sábado, 8 de março de 2008

DIA INTERNACIONAL DA GALERA FÉ, MENINA!

Dia Internacional da Mulher. O "noticiadesegunda" abre espaço para torcedoras de primeira, torcedoras para sempre. Elas, as mulheres que embelezam o estádio seja pela sua estética mas, principalmente, pela ternura ao demonstrar o seu amor pelo seu clube. Eu, como idealizador deste espaço, precisava homenagear as fiéis torcedoras. Deixei que elas falassem por elas mesmas. Foram mantidos contatos com moderadoras das torcidas femininas no Orkut dos 20 "segundões". Responderam as torcedoras de América (RN), Bahia, Ceará, Criciúma e Vila Nova. Compreendo a ausência de outras 15 declarações pois o tempo entre a mensagem e o fechamento foi curto demais. A declaração sincera destas cinco apaixonadas se espalha para as torcedoras tanto dos outros 15 "segundões" bem como para aquelas que torcem por times de "primeira" ou de "terceira". O amor não tem divisão, é para sempre!


PELO CEARÁ, A SENSIBILIDADE FEMININA
"Ser Ceará não se explica. O Ceará não se define. O Ceará não se escreve. O Ceará apenas se sente. A Alvinegridade da Fiel Torcida Preta e Branca é daqueles sentimentos que nos dá uma sensação de orgulho, fé, amor, devoção. O Ser Preto e Branco é estado de espírito. Bem aventurados os que podem dizer: "Eu sou VOZÃO. Eu sou preto e branco. Eu sou Alvinegra. Eu sou fiel. Eu sou CEARÁ!".
Por Raquel Parente, torcedora do Ceará.



BAHIA, UM AMOR EM MUITAS PALAVRAS
Ser torcedor do Bahia é diferente. E essa minha afirmativa só pode ser compreendida, de fato, pela nação tricolor, acredite. Torço pelo Bahia desde que me deparei com o futebol pela primeira vez. Admirei, desde o início, a história do time; o destaque que este sempre teve no estado e no país e, principalmente, fiquei encantada com a inIgualável torcida do Esporte Clube Bahia. Nunca vi algo semelhante. As cores vibram, o coro de cantos e gritos ecoam pelos corações, a pele arrepia, dá para perceber que é sentimento puro, verdadeiro. Essa torcida não tem meros torcedores. São apaixonados, fanáticos, que amam o time exacerbadamente. Vou ao estádio desde pequena (4 anos) e, até hoje (18 anos), não consegui traduzir através de palavras o que é, ou o motivo, para essa minha relação de amor e paixão ferrenha pelo tricolor de aço, mas posso dizer que vai além de uma simples paixão ou admiração por um time. É um misto de sensações e sentimentos indescritíveis, o que me encanta e me faz amar o fato de ser torcedora do Bahia, cada dia mais. Não existe um motivo isolado que explique o porquê de eu ser uma torcedora do tricolor baiano, costumo dizer que nasci tricolor, mas há uma frase que expressa tudo isso que acabei de escrever: "Só quem é Bahia sabe entender a razão desta paixão." Fernanda Varela, torcedora do Bahia.



CRICIÚMA, PAIXÃO FEMININA QUE NÃO PÁRA
"Sou torcedora do Criciúma há mais de 4 anos, a influência veio de meu pai. Série A, B, ou C, nunca desistimos, mesmo quando tudo parecia perdido, estávamos lá apoiando. O time faz por merecer a torcida que possui, surpreendendo a cada jogo, é sempre uma nova emoção, lutando até o último segundo mostrando garra e força. A torcida feminina vem crescendo e se desenvolvendo, a presença feminina no estádio Heriberto Hülse, e até mesmo nos jogos fora de casa, aumenta a cada partida. São desde senhoras até menininhas acompanhadas de seus pais. Possuímos uma comunidade no Okut direcionada às nossas torcedoras, com cerca de 848 membros, nossa meta para 2008 é atingirmos ao número de mil pessoas. Neste espaço discutimos sobre os jogos, nos organizamos para divulgá-los, falamos sobre a violência nos estádios, entre outros assuntos. A Torcida feminina agradece a oportunidade.
Vanessa Freitas, torcedora do Criciúma.



DECLARAÇÃO DE AMOR INCONDICIONAL POR UMA VILANOVENSE
"Por que torço para o Vila Nova? Devo confessar que é uma pergunta difícil. Difícil porque não se trata apenas de torcida, quando falo em Vila Nova, falo de amor. Poderia simplesmente dizer que é um legado de família: minha avó que ensinou pra minha mãe que me ensinou (porque por incrível que pareça, na minha família somente as mulheres gostam de futebol). Mas não é bem assim, porque nem tudo que os pais ensinam, os filhos seguem. Nem mesmo os mais conceituados filósofos conseguiram dar um conceito para a palavra “amor”. Quem sou eu então para tentar explicar? Amo o Vila Nova de uma maneira incondicional. Na vitória ou na derrota, quer seja aqui em Goiânia ou no interior, estou com ele onde e como ele estiver. Não importa qual seja a diretoria, a comissão técnica ou os jogadores que o compõem. Estes vêm e vão, mas o meu Vila estará sempre ali, no mesmo lugar, e pra sempre no meu coração. Só de poder ir ao Estádio e poder gritar (juntamente com mais de 30 mil fanáticos como eu): “VILA, EU TE AMO!”, pra mim já é o bastante.
No final das contas, sempre que fazem uma pergunta dessas a um vilanovense, certamente ele usará uma frase clichê, mas que diz mais que um livro tentando explicar tal sentimento: “Tenho por esse TIME uma PAIXÃO. Pelo SERRA DOURADA, minha segunda CASA. Por essa CAMISA, minha segunda pele. Pelo nosso HINO uma ORAÇÃO. Pelo nosso escudo, uma DEVOÇÃO. VILA NOVA, o mínimo que posso te oferecer é minha própria VIDA!”. Deu pra imaginar não é?"
Mônica Parreira. [PRA SEMPRE VILANOVENSE, louca e apaixonadamente].


MECÃO, AMOR QUE VEM DESDE CEDO!!!
O amor pelo América vem de berço...A minha família é americana e esse amor vem passando de geração pra geração, mas é claro que quando crescemos temos o nosso direito de escolha e no meu direito só tive a confirmação desse amor pelo time que é o orgulho do nosso estado no futebol profissional. O América tem uma linda história de glórias e títulos importantes como os estaduais, o campeonato do Nordeste e também os vice campeonato da série B e da série C e suas passagem pela série A que trouxeram muitas felicidades aos corações americanos apesar de não ter conseguido se manter no futebol da elite, já que as dificuldades são muitas para os times do nordeste que infelizmente ainda ficam abaixo da realidade do futebol brasileiro, e é por isso que, como canta a nossa torcida: Mecão é minha vida, Mecão é minha história, Mecão é meu amor.
Airllys F. de La Salles, torcedora do América (RN).


QUE TODOS OS "HOMENS" LEIAM E REFLITAM!
A apaixonada Mônica Parreira, ao responder sobre a razão de torcer pelo seu Vila Nova, não somente expressou o que sente pelo seu time, como emendou com um comentário para que "os chamados do sexo forte", principalmente para aqueles que fazem da arquibancada um campo de guerra, e aos que nos bastidores prejudicam o futebol, que torcer é simples. É leve, sensível, delicado. Feito o amor de uma mulher.
"Cada ano que passa, o machismo parece estar se enfraquecendo. Cada vez mais vejo mais mulheres presentes no Estádio, torcendo para seu time do coração. Ainda existem aqueles que insistem em fazer tais perguntas, como: “Você entende mesmo de futebol? Então me fala o que é impedimento... E escanteio, você sabe?”. Eu respondo sempre que me perguntam, mas só quem é mulher mesmo é capaz entender a frustração que sinto em ouvir umas perguntas dessas.
Tenho meu espaço para comentar sobre futebol na comunidade do Orkut: “Vila Nova F. C. [oficial]”, vulgo OrkuTigrão. Lá é composto por uma maioria masculina, porém, as mulheres marcam presença, e nossos comentários sempre são levados muito a sério. Fui a escolhida para responder essa pergunta (tão difícil) representando meu time, por isso, não poderia deixar de parabenizar a todas as Vilanovenses, minhas amigas queridas, por esse dia tão especial.
Quero aproveitar a oportunidade e o espaço para também parabenizar todas as demais mulheres guerreiras, que assim como eu, nunca abandonam seus times. Não importa qual o brasão que vocês defendem, só pelo fato de eu poder imaginar que o amor que sinto pelo Vila Nova provavelmente é o que vocês sentem pelo time de vocês, já é o suficiente para de alguma forma estarmos unidas nesse dia tão especial.
Parabéns a todas as mulheres assim como eu: apaixonadas por futebol, loucas pelo seu time.
Obrigada pelo espaço, Luciano".

(imagem: www.universohq.com)