sexta-feira, 17 de julho de 2009

NOITE DOS CASEIROS E DE MUITOS GOLS

A 12.a rodada é para quem joga em casa e da melhor média de gols do campeonato. Ao menos se forem considerados os quatro jogos desta sexta-feira que abriram mais uma volta da competição. Os anfitriões garantiram os três pontos diante de suas respectivas torcidas com 16 gols no total (média parcial de 4 gols por partida), a melhor marca até aqui da Série B.

CEARÁ PERTO DA ELITE
Ao fazer 2 a 0 na Lusa, o alvinegro vai a 8.o, com 19 pontos, um a menos que o 4.o colocado (Ponte Preta). A derrotada Portuguesa cai uma posição (vai a 3.o) e corre o risco de ficar fora do G-4 neste sábado. É o segundo tropeço da Lusa em menos de uma semana. E que custou caro!

A BOA MARCA DO FIGUEIRA EM FLORIPA
O Figueirense voltou a fazer uso do fator torcida para ganhar mais uma. O 3 a 1 sobre o Vila Nova recoloca o time catarinense próximo do G-4 (6.o, 20 pontos), enquanto o Colorado goiano agora passa a olhar para a turma da ZR (em 15.o, 12 pontos, está apenas a um de Juventude e Paraná). O sábado pode terminar mal para o Vila.

VASCO É VICE-LÍDER
Terceira vitória consecutiva e a volta ao G-4. O Vasco além de retornar ao pelotão de cima após cinco rodadas longe do grupo dos quatro primeiros colocados, momentaneamente é o vice-líder, com 23 pontos. O 3 a 0 em cima do ABC afunda o time potiguar que “firma presença” na zona de rebaixamento (penúltimo, com sete pontos).

IPATINGA VIRA E GOLEIA
Foi pra desafogar. Após descer para os vestiários, no intervalo, derrotado por 2 a 1, o Ipatinga mudou a história do jogo com o Brasiliense com uma goleada. A vitória de 5 a 2 afasta o risco do time mineiro se embolar na zona intermediária e devolve a esperança de disputar uma vaga no G-4. Já para o Jacaré, que não vence há quatro rodadas, a coisa começa a desandar: “outrora” vice-líder, o time do Distrito Federal despenca para 7.o (e sob risco de cair ainda mais até o fechamento desta rodada).

12ª RODADA INICIA COM QUATRO JOGOS

Dois anfitriões por um lugar no G-4 (Vasco e Figueirense) e, dos quatro visitantes, dois na luta pelo pelotão de cima (Brasiliense e Portuguesa) e dois querendo fugir da zona de rebaixamento (ABC e Vila Nova). É a 12.a rodada, que abre com quatro partidas, todas com início previsto para as 21h.
OS JOGOS
Ipatinga-MG x Brasiliense-DF ( Ipatingão), em Ipatinga;
Vasco x ABC (São Januário), no Rio de Janeiro;
Figueirense x Vila Nova-GO (Orlando Scarpelli), em Florianópolis;
Ceará x Portuguesa (Castelão), em Fortaleza.

O QUE PODE ACONTECER
Ipatinga x Brasiliense
Se vencer, o time do interior mineiro vai a 18 pontos e fica mais próximo do G-4. A derrota o puxa para as redondezas da ZR. Para o Brasiliense, vencer significa grandes chances de voltar ao pelotão de cima.
Vasco x ABC
O time de São Januário pode retornar ao G-4 em caso de vitória. Ao ABC, tanto hoje como em muitas outras rodadas, vencer ou vencer vai ser a tônica para fugir do risco de rebaixamento.
Figueirense x Vila Nova
O Figueira conta com a vitória para sonhar com o G-4. O Colorado tem que vencer pra não dormir com o pesadelo da ZR.
Ceará x Portuguesa
Alvinegros buscam a vitória para encostar na turma de cima. Lusa busca a vitória para se aproximar do líder Guarani.

PALPITES DO BLOG
- Ipatinga e Brasiliense ficam iguais. Empate!
- Vasco não vai ter dificuldades. Vence sem dificuldades!
- Figueira se impõe em casa. Vitória dos catarinenses!
- Ceará está em ritmo de ascensão. Por isso, ganha mais três pontos!

A VIDA MARGINAL DOS SEGUNDÕES
Quase nada é reservado à Série B na mídia tradicional. Nos jornalões, uma nota de rodapé e isso quando existe algum “destaque” (na ótica dos “editores de primeira”). Nas emissoras de rádio, exceto as locais de algum segundão, o restante dá uma pincelada como migalha pra alimentar pombo em final de tarde no parque. Nas grandes redes nacionais de TV, aí no máximo é um “resumão” de alguns gols (e tudo tão rápido que qualquer desatenção já faz perder o fio da meada). A Série B é (mal) “lembrada” quando se fala nos “quatro últimos” do Brasileirão da Série A, mas evidentemente sob forma de agonia.
Apesar de tamanha reclamação, o que é feito das Séries C e D? Réu confesso. “Quase unanimemente” nada!