domingo, 22 de agosto de 2010

RODADA É A ARTILHEIRA

A 15.a volta da Série B é a que bateu o recorde de bolas na rede até aqui, superando a 4.a e 9.a rodadas que até então "lideravam" com 35 gols marcados em cada uma delas. O placar por 3 x 1 foi o que mais aconteceu (em três ocasiões), marca esta já alcançada pelo mesmo resultado na 5.a rodada (o escore também foi "campeão" nas 11.a e 12.a rodada, mas em duas oportunidades). Houve alteração no número de vitórias dos visitantes em relação ao número de empates (36 a 35) nos 150 jogos realizados. Nos dez jogos da 15. rodada, os anfitriões venceram três vezes e marcaram 19 gols, contra cinco vitórias dos visitantes e que anotaram 17 tentos, além de outros dois empates.

GERAL
Em 150 jogos, foram marcados 437 gols (média de 2,91/jogo); os anfitriões levaram a melhor em 79 jogos, contra 35 empates e 36 triunfos de quem jogou fora de casa. Quem atuou diante de sua torcida marcou 273 vezes, contra 164 dos visitantes.

PLACARES
O 2 a 1 tem um "efeito Coritiba" (que não venceu, mas ainda é líder com 30 pontos) pois mesmo não aparecendo na 15.a rodada, ainda continua na frente, com 30 vezes (20% da competição). A vitória por 1 x 0 passa a ser o resultado que vem em segundo lugar, com 20 aparições. O empate por 1 x 1 é o terceiro, com 19.

FRANCO E BÁSICO

Elementar, meu caro Ney Franco. O técnico do Coritiba disse a seguinte frase pra justificar a goleada sofrida pelo seu time, líder do campeonato, para o vice-lanterna Ipatinga, por 5 a 1, na 15.a rodada: "é simples, o Ipatinga foi superior". O que dizer, então, se tudo fosse complexo.

SOBROU PRA TODO MUNDO
Nem o gol de empate "escapou" da revolta dos torcedores do Bahia no jogo em que o Tricolor de Aço ficou no 1 a 1 com o Brasiliense, no Pituaçu. O protesto iniciou contra o técnico Marcio Araújo que foi chamado de "burro" durante boa parte do segundo tempo, depois teve como alvo o presidente Marcelo Guimarães Filho e nem mesmo o gol de Jael, nos acréscimos, amenizou a ira dos fãs do time baiano. E vale frisar que Araújo está apenas há dois jogos no comando do Bahia.

A SÉRIE B É MAIS EMOCIONANTE
O blogueiro não ocupa seu precioso tempo por capricho. Desenvolver um trabalho para o "segundo escalão" do futebol brasileiro requer observação, pesquisa e dedicação aos detalhes que se cruzam e se enfrentam com o poderio do Brasileirão da Série A. Para combater o glamour lá de cima, o essencial é contrapor situações cujo resultado mostre um saldo a favor da "Segundona". E ao final da primeira fase tanto das duas Séries (A e B), a classificação (ou a disputa pelos quatro primeiros lugares) mostra que no "segundo escalão" a emoção é maior (ou é somente na Série B que está presente).
O líder da Série A, Fluminense, tem 32 pontos e está com quatro pontos à frente do vice-líder Corinthians. Na Série B, quem está no topo é o Coritiba, com 30 pontos, e com dois apenas de vantagem sobre o segundo colocado, o Figueirense. Na "elite", oito pontos separam o primeiro colocado do terceiro (Botafogo) e do quarto (Avaí) lugares. Na "Segundona", a diferença é de apenas três pontos para os embolados terceiro (América-MG), quarto (São Caetano) e quinto (Náutico) posicionados.
Justiça, porém, seja feita com a "elite" quando o assunto é luta contra o rebaixamento: tanto por lá como "por aqui" (na Segundona) há um equilíbrio na luta contra a degola. Mas fazendo uso a favor dos fatos, a queda lá de cima não é tão ruim assim pois quem não quer ser "notícia de segunda"?