sábado, 27 de novembro de 2010

COELHO, UM PONTO VALEU O ANO

O América-MG empatou por 0 a 0 com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, e conseguiu o suficiente: somar 63 pontos, não depender de ninguém e retornar à Série A (que não disputava desde 2001). O Coelho oscilou resultados surpreendentes durante a edição 2010 da Série B, mas não perdeu a compostura. Por muitas vezes figurou entre os quatro melhores, mas deslizes em jogos em que era favorito colocaram em risco a possibilidade de acesso. Na reta final, o Coelho conseguiu. E comprovou que sua ascensão é merecedora de aplausos, elogios e destaque porque o América-MG experimentou o terror da segundona também no campeonato Mineiro, há três anos. Em 2009 levou o título da Série C do Brasileiro e em menos de dois anos retorna à principal divisão do futebol nacional. É o Coelho na toca dos notáveis.

AH AQUELA ZEBRA, HEIN LUSA?
Este blogueiro martelou, rodada por rodada, a inesperada derrota da Portuguesa para o candidatíssimo ao rebaixamento América-RN, por 2 a 1, de virada, em pleno Canindé. Na última rodada, a Lusa foi a Recife e passou pelo Sport, por 2 a 0. Insuficiente, pois o concorrente direto América-MG empatou e subiu para a Sèrie A. Por apenas um ponto a Portuguesa "perdeu o ano". Pra reforçar a mágoa, o América-RN caiu para a Série C. Os "Américas" assombraram a vida da Portuguesa em 2010.


UMA VITÓRIA FEZ A DIFERENÇA
O Vila Nova comemora a permanência na Série B graças ao critério desempate. Ou à vantagem de uma vitória em relação ao Brasiliense. O Tigre ficou igual ao Jacaré com 46 pontos, mas levou a melhor por ter vencido 13 vezes (contra 12 do time do DF que acabou caindo).

O CIGANO SE SAFOU
Este blogueiro anunciou o desejo da queda do Guaratinguetá (pelo fato da diretoria do clube não ter respeito pelo torcedor e mudar a sede para Americana). Mas o "viajante" surpreendeu e venceu o Coritiba, por 3 a 2, e ficou livre da degola. Um "presentão" para sua nova sede que "ganha" um time já perto da elite. Lamentável que a cidade de Guaratinguetá dê adeus ao seu time e fique à deriva em termos de futebol.

FIGUEIRA FICA COM O VICE
Um susto no primeiro tempo, outro logo no início do segundo. Por duas vezes o Figueirense ficou atrás do marcador no jogo com o Paraná, mas a reação veio ao natural e o time catarinense fez 4 a 2 no adversário. Além da vitória diante de um Orlando Scarpelli lotado, o Figueira abocanhou o vice-campeonato da competição, graças à derrota do Bahia para o Bragantino, por 2 a 0, no Morumbi, em São Paulo.

PODIA SER MELHOR
Não dá pra omitir. Se por um lado o entusiasmo toma conta para, rodada por rodada, vir aqui e preencher o espaço para comentar sobre a Série B, há um "outro lado" amargurado. Que ânimo existe quando você recebe uma saraivada de informações de uma "chuva de balas" e incertezas quando há uma guerra para combater o tráfico no Rio de Janeiro? O fardo que os moradores das favelas e a população do Rio de Janeiro carregam é digno de tristeza e solidariedade. Uma das cidades mais lindas do mundo e que representa a cultura brasileira, berço da música, do cinema e da televisão e porta de entrada do turismo do Brasil para o mundo, é refém da violência, da desumanidade e do destempero. A (ir)responsabilidade não é apenas da bandidagem, mas dos "bandidos" que por muitas vezes "se alimentaram" da jogatina, da prostituição, do crime organizado e da venda de drogas. Quem se aproveitou do morro, hoje morre de medo.

SÓ AGORA? JÁ FOI

O Santo André se despediu da Série B com uma vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, na noite de ontem, no Bruno José Daniel. Pena que o esforço tenha sido inútil - assim como o da rodada anterior, quando o Ramalhão venceu o Bahia, fora de casa, por 2 a 1. Já rebaixado por antecipação, o time do ABC paulista só pode se consolar com a permanente saída da última posição. Sem efeito!

NA MAIS PERFEITA ORDEM
No empate por 1 a 1 entre Duque de Caxias e ASA, em São Januário, tudo em paz para os dois lados. O time da Baixada Fluminense termina com 50 pontos e, em 10.o, pode figurar no máximo até a 13.a posição - a depender dos resultados deste sábado. O time alagoano, com 52 e provisoriamente em 8.o, pode perder até duas posições hoje. Nada mal para ambos que entraram na edição deste ano dispostos a não temer o risco de rebaixamento. Em 2011 tem mais!

AINDA SOBRE O JORNALISTA QUE TORCE
Por aqui foi abordado sobre a preferência clubística por parte de quem tem o jornalismo como ofício. Retorno ao tema pois lembrei de uma pergunta feita por uma ex-aluna de uma universidade de Curitiba, por onde lecionei em 2004. Apreensiva, me enviou um recado via e-mail, tão logo concluiu o curso de Jornalismo: "professor, que faço? Sou torcedora fanática do Atlético-PR e adoraria atuar na área de esportes, mas tenho medo de ser muito passional!". De imediato, respondi (e aprendi): "não se estresse, pois o pior num comentário não é quando seu time atua ou se ele está bem no campeonato, mas sim quando a situação é crítica, pois aí sua paixão vai lhe fazer querer 'encontrar' culpados indiscriminadamente!". A razão prevalece. Deve predominar!