terça-feira, 30 de junho de 2009

9.a RODADA ABRE COM G-4 NA MIRA

Dos quatro times que entram em campo na noite de hoje, na abertura da 9.a rodada da Série B, três deles (Vasco, Brasiliense e Duque de Caxias) estão de olho no pelotão de frente. O outro “fora de foco” (Bragantino) toma cuidado para não correr risco de cair, no final da rodada, na área de risco.

VASCO QUER SAIR DA INÉRCIA
Há pouco mais de um mês sem vencer (a última vitória foi na 3.a rodada, em 24/05, por 3 a 0 diante do Atlético-GO), o Vasco (6.o lugar, 13 pontos) tenta quebrar o jejum de cinco jogos e recuperar seu lugar no G-4, a partir das 21h, contra o Bragantino (13.o, 10), em São Januário.
O fato de jogar em casa, ao contrário do que se imagina, passa a ser um “peso” contra os vascaínos. Do período sem vitórias, dois jogos foram diante de sua torcida e sem marcar gols (0 a 0 contra o vice-lanterna São Caetano e com o Duque de Caxias, o que lhe rendeu a saída do pelotão de cima da classificação). No final de semana que passou, boatos sobre a saída de Dorival Júnior para substituir Wanderlei Luxemburgo (demitido do Palmeiras) geraram desequilíbrio nos bastidores de São Januário.

Se vencer, o Vasco torce para que Ponte Preta e Portuguesa não vençam na rodada e assim voltar ao G-4. Em caso de empate, corre o risco de cair até para 11.o (de acordo com outros resultados). Derrotado, além da crise o time de São Januário pode despencar até para 13.o.

Ao Bragantino cabe vencer para encostar no G-4. Com um empate, o time do interior paulista “trava” no bloco intermediário. Em caso de derrota, pode descer ladeira abaixo até a zona de rebaixamento.

JACARÉ QUER MORDER PRA CUTUCAR O BUGRE
Uma vitória faz o Brasiliense (2.o lugar, 18) encostar (e incomodar) o líder Guarani (22). O jogo é às 21h, contra o Duque de Caxias (8.o, 12), na Boca do Jacaré, em Taguatinga.
O time do Distrito Federal vem embalado pelas três vitórias seguidas (as duas últimas fora de casa) e vencer significa se distanciar daqueles que disputam as outras duas vagas do G-4 (do 3.o, com 16 pontos, ao 12.o, com 11). O time fluminense está entre a cruz e a espada. Em caso de vitória, salta para o G-4. Empate ou derrota podem deixá-lo próximo da ameaça de rebaixamento.

PRESTE ATENÇÃO!
Vasco: na reação da torcida caso o time mais uma vez não vença. O cargo do técnico Dorival Júnior pode ficar ameaçado.
Bragantino: perdeu os três jogos que disputou fora de casa até aqui (pior campanhas dos visitantes ao lado de Campinense e Juventude). Tenta ao menos conseguir um ponto.
Brasiliense: quer manter a sucessão de vitórias seguidas, além de manter os 100% de aproveitamento nos jogos em casa (três vitórias em três jogos).
Duque de Caxias: atenção especial para o atacante Edivaldo, artilheiro da Série B com 8 gols.

PALPITES DO BLOG
Vasco x Bragantino. Apesar do clima tenso, Vasco vence!
Brasiliense x Duque de Caxias. Tudo favorece o Jacaré (joga em casa, entusiasmado pela sequência de vitórias fora, vice-líder e não perde pontos em Taguatinga). O Duque vai ter que esperar outras rodadas para se reabilitar. Vitória do Brasiliense!