domingo, 7 de março de 2010

O OSCAR NÁO FOI PARA...

... quem é, essencialmente, “de primeira”. Das nove indicações, o favorito (e “de elite”) “Avatar” levou apenas três estatuetas. O melhor filme ficou para o “desacreditado” “Guerra ao Terror” (algo como um “time de Segunda entre as ‘grandes produções’”).
ELLAS (COM DOIS 'Ls' MESMO)
No Dia Internacional da Mulher – que feliz coincidência – os prêmios tiveram endereço condizente com a data: Sandra Bullock (melhor atriz) e Kathryn Bigelow (direção). A atriz comprovou que não é apenas uma “bela e engraçada que encarna papéis ‘fáceis’ e ‘cômicos’” e ganhou justamente no ano em que seu personagem a qualificou para outro estilo do cinema (em “Um Sonho Possível”). A diretora Bigelow levou a estatueta pelo seu “Guerra ao Terror” na primeira vez que o Oscar é conquistado por uma mulher nesta categoria.

OK, ‘LOS HERMANOS’ VENCERAM
Os argentinos levaram na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” com “O Segredo dos Seus Olhos”. É a segunda vez que um filme da Argentina conquista o Oscar (a primeira foi em 1986 com “A História Oficial”, justamente no ano em que aquele país viria erguer a Copa, no México). Supersticiosos... nem ousem pensar nada!

ARQUIBANCADA SUBSTANTIVO FEMININO
Lembro quando nas décadas de 1970/1980 a presença de uma mulher nos estádios era motivo pra alarido dos marmanjos. Sem exagero, a proporção era acima de “dez por um”, no máximo a filha acompanhada do pai assistia a um jogo ao vivo. O torcedor que ousava levar a namorada como companhia era tido como “consciente das conseqüências” (gracejos, xingamentos e perturbação).
Ainda bem que o tempo passou e a mentalidade da galera evoluiu. Desde os anos 1990, sensivelmente por um momento, e tal qual uma revolução feminina das arquibancadas, os estádios ganharam a beleza das torcedoras. São mães, mulheres, filhas, amigas, senhoras, adolescentes, garotinhas, enfim, toda e qualquer “condição” que elas encampam e seguem firmes no propósito de torcer.
Não foi o futebol que na visão machista chegou até a cozinha. Foi o esporte que evoluiu e acolheu esse contingente de torcedoras que entendem “do babado”. Elas sabem torcer, discutir, avaliar, opinar, entendem de tática, sabem de cor a escalação do time, estão informadas a respeito do adversário e atentas aos resultados da rodada.
Obrigado mulheres por povoarem os estádios. O toque feminino tira aquele peso de local que mais parecia uma arena medieval com tanto homem pra tudo quanto lado e  degrau de arquibancada. Afinal, arquibancada está no feminino. Felizes todos os dias às mulheres.

POR ISSO QUE ELA É LÍDER
Quer melhor definição de uma torcedora do que por ela mesma? Recebi a declaração de amor de uma internauta pelo seu time que “só podia ser coisa de mulher”: com pureza, emoção e delicadeza. Carolina Braghirrol é torcedora do Santo André, tem 19 anos é estudante. Em destaque, o que essa “torcedora/mulher” expressa sobre o Ramalhão:

“Sou filha do torcedor-símbolo do E. C. Santo Andre ! Faço parte do núcleo feminino na TFA (Torcida Feminina Andreense) e estou presente em todos jogos demonstrando meu amor,provando que lugar de mulher é nem todo lugar ! Em nosso sangue corre a cor azul e branco!!!!!! O meu lema é O JEITO FEMININO DE AMAR O SANTO ANDRE!”.

(nota do blogueiro: tal qual a mulher que tem muito a ensinar aos “marmanjos”, a torcedora do time sensação do campeonato Paulista tem a fineza de me escrever: “Espero que eu tenha expressado o meu grande amor pelo meu time!”). Sim, Carolina, você foi mais do que perfeita (ao estilo Santo André de ser).

TUPI AMIGO
O time de Juiz de Fora derrotou, ontem, o Cruzeiro por 3 a 2 e fez um bom serviço para o Ipatinga. Assim, o Tigre que é vice-líder está com dois pontos apenas atrás da Raposa.

EMPATES CAMARADAS
O placar de 1 a 1 nos jogos entre Itumbiara x Santa Helena e Trindade x Morrinhos, pelo Goiano, foram de “grande valia” para o Vila Nova. Sim, o Segundão caiu uma posição (7.o com 14 e mesma pontuação do 8.o Itumbiara) e não cai para a zona de risco. Mas é bom voltar a vencer (coisa que não acontece há quatro jogos) e ficar atento, pois os “ameaçados” Morrinhos (9.o) e Canedense (lanterna), estão com 13 e 12 pontos respectivamente.

SANTO ANDRÉ VITIMOU MAIS UM

Agora o Botafogo-SP foi a “bola da vez” (ou a sétima a cair diante do Ramalhão). O Santo André goleou o time de Ribeirão Preto, por 4 a 1 (e de virada), tirou o adversário do G-4 e se firma cada vez mais na vice-liderança do Paulista. Após levar um susto no final do primeiro tempo, o time do ABC empatou antes do intervalo com Bruno César aos 46 minutos. No segundo tempo, funcionou o “rolo compressor” que marcou com Branquinho (16’), Ricardo Conceição (33’) e Nunes (37’). O Santo André, com 30 pontos, está com dois a menos que o líder Santos, seis à frente do 3.o (São Paulo) e oito de vantagem sobre o primeiro fora do G-4 (o rival de hoje, Botafogo, em 5.o).
COXA EMPATA E É QUASE SUPER
O Coritiba empatou com o Atlético-PR por 1 a 1, na Arena da Baixada, pela 11.a rodada do Paranaense e continua na liderança com quatro pontos acima do vice-líder (26 contra 22 do rival de hoje). O alviverde saiu em desvantagem no primeiro tempo e chegou ao empate por meio de Marcos Aurélio, aos 32 do segundo tempo, numa cobrança de falta. Faltam duas rodadas para o encerramento da primeira fase e o Coritiba precisa de apenas uma vitória para conseguir o supermando no octogonal decisivo (mandar os sete jogos em casa e o bônus de dois pontos na fase derradeira do Estadual).

PONTE RUIU
E mais uma vez em casa (a terceira seguida). Desta vez o algoz foi o São Paulo que bateu a Macaca por 2 a 0. Com a derrota, a Ponte Preta cai para 10.o, com 18 pontos.

INTERVALO

Vida nada boa para os três Segundões que jogam no início da noite de domingo. O Coritiba, apesar de ter feito melhor primeiro tempo, perde para o rival Atlético-PR por 1 a 0 na Arena da Baixada. Em Campinas, a Ponte Preta está sendo derrotada pelo São Paulo por 2 a 0. E nem mesmo o “impossível” Santo André vai bem: empata em casa com o Botafogo-SP por 1 a 1 (e precisou ir atrás do adversário pois levou o primeiro gol do jogo). Que venham as viradas (a favor dos Segundões, evidentemente).
LUSA E AZULÃO CEDEM NO FINAL
A Portuguesa deixou escapar a vitória, enquanto o São Caetano permitiu a derrota no finalzinho da partida. No Canindé, com gol de Éverton aos 14 minutos de jogo, a Lusa vacilou e deu espaço para o Santos empatar aos 44 do segundo tempo. O Azulão, em Barueri, mas com mando de jogo a seu favor, levou o gol derradeiro do Corinthians aos 41’ do segundo tempo e desperdiçou a chance de figurar no G-4.

BAHIA CONHECE ADVERSÁRIOS
Com gols de Abedi, Nem e Raphael Luz, o Tricolor fez 3 a 1 no Colo-Colo na conclusão da primeira fase do Baiano, em Pituaçu. O Tricolor, que jogou “para o gasto” (pois já estava com a liderança garantida no Grupo 2), ficou de olho nos seus adversários para as quartas de final da competição que serão Camaçari, Fluminense (Feira) e Feirense. Os jogos na próxima fase serão em quadrangular ida e volta.

JACARÉ PERTO DO QUADRANGULAR
O Brasiliense venceu o Gama por 2 a 0 e estabeleceu duas marcas para a história do clássico: desempatou o número de vitórias (14 contra 13, além de 12 empates) e tem o meia Iranildo como personagem dos encontros, pois hoje marcou seu décimo gol (o segundo da partida) na história dos jogos entre os dois maiores rivais do Distrito Federal. O primeiro gol do Jacaré foi marcado por Vanderlei. O Brasiliense agora é o vice-líder com 20 pontos e próximo de uma vaga no quadrangular do Candangão.

DUQUE VENCE E CHEGA JUNTO
O Tricolor da Baixada se deu bem ao vencer, em casa, o Tigres por 2 a 1. Com a mesma pontuação do vice-líder Fluminense (6), o Duque de Caxias só está em 4.o por causa do saldo de gols.

LEÃO DONO DE PERNAMBUCO
Invicto em 2010 e cada vez mais líder. Com três gols do meia Eduardo Ramos e um do atacante Ciro, todos no segundo tempo, o Sport bateu o Porto por 4 a 0 neste domingo, fora de casa, e se isolou ainda mais na ponta do Campeonato Pernambucano. Agora, a diferença para o segundo colocado – o próprio Náutico – é de sete pontos, restando oito rodadas para o término da primeira fase.
(texto: UOL Esporte – São Paulo)

GUARÁ IMPECÁVEL
O Guaratinguetá passou fácil pelo Guarani ao vencer por 3 a 0 no Dario Leite. Leandro Fonseca aos 31 minutos do primeiro tempo, Lúcio Flávio aos 17 e Fábio Silva aos 30 minutos da etapa complementar marcaram na vitória do Garça que chega aos 26 pontos e volta à quarta posição do A-2 do Paulista.

SEGUNDÃO A VER NAVIOS (E TIMÃO)
O América-RN tinha tudo para ser o primeiro time da Série B 2010 a levantar um título (no seu caso, a Copa Rio Grande do Norte/1.o turno) e de garantir um lugar na final de um Estadual. Tinha, pois não contava com o ímpeto e superação do Corinthians de Caicó, que em casa, no jogo de volta, alcanço a vantagem inicial do Mecão (havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1) e venceu por 2 a 0, neste domingo. Com este resultado, o time do interior tem lugar garantido na decisão do Potiguar, enquanto que ao América-RN resta buscar o título do 2.o turno.

O PRIMEIRO DA TARDE

O Paraná suou mas conseguiu abocanhar três pontos fora de casa (e que lhe valeram o retorno à área de classificação do Paranaense). Jogando em Prudentópolis (208 km de Curitiba), o Tricolor venceu o Serrando por 1 a 0 (gol de Everton aos 11 minutos do primeiro tempo). O resultado foi o suficiente para que os paranistas saiam do sufoco e voltem a respirar aliviados e certos de que estão mais para o octogonal do que para o risco de rebaixamento (vai a 5.o provisoriamente, com 17 pontos).

MECÃO PODE ESTREAR O PÓDIO EM 2010

Vale até derrota por um gol de diferença! O América-RN está prestes a ser o primeiro time da Série B 2010 a levantar um título na atual temporada. Os “Segundões” já tiveram a chance de subir no topo com o caneco na mão nos Estaduais do Rio (Taça Guanabara, com o Duque de Caxias) e de Santa Catarina (Figueirense), mas não tiveram êxito. Nos demais campeonatos, nenhuma decisão por enquanto (estão ainda na fase classificatória). O Mecão venceu a primeira partida da decisão, na quarta-feira, 03, por 3 a 1 e tem larga vantagem para garantir seu lugar na decisão do Potiguar. O técnico Francisco Diá tem três desfalques: o zagueiro Édson Rocha (que levou o terceiro amarelo na primeira partida da decisão do turno), além dos ainda não liberados pelo departamento médico Júlio Terceiro (voltante) e Róbson (zagueiro).
De acordo com o site do clube, dois ônibus estão garantidos para levar a torcida americana até Caicó (262 Km de Natal). Um dos carros foi fretado por uma organizada e outro por um torcedor do clube.
Um trio “estrangeiro” vai comandar a decisão: a arbitragem vai ser do paulista Sálvio Spíndola Fernandes (FIFA) tendo como auxiliares os cariocas Hilton Moutinho Rodrigues e Dilbert Pedrosa Moisés. A indicação de árbitros de fora do Rio Grande do Norte foi um pedido da diretoria do América-RN.

COXA PELO SUPERMANDO
O Coritiba tem diante de seu maior rival, o Atlético-PR, na Arena da Baixada (19h30), a missão de garantir a liderança na primeira fase do Paranaense e confirmar a vantagem em mandar todos seus jogos do octogonal em seus domínios. É o tal “supermando” que gera reclamações e críticas desde o Estadual de 2009 (em que o primeiro colocado da fase inicial joga todas em casa, na etapa derradeira da competição, além de ter dois pontos de bonificação).
A “novidade” fica para as arquibancadas (e porque não dizer também pra fora do estádio) com o veto às torcidas organizadas ou a qualquer menção feita às facções (faixas, camisetas, bandeiras). A segurança foi reforçada dentro da Arena e também nas imediações a fim de evitar alguma revolta por parte das torcidas.

PARANÁ EM MAIS UMA “DECISÃO”
A rotina do Tricolor é mais uma interminável sina. Quando tudo parece clarear pelos lados paranistas, basta um resultado atípico para que seja ligado o sinal de alerta. O Paraná, há duas semanas, havia vencido o clássico contra o Coritiba e depois goleado o Cerâmica pela Copa do Brasil. Porém, na rodada anterior do Paranaense o empate por 1 a 1, com o Cascavel, em casa, estremeceu as bases no clube que volta a ficar duplamente a perigo na tábua de classificação (corre risco de não ir para o octogonal e de figurar na zona de rebaixamento).
Hoje, contra o Serrano, às 15, em Prudentópolis, o Tricolor vai fazer um “confronto direto “ diante de um adversário desesperado pra sair do lodo. Para piorar – para os dois – o Operário, de Ponta Grossa, venceu ontem (2 a 0 ao Corinthians-PR) e se distancia de ambos.

AO SPORT, O PROBLEMA É DOS OUTROS
Já não bastasse a confortável liderança no Pernambucano, o Leão inicia a rodada do Pernambucano “assistindo” a derrapada do rival Náutico (que empatou em casa por 4 a 4 com o Ypiranga). Hoje, o rubro-negro defende a ponta (e busca maior vantagem) contra o Porto, às 17h, em Caruaru. O Sport tem 29 pontos e pode ficar até a sete de vantagem em relação ao vice-líder (ou Cabense ou Náutico).

GUARÁ NO JOGO DOS OPOSTOS CONTRA “EX-SEGUNDÃO”
Em 2009, o Guaratinguetá caiu da 1.a para a 2.a divisão do Paulista, porém subiu da Série C para a B do Brasileiro. O Guarani fez o mesmo caminho do Guará no Estadual do ano passado e também subiu no Nacional (foi promovido da Série B para a A).
A partir das 15h, pelo Paulista da A-2, os dois times fazem o “encontro dos opostos”. O Guaratinguetá, com os resultados da 14.a rodada iniciada ontem, está em 6.o, com 23 pontos, e pode retornar ao 4.o posto com uma vitória sobre o Bugre.

SOSSEGO BAIANO
O Bahia joga literalmente para cumprir tabela. Líder garantido do Grupo 2, com 21 pontos, e sem ter como ser alcançado, o Tricolor entra em campo, às 16h, em Pituaçu, moderado para enfrentar um já batido Colo-Colo (que vai disputar uma repescagem contra o rebaixamento). Pelos lados de Pituaçu o compasso é de espera pelo adversário das quartas-de-final do Baiano.

VALE TUDO
O Brasiliense tem um clássico especial com o Gama, às 16h, na Boca do Jacaré: além de contabilizar mais um jogo contra o tradicional rival, defende seu lugar no G-4 e luta por melhor posição na área de classificação num confronto direto. O Jacaré tem 17 pontos e está em 4.o, enquanto o arqui-inimigo é o 3.o, com 18. Quem vencer pode assumir a vice-liderança do Candangão.

A SAGA DO DUQUE DE CAXIAS
O Tricolor da Baixada Fluminense inicia a sequência de jogos “longe” dos grandes (só tem pela frente o Vasco, na 8.a rodada) diante do Tigres, às 17h, no Marrentão, pela 3.a volta da Taça Rio. Com 3 pontos e em 7.o no grupo 1, o Duque de Caxias precisa pontuar pra antes pensar em fugir do rebaixamento e, quem sabe, sonhar com uma vaga nas semifinais da segunda fase do Estadual.

LUSA E O LÍDER
A Portuguesa tem duas missões a cumprir, a partir das 17h, no Canindé: além de derrotar o Santos para cutucar o G-4, também frear o ímpeto do adversário e “favorecer” o “Segundão” Santo André, vice-líder.
A Lusa pode figurar entre os quatro melhores com o apoio de outro “time da Série B 2010”, a Ponte Preta, que se vencer o São Paulo (19h30, no Moisés Lucarelli), deixa tudo embolado na quarta posição (a Macaca teria, então, os mesmos 21 pontos da Portuguesa e do Tricolor do Morumbi). E a disputa pelo 4.o lugar pode ficar mais emocionante de outra combinação acontecer, também com um “Segundão”: um empate do São Caetano, que às 17h, na Arena Barueri, recebe o Corinthians.
Já quem entra em campo mais sereno é o Santo André, que em casa, no Bruno José Daniel, a partir das 19h30, enfrenta o Botafogo-SP num duelo de “classificáveis”. O time do ABC tem 27 pontos e objetiva encostar no líder e se distanciar da concorrência (o próprio time de Ribeirão Preto é que está mais próximo, em 3.o com 22).

ICASA EM DATA ESPECIAL
O Verdão do Cariri joga amanhã,08, no Dia Internacional da Mulher, diante do Uniclinic. Saudável e sensível a condição do time de Juazeiro do Norte: além de líder, com 21 pontos, joga contra o seu mais próximo perseguidor que tem 16 pontos (portanto, não ameaça a ponta) e tem um jogo a mais. Vida cor-de-rosa pro Icasa!