segunda-feira, 12 de julho de 2010

ADEUS ÁFRICA DO SUL


http://uolesporte.blog.uol.com.br/arch2010-07-11_2010-07-17.html#2010_07-12_19_06_31-10305746-0
Entre espanhóis e brasileiros, entre jabulanis e vuvuzelas, parabéns para Larissa Riquelme (que vem ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, a negócios). A musa paraguaia - e da Copa 2010 - merece destaque por ter feito seu marketing sem muito custo (e às custas da seleção do Paraguai).
Passada a borracha, limpada a lousa, vamos recarregar as baterias para a Série B. E nesta terça-feira a 8.a rodada vai ser toda ela disputada numa só noite. Acompanhe:

19h30
Brasiliense-DF x América-MG (estádio Serejão, em Taguatinga)

Sem vencer há quatro rodadas, o Jacaré tenta em casa desbancar o vice-líder da competição. Jogo crucial para os dois lados: o Brasiliense, com mais um insucesso, fica mais próximo da ZR; ao América-MG, cabe não deslilzar para evitar o risco de perder o lugar no G-4.
Duque de Caxias x Portuguesa (Engenhão, Rio de Janeiro)
Justamente quando o Dragão venceu sua primeira partida na Série B, a competição paralisou para o recesso da Copa. Vice-lanterna, o Duque tenta vencer a primeira como mandante. Já a Lusa espera retomar o fôlego e lutar por um lugar no G-4.

Figueirense x Vila Nova-GO (Orlando Scarpelli, Florianópolis)
Animado com duas vitórias seguidas (e há três jogos sem perder), o Figueira quer ingressar no G-4 aproveitando a maré ruim do adversário. O Tigre está em último e quer fazer do retorno da Copa a possibilidade de voltar a "morder" os concorrentes.

Ipatinga-MG x Sport (Ipatingão, Ipatinga)
Com os mesmos pontos do lanterna (3 pontos), mas em 18.o pelo critério desempate, o time do Vale do Aço vai tentar fazer do fator campo o seu trunfo para a reabilitação. Já o Leão da Ilha não quer perder o ritmo de recuperação alcançado nas duas últimas rodadas (e que antecederam a paralisação para a Copa).

21h00
Coritiba x Bragantino (Arena Joinville, Joinville)
Engrenado com as quatro vitórias seguidas, o Coxa pode assumir a ponta da classificação com uma vitória em Joinville (e torcer por tropeços de Paraná e América-MG). O Braga, que venceu apenas uma vez em 2010 fora de casa (pelo campeonato Paulista), busca os três pontos para não ficar ameaçado da ZR.

Icasa x Paraná Clube (Romeirão, Juazeiro Do Norte)
Encontro do surpreendente com o líder. O Verdão do Cariri quer fazer do fator campo o seu trunfo pois se deu bem (e muito bem!) nos dois últimos jogos disputados no Romeirão: bateu o Guaratinguetá por 3 a 0 e passou por cima do Bahia com um 4 a 0. O Tricolor da Vila quer comprovar que o intervalo para a Copa não reduziu o pique do grupo e que a liderança não aconteceu, até aqui, por acaso.
21h50
Ponte Preta x América-RN (Moisés Lucarelli, Campinas)
O duelo mais crítico da 8.a rodada em que estarão frente a frente um ameaçado e outro já no fio da degola. A Macaca está a um passo do abismo, em 16.o, com os mesmos seis pontos do adversário (o Mecão fica atrás no saldo de gols).

São Caetano x Santo André (Anacleto Campanella, São Caetano Do Sul)
No único encontro regional da noite, situações adversas entre os times dos "santos": o Azulão ambiciona um posto no G-4 (para isso basta uma simples vitória e torcer pelo tropeço de ao menos três de seus seis concorrentes diretos: América-MG, Coritiba, Náutico, Figueirense, Portuguesa e Bahia); já o Ramalhão recomeça na angústia de não cair mais na tábua de classificação pois está a apenas um ponto da área de risco.

Guaratinguetá x Bahia (Dario Rodrigues Leite, Guaratinguetá)
Embate de dois "desastrados": ambos perderam a chance de passar a Copa do Mundo no G-4. O Guará, que empatou em casa, na 7.a rodada, com o Bragantino, despencou e está em 9.o; já o Tricolor de Aço teve danos maiores pois foi derrotado pelo então lanterna (e saco de pancadas) Duque de Caxias, diante de sua torcida, e deixou escapar a liderança da Série B.
Náutico x ASA (Aflitos, Recife)
Curioso confronto entre dois times que vêm de uma reabilitadora vitória (Timbu fez 2 a 0 no Ipatinga, enquanto o ASA aplicou 3 a 0 no Icasa), após uma goleada sofrida na 6.a rodada (os pernambucanos haviam levado de 5 a 0 do São Caetano e os alagoanos levaram a maior surra do campeonato ao tomar 6 a 0 do Figueirense). O Náutico defende seu lugar no G-4 e o ASA segue no ritmo da reabilitação.

AQUI TEM "PAUL" (E FAZ TEMPO)
Os prognósticos dos "palpites do blog" não chegam aos 100 por cento de aproveitamento do "polvo vidente", mas rodada por rodada (e há varias temporadas) o blog arrisca os resultados dos jogos da Série B. E olha que a proporção de riscos de erros e acertos é bem maior do que duas simples caixinhas de acrílico com moluscos. Vamos lá (de volta)...
- Brasiliense quebra o jejum e vence o América-MG;
- Duque de Caxias perde para a Portuguesa;
- Figueirense retorna com tudo e derrota o Vila Nova;
- Ipatinga e Sport ficam iguais;
- Coritiba vai vencer a quinta seguida passando pelo Bragantino;
- Icasa surpreende o Paraná e vence mais uma em casa;
- Ponte Preta vai cair em casa para o América-RN;
- São Caetano e Santo André ficam no empate;
- Bahia desmonta o Guaratinguetá;
- Náutico e ASA vão empatar.

TRAUMA

O excesso de Copa do Mundo invadiu, hipnotizou, provocou uma enxurrada de informações que desviaram a atenção da realidade. Saem as vuvuzelas, a jabulani, as imagens em super-câmera lenta e as discussões sobre os erros de arbitragem. Mas que permaneçam em evidência as musas da Copa. E é certo que vai ficar o clima pré 2014 já que o próximo mundial vai ser por terras brasileiras.
Diante disso, o blogueiro tenta retomar aos poucos suas atividades normais e já com a responsabilidade de atualizar o "noticiadesegunda" pois neste dia 13 a Série B reinicia seus trabalhos. O trauma pós-Copa é tamanho que este blogueiro não quer ver por perto um mapa-múndi que seja. Amante de Geografia, por alguns dias vou "me divorciar" desta especialidade.

AOS POUCOS
Ao menos uma missão já foi cumprida no primeiro dia após a avanche "Copa 2010": já enviei o material de contribuição ao blog do Coritiba (globoesporte.com) mantido por Luiz Carlos Betenheuser Jr.

DESENFERRUJANDO
Entre amistosos e torneios, os Segundões se preparam até os últimos dias do recesso da Copa do Mundo.
No sábado, 10, a Ponte Preta empatou em casa com o Atlético-MG por 1 a 1. O Guaratinguetá foi goleado pelo Botafogo-RJ por 4 a 1. Pela Copa do Nordesde, o América-RN perdeu por 2 a 1 para o Vitória; o Náutico ficou no empate por 1 a 1 com o rival Santa Cruz. Nesta competição o mais bem colocado entre os Segundões é o Náutico (que está no G-4, em 4.o, com 15 pontos). O Bahia é o 9.o (11 pontos) enquanto o América-RN está em 12.o (nove).