sábado, 31 de julho de 2010

PLANTÃO CORUJA

Última da 11.a rodada: agora à noite o Ipatinga derrotou o Brasiliense por 3 a 1, no Ipatingão, e quebrou um hiato de quase dois meses sem vencer na Série B (o último triunfo aconteceu antes da Copa do Mundo, dia 01 de junho, no 3 a 0 contra o Guaratinguetá pela 6.a rodada). A vitória ainda não livra o Time do Vale do Aço da zona de rebaixamento, mas o faz chegar aos oito pontos (em 18.o lugar), dois a menos que o primeiro fora da área de risco (Sport, que está com 11 pontos). No caso do Jacaré o time do DF cai para 13.o, com 14 pontos.

PARANÁ GOLEIA E AJUDA RIVAL A OCUPAR A LIDERANÇA

A goleada do Tricolor da Vila por 4 a 0 em cima do Náutico não animou apenas a sua torcida: também foi motivo de festa para o Coritiba que assim garantiu a liderança com 24 pontos. O Paraná ainda não retornou ao G-4, mas encosta no pelotão de cima em 5.o, com 19 pontos. E inflama o clássico do sábado, dia 07, contra o rival líder. O Timbú não perdeu posições (continua em 2.o, com 23) mas dá uma freada no ímpeto do grupo que vinha num crescente na competição.


EMPATE AGRADÁVEL PARA O FIGUEIRA
O 2 a 2 entre Bahia e Figueirense foi duplamente benéfico para os catarinenses: além de conquistar um ponto fora de casa, o alvinegro manteve-se no G-4 (3.o, com 21 pontos). Já o Tricolor de Aço amarga mais um resultado sem vitória e patina na parte intermediária da classificação (é o 9.o, com 17).


EM CASA, É DO ASA
Terceira vitória seguida do time alagoano em seus domínios, que ao fazer 2 a 1 no América-MG realimenta as esperanças de cutucar o G-4 (está em 10.o, com 16 pontos). O time mineiro perdeu a chance de ficar entre os quatro melhores e, com 18 pontos, está embolado juntamente com São Caetano e Guaratinguetá.


BRAGA AFUNDA DE VEZ
Antes o prejuízo foi assistir a um dos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento - o Duque de Caxias - vencer na abertura da rodada. Agora o que piorou foi o próprio Bragantino perder - e para outro concorrente direto e em casa - e ficar em definitivo na degola. O 2 a 0 para a Ponte Preta afasta a Macaca da área de risco e complica também a vida de Santo André e Sport (que estão nas imediações do perigo).

VENCER PRA BUSCAR A ÁREA NOBRE

16h10 Bahia (9.o lugar,  16 pontos) x Figueirense (3.o lugar, 20 pontos), no estádio de Pituaçu, em Salvador            

O Tricolor de Aço vai encostar no G-4 se vencer o duelo com o Figueira, que luta para permanecer entre os quatro melhores (e tenta se aproximar da liderança). Coincidentemente, ambos venceram a última partida que disputaram como mandante (no caso do Bahia) ou na condição de visitante (o Figueirense), bem como os dois vêm de resultados insatisfatórios na última rodada que disputaram (os catarinenses só empataram em casa, enquanto os baianos jogando fora perderam).

VENCER PRA FUGIR DA MALDIÇÃO
16h10 Bragantino (17.o, 10) x Ponte Preta (16.o, 11), Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista           
O Braga entra em campo já na zona de rebaixamento (posição que caiu mesmo sem atuar, prejudicado na abertura da 11.a rodada pela vitória do Duque de Caxias diante do Sport, na terça-feira) e só se livra com uma vitória. A Macaca está na corda bamba e um deslize é fatal para amargar a área da degola. O empate só é útil se o Ipatinga não derrotar o Brasiliense

OBJETIVOS OPOSTOS
16h1o Paraná (8.o, 16) x Náutico (2.o, 23), Durival Britto e Silva, em Curitiba               
Após figurar por boa parte da competição ora entre os quatro melhores, ora até mesmo na liderança, o Tricolor da Vila não venceu após o recesso da Copa e agora luta pra chegar perto do G-4. Já a vida do Timbu é mais tranqüila: busca a vitória para retomar a ponta, sendo que não corre risco de perder, nesta rodada, o seu lugar no grupo de acesso.

OBJETIVOS OPOSTOS II
16h10 ASA (12.o, 13) x América-MG (5.o, 18), Coaracy Fonseca, em Arapiraca           
O Fantasma está atrás da recuperação; o Coelho quer retornar ao pelotão de cima. O retrospecto tendência para o lado do ASA que venceu – e de goleada – as duas últimas partidas que disputou em seus domínios. O América-MG, nos dois últimos jogos fora de casa, empatou um e perdeu outro.

ATRÁS DE OXIGÊNIO
21h  Ipatinga-MG (19.o, 10) x Brasiliense-DF (11.o, 14), Ipatingão, em Ipatinga
O Time do Vale do Aço se distancia da lanterna, mas ainda não sai da ZR com uma vitória. O Jacaré deixa de ser perseguido pela degola caso conquiste os três pontos. É o jogo que “decide” a sorte na luta contra o rebaixamento (e dá um respiro ao vencedor na competição).


O QUE PODE ACONTECER...
No G-4: ao término da 11.a rodada, já estão garantidos Coritiba e Náutico (que decidem a liderança), e as outras duas vagas em disputa de três concorrentes entre Figueirense, Portuguesa e América-MG. O Figueira só fica de fora se perder por pelo menos três gols de diferença (cedendo espaço pra Lusa) e o Coelho vencer o ASA. 
Na busca pelo G-4: Paraná e Bahia querem tirar proveito da "estacionada" de São Caetano e Guaratinguetá e ultrapassar os concorrentes, além de torcerem por um insucesso do América-MG. 
Na intermediária e contra a degola: Brasiliense e ASA tentam fugir das imediações da área de risco.
Na luta contra a zona de perigo: Ponte Preta e Bragantino, em confronto direto, lutam pra não cair na zona de rebaixamento.
Sem remédio: Vila Nova, Ipatinga e América-RN vão passar mais uma rodada na área de risco.