’ e Maurício 34’, todos no segundo tempo. O Tricolor tem nove pontos e está a uma vitória de garantir a classificação às semifinais do Estadual.

GUARÁ FÁCIL
Mesmo com um time modificado, o já garantido para a segunda fase Guaratinguetá derrotou o Atlético Sorocaba por 3 a 0, em Sorocaba. O jogo foi pela 18.a rodada da A-2 do Paulista.

PRA RELAXAR

O Guaratinguetá entra em campo pela 18.a rodada da A-2 do Paulista fora de casa, contra o Atlético Sorocaba, às 20h. Já classificado para a fase final da competição, o Guará vai atuar com várias modificações em relação ao time principal com o objetivo de testar as opções do elenco.
PRA ESQUENTAR O OCTOGONAL
Coritiba e Paraná estreiam na segunda fase do Paranaense no clássico dos Segundões, às 19h30, no Couto Pereira. O Coxa entra no octogonal com dois pontos de bonificação por ter tido melhor campanha na primeira fase, além de mandar os sete jogos em seu estádio. O Paraná, que ficou em 4.o, vai atuar quatro vezes em casa e outras três fora. O clássico de hoje está inflamado por causa da vitória do Atlético-PR por 4 a 1 sobre o Corinthians-PR, resultado que faz o rubro-negro somar quatro pontos e quem não vencer hoje inicia a fase final em desvantagem.

PRA GARANTIR VAGA
Uma vitória diante do Camaçari (20h30, no Armando Oliveira, em Camaçari) e o Bahia fica próximo das semifinais do Baiano. O Tricolor foi beneficiado pelo empate por zero a zero entre Fluminense-BA e Feirense, na quarta-feira. O Bahia lidera o Grupo 4 com seis pontos.

PRA CHEGAR LÁ
Está tudo a favor do Santo André: na abertura da 16.a rodada, o concorrente direto na luta pela vice-liderança, o São Paulo, foi derrotado pelo Bragantino. E na noite desta quinta-feira, o Ramalhão tem como adversário o ameaçado de rebaixamento Monte Azul (e em casa). O jogo é às 19h30 no Bruno José Daniel e o Santo André tem a possibilidade de liderar o Paulista (desde que vença e o Santos perca para o Botafogo-SP, em jogo a ser realizado em Ribeirão Preto).

PRA CORRIGIR
Ontem foi postado neste blog que o Figueirense permanece na vice-liderança do returno do Catarinense. Na verdade, o Figueira cai para o 3.o lugar, atrás de Avai (líder) e Imbituba (vice).
Outra informação a ser corrigida é quanto ao local do jogo em que o Paulista derrotou o Corinthians por 1 a 0. Aqui fora escrito que o jogo foi realizado no Pacaembu, mas a partida aconteceu na Arena Barueri.