sábado, 8 de maio de 2010

CAMPEÕES AFUNDAM; “DERROTADOS” SURPREENDEM

Os três campeões Estaduais que estrearam neste sábado decepcionaram. Sport (penta Pernambucano), Coritiba (que levou o Paranaense por antecipação) e Icasa (que volta à elite do Cearense após conquistar a 2.a divisão) não fizeram jus à condição de campeões com derrota na largada da Série B para os “perdedores” Brasiliense (que deixou escapar o hepta no Distrito Federal), Náutico (que perdeu o segundo jogo da final do Pernambucano) e Santo André (que foi vice no Paulista), respectivamente.
No estádio dos Aflitos, o Náutico fez o “jogo dos favoritos” contra o Coritiba e se deu bem ao fazer 3 a 1. No Serejão, em Taguatinga, o Brasiliense venceu o Sport por 2 a 1. Em Fortaleza, o Santo André venceu o Icasa por 2 a 1.

O “NOVO” PARANÁ
Um“desacreditado” que surpreendeu foi o Paraná que passou por cima do Ipatinga – que vinha como sensação por ser vice no Mineiro – e aplicou 3 a 0. No encontro de “sem títulos”, o Figueirense se deu bem sobre o São Caetano ao bater o Azulão por 1 a 0. O Guaratinguetá, que subiu para a elite do Paulista, fez o último jogo da rodada à noite e passou pelo Duque de Caxias por 3 a 1.

DETALHES DOS JOGOS
BRASILIENSE 2 x 1 SPORT
Gols: Santiago, aos 12min, e Daniel Paulista (Sport), aos 40min do primeiro tempo; Aloísio, aos 40min do segundo tempo.

NÁUTICO 3 x 1 CORITIBA
Gols: Bruno Meneghel, aos 45 minutos do primeiro tempo; Geílson, aos 3 min; Marcos Paulo (Coritiba), aos 11min e Bruno Meneghel, aos 12 min do segundo tempo.

SÃO CAETANO 0 s 1 FIGUEIRENSE
Gol: Roberto Firmino aos 18 min do segundo tempo.

ICASA 1 x 2 SANTO ANDRÉ
Gols: Branquinho aos 4min,  Ale aos 22min e Guto (Icasa) aos 40 min do segundo tempo.

PARANÁ 3 x 0 IPATINGA
Gols: Leandro Bocão, aos 14 min; Marcelo Toscano, aos 35 min do primeiro tempo; Leandro Bocão, aos 5 minutos do segundo tempo.
 
GUARATINGUETÁ 3 x 1 DUQUE DE CAXIAS
Gols: Leandro aos 5min; Renato Peixe aos 18min e aos 39 min do primeiro tempo;  Jougle (Duque) aos 40min do segundo tempo.


NEM SÃO CAETANO, NEM JUAZEIRO DO NORTE
Ao menos na abertura da Série B o ABC paulista e a terra de Padim Ciço ficaram sem assistir a estreia de seus times. O São Caetano precisou mandar seu jogo no Canindé porque a CBF vetou o Anacleto Campanella, pois de acordo com a entidade não havia sido entregue o Laudo de Vistoria de Engenharia ( o documento é exigência do Ministério do Esporte para a realização de eventos esportivos no país). Já o Icasa teve que atuar no Castelão, em Fortaleza, por determinação do Ministério Público que vetou o estádio Romeirão por não atender as exigências mínimas para realização de um jogo numa competição de âmbito nacional.
 
VAZIOS
Mesmo sem o fornecimento de renda e público, as arquibancadas quase vazias atestavam o pequeno número de torcedores no Canindé. No Castelão, apenas 481 pessoas pagaram ingresso.

ENCONTRO DE “REBAIXADOS” É DESTAQUE DO SÁBADO DE SEGUNDA

Seis jogos completam a primeira rodada da Série B, sendo cinco com início às 16h10 e um à noite (Guaratinguetá x Duque de Caxias, às 21h). Chama a atenção o encontro de dois recém times vindos da elite de 2009: o Náutico recebe o Coritiba, nos Aflitos, em Recife. O Timbu “emenda” a semana que lhe foi decisiva e traumática após perder o título Pernambucano para o rival Sport, na última quarta-feira. O Coxa entra em campo sem ter do que reclamar em termos de cansaço, pois seu último jogo oficial foi há duas semanas pelo Paranaense (que conquistou por antecipação, no dia 18 do mês passado).
Nos outros jogos, o Sport vai em ritmo de festa (motivada pelo pentacampeonato de Pernambuco) enfrentar o abalado Brasiliense (que desperdiçou o hepta no Distrito Federal), em Taguatinga.
Em Curitiba, no Durival de Britto, o Paraná tenta se recuperar de um início de temporada negativa (foi apenas quarto no Estadual) diante do confiante Ipatinga (vice do Mineiro).
No Canindé, em São Paulo, o São Caetano mede forças com o Figueirense (os dois times ficaram perto – mas apenas isso – nas competições que disputaram: o Azulão não levou o Troféu do Interior do Paulista e o Figueira ficou de fora da decisão do Catarinense).
Em Juazeiro do Norte, o recém-promovido Icasa estreia na condição de campeão Cearense da 2.a divisão contra o vice-campeão Paulista Santo André.
No jogo noturno, outro caçula que joga em casa é o Guaratinguetá (que subiu para a elite do Paulista em 2011) diante do Duque de Caxias (cuja atuação foi pífia no Estadual do Rio).

O BLOG DÁ SEUS PALPITES
16h10
Serejão
Brasiliense x Sport
- É confiar no ânimo dos rubro-negros: vitória do Sport.

16h10
Durival de Britto (Vila Capanema)
Paraná x Ipatinga
- Os mineiros vão arrancar um empate na casa do adversário.

16h10
Aflitos
Náutico x Coritiba
- Jogo pra atormentar qualquer palpiteiro de plantão. De raspão, dá pra apostar no Timbu (algo como 34% de chances de vitória, contra 33% de empate e outros 33% para os Coxas).

16h10
Canindé
São Caetano x Figueirense
- Figueira ganha!

16h10
Castelão
Icasa x Santo André
- Apesar da festa dos cearenses, o Ramalhão leva fácil.

21h
Dario Leite
Guaratinguetá x Duque de Caxias
- Provavelmente mais uma goleada na primeira rodada, evidentemente que a favor do Guará.

CAIU A MÉDIA

Em comparação com a abertura da primeira rodada de 2009, a edição atual da Série B apresentou marca menor em gols nos quatro jogos disputados. No ano passado foram dez bolas nas redes em quatro encontros (média de 2,5 por partida), enquanto ontem oito gols foram anotados em quatro partidas (2 gols/jogo).

GOL CONTRA "ABRE" SÉRIE B 2010; BLOG É QUASE 100%

Júnior Paulista, do Vila Nova, foi o primeiro a balançar as redes na competição. Só que a favor do adversário. O jogador fez o primeiro da Portuguesa na goleada de 4 a 1, na noite de ontem, no estádio do Canindé. O gol anotado aos 29 minutos do primeiro tempo foi sucedido por outros três da Lusa (no segundo tempo com Luiz Carlos e duas vezes por parte de Héverton), enquanto Cazarine diminiui para o Tigre. Destaque do jogo foi o goleiro Andrey, do time do Canindé, que momentos antes do jogo iniciar, foi anunciado como titular para substituir Fábio, que no período da tarde havia acertado sua transferência para o Goiás.

APERTADO
O Bahia, mesmo com dois jogadores a mais, conseguiu superar o América-RN apenas com um gol de pênalti (Rodrigo Graal aos 18' do segundo tempo). A demonstração de que o Tricolor de Aço não convenceu é que o goleiro Fernando precisou intervir por duas vezes em jogadas agudas do time potiguar. Enquanto a torcida presente no estádio de Pituaçu vaiava o Bahia, o técnico Renato Gaúcho amenizava o mau desempenho com elogios ao América-RN. “É difícil jogar com uma equipe que está bem armada, que faz uma retranca muito grande", disse ao portal UOL.

CAÇULAS EMPATAM EM CASA
Nas outras duas partidas que abriram a Série B 2010, ficou tudo igual no jogo em que o ASA recebeu a Ponte Preta e no encontro do América-MG com o Bragantino. Em Arapiraca, o vice-campeão Alagoano estreou na competição com casa cheia e pressionando desde os minutos iniciais do primeito tempo. Mas quem abriu o placar foi a Ponte, já no segundo tempo, com Marcelinho, aos 15 minutos. O Fantasma chegou ao empate com Ciel, aos 35'. No Mineirão, o América-MG retornou à Série B após seis anos (fora rebaixado em 2004) num empate de 0 a 0 com o Bragrantino.

TRÊS ACERTOS EM QUATRO JOGOS
O blogueiro arriscou que...
- A Portuguesa não teria dificuldades para derrotar o Vila Nova. E a Lusa atropelou por 4 a 1. Ponto!!!!
- O Bahia, mesmo com desconfiança da galera, superaria o América-RN. E deu Tricolor 1 a 0 . Ponto!!!!
- ASA e Ponte Preta ficariam iguais em Arapiraca. E o placar foi de 1 a 1. Ponto!!!
O único erro foi...
- No empate por 0 a 0 entre América-MG e Bragantino (o blog apostou no Coelho).