terça-feira, 16 de março de 2010

SAEM OS ESTADUAIS, ENTRA A COPA DO BRASIL

Oito Segundões em seis jogos fazem parte dos 15 jogos das partidas de ida da segunda fase da competição eliminatória, nesta quarta-feira. Nesta etapa prevalece a possibilidade do time visitante se classificar no primeiro encontro se vencer por pelo menos dois gols de diferença (Portuguesa, Bahia, Coritiba e Sport são os Segundões com tal possibilidade).

“EM CASA”, MAS COM TORCIDA CONTRA
Devido às obras em seu estádio, o ASA manda seu jogo contra o Vasco em Maceió (estádio Nelson Feijó). O que preocupa o time alagoano é que provavelmente vai ter menos torcida que o adversário, uma vez que clubes cariocas têm apelo popular pelo Nordeste brasileiro. Após surpreender ao se classificar fora de casa, contra o Nacional, em Manaus, na primeira fase, o ASA vai a campo abalado pela derrota no último encontro que teve no Alagoano (1 a 2 para o União). O Vasco “não fica para trás” pois perdeu na Taça Rio o clássico para o Flamengo (e desperdiçou duas penalidades na derrota por 1 a 0). Forçar a realização do segundo jogo é o propósito do time de Arapiraca. O jogo começa às 15h30.

ALTO RISCO
Cautela é palavra dominante no Náutico: por atuar como mandante no jogo de ida, a meta é segurar o Vitória e, além de evitar a impossibilidade do segundo encontro, quer levar para Salvador uma boa vantagem na partida de volta. O Timbu vai reanimado pelo retorno à vice-liderança do Pernambucano. Já o Vitória vem de uma derrota na abertura da segunda fase do Baiano . No estádio dos Aflitos, às 21h.

SEGUNDÕES X SEGUNDÕES

Ponte Preta x Portuguesa – no primeiro encontro entre ambos, pelo Paulista, melhor para a Ponte que venceu por 2 a 1. Logo mais, às 21h, no Moisés Lucarelli, o mesmo palco do jogo anterior e a intenção da Lusa em terminar tudo por aí. A Macaca quer repetir a boa campanha na competição em 2009, quando chegou às quartas-de-final.

Paraná x Sport – encontro de opostos. Por um lado, o Tricolor que precisou de muito esforço para conseguir classificação ao octogonal do Paranaense e mergulhado numa crise financeira que provocou a recusa dos atletas em participar dos treinamentos, na segunda-feira, 15. Noutra ponta, o Leão que goza de ótima campanha no Pernambucano com a liderança invicta e com uma das melhores campanhas do Brasil na temporada. Às 21h50, no Durival de Britto.




FORA E CONTRA A “ELITE”
Bahia e Coritiba podem impedir o jogo de volta, mas têm pela frente dois times da Série A. O Tricolor joga em Goiânia, no Antônio Accioly, contra o “novato” (no Brasileirão) Atlético-GO, às 21h50. No mesmo horário, o Coritiba encara o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis.

(Ilustrações: Glauco)

ATROCIDADE

O jogador Marcelo, do Vila Nova, foi atingido por uma bomba no estádio do Canedense, na noite de ontem, quando os dois times se enfrentaram no complemento da 14.a rodada do Goiano. O jogo terminou com a vitória do Vila por 2 a 1, mas a violência derrotou a todos. Após a agressão ao atleta, torcedores invadiram o gramado e entraram em luta corporal com boa parte do elenco do time da capital. Por sorte o policiamento chegou a tempo para evitar o pior.

AÇÃO
Espera-se que o estádio seja interditado e o clube punido pelos atos de que é responsável. Diante do rigor do STJD, o Canedense corre risco de perder até dez mandos de jogo. Que a justiça continue sendo feita.

PARA AS DUAS NOTAS acima não há o que ilustrar. Nenhuma charge merece pintar a violência.

"MST" DO PARANÁ

Movimento dos Sem Treino! Ironicamente é assim que pode ser ilustrada a reação dos jogadores do Paraná ontem na reapresentação do grupo após a vitória por 2 a 0 diante do Nacional (resultado que classificou o time para o octogonal do Paranaense). Os atletas resolveram cruzar os braços e não calçar as chuteiras em protesto ao atraso dos salários e da premiação dos jogos mais recentes. A paralisação é também em solidariedade aos funcionários do Tricolor que não recebem desde janeiro. A pausa nos trabalhos foi inteligente, pois hoje os jogadores voltam às atividades com bola, para não prejudicar o time na quarta-feira, quando joga a partida de ida pela segunda fase da Copa do Brasil, contra o Sport. Porém, se nada for resolvido, a promessa é de que tudo pare novamente na quinta-feira.

OUTRO LADO (SEM MOEDA)
A diretoria do Paraná anuncia que esforços são feitos para regularizar os débitos. Até o apoio direto da torcida é contado como essencial para amenizar a crise no clube. Para o jogo contra o Sport, uma promoção com ingressos a preços reduzidos e bônus para que o torcedor se torne associado tenta atrair mais público e, logo, maior arrecadação. A previsão é de que pelo menos 5 mil novos sócios sejam conquistados com a campanha. O departamento de finanças do Tricolor avalia que esse contingente, pagando em dia, alivia a saúde financeira do clube.