segunda-feira, 15 de junho de 2009

EDIVALDO É O CARA!


Atacante do Duque de Caxias, quatro gols numa só partida na sexta rodada, atual artilheiro da Série B. Você vai ler mais sobre ele nas notas a seguir.

RESULTADOS DA 6.a RODADA
Terça-feira – 09/06
Brasiliense 3x0 Bahia
Ipatinga 0x3 Portuguesa
Sexta-feira – 12/06
Paraná 3x3 Ceará
Fortaleza 3x2 Juventude
Sábado – 13/06
Atlético-GO 3x2 Figueirense
Bragantino 3x2 Campinense
São Caetano 0x0 Ponte Preta
Guarani 0x0 Vasco
Duque 4x1 América-RN
ABC 1x0 Vila Nova-GO
Total: 33 gols (média 3,3/jogo)

NEM BUGRE, NEM VASCÃO: É EDIVALDO
Para quem tinha como “destaque anunciado” o confronto entre o líder e 100% (até então) Guarani e o “tradicional” Vasco, se surpreendeu foi é com Edivaldo. O atacante é do Duque de Caxias e roubou a cena na sexta rodada. Marcou os quatro gols da vitória de 4 a 1 sobre o América-RN, fez seu time vencer novamente após jejum de três jogos e, de quebra, assumiu a artilharia da competição, com oito gols.

E QUEM É A FERA?
A ficha de Edivaldo é uma “surpresa em si”. O jogador do Duque já tem 35 anos e atuou por América-RJ, Arraial do Cabo-RJ, Botafogo-RJ e Jaguaré-ES antes de chegar ao time da Baixada Fluminense. Nasceu em Duque de Caxias mesmo, no dia 23 de março de 1974, pesa 76 quilos e tem 1,85m de altura.
Experiência em Série B o atacante tem comprovada. Em 2003, quando atuou pelo Botafogo, foi vice-campeão e conseguiu reconduzir o time para a primeira divisão.

E GUARANI E VASCO?
Zero a zero. Pela primeira vez na Série B o Bugre terminou um jogo sem vencer, mas continua líder, agora com 16 pontos. O Vasco foi o maior beneficiado pois ficou boa parte do jogo com um atleta a menos em boa parte do jogo (Carlos Alberto foi expulso ainda no primeiro tempo), viu seus concorrentes diretos ao G-4 tropeçarem e conseguiu se segurar entre os quatro melhores da competição (mesmo sem vencer há três rodadas).

VALE A ORDEM ALFABÉTICA?
Duque de Caxias e Ipatinga estão rigorosamente iguais em tudo, em seis rodadas disputadas. Ambos estão com dez pontos, três vitórias, saldo três e doze gols anotados. Para efeitos de classificação, outro critério para desempate seria o confronto direto. Como os dois clubes ainda não se enfrentaram, qual seria a melhor forma de desempate? Fica a ordem alfabética (“D” de Duque antecede “I” de Ipatinga).

QUEM EVOLUIU
O Duque de Caxias não para de figurar no noticiário da Série B. É o time que mais “ganhou” posições, saltando seis postos e indo do 12.o para sexto lugar.
Mas em “ganhos reais” a Ponte foi a mais agraciada. Ganhou cinco posições, saindo do oitavo para o terceiro lugar e figura no pelotão do G-4.
O Vila Nova foi derrotado pelo ABC, perdeu a chance de estar no G-4 e despencou do quinto lugar para o 11.o posto.

QUEM SE DEU MAL
O prejuízo maior foi para Juventude e São Caetano que perderam duas posições, mas o suficiente para deixar os dois clubes na zona de rebaixamento. O alviverde gaúcho agoniza no 17.o e o Azulão no 18.o lugar.

SEXTA RODADA, CESTA DE GOLS
As redes foram balançadas 33 vezes, o recorde até aqui rodada a rodada. No confronto entre anfitriões versus visitantes, também o maior alta com os times da casa fazendo 20 gols contra 13 dos forasteiros.

“NOVOS” PLACARES
Pela primeira vez aconteceram os resultados de empate por 3 a 3 (Paraná x Ceará) e goleada de 4 a 1 (Duque sobre o América-RN).

NOVOS NOTÁVEIS
Saem do pelotão de frente Ipatinga e Bahia, que dão lugar para Brasiliense e Ponte Preta. Permanecem no G-4 Guarani e Vasco.

NOVOS SOB RISCO
ABC e São Caetano saem da zona de perigo. Juventude e São Caetano passam a “segurar a bomba acesa”, junto de Campinense e Ceará.

FINALMENTE!
Pela primeira vez, em seis rodadas, o ABC consegue cair fora da degola. A prova de fogo vem no dia 20, no clássico contra o rival América-RN, no sábado, dia 20.

AZULÃO NO VERMELHO (MERECE!)
O São Caetano agoniza na zona de rebaixamento. Um contraste em relação ao time que em 2000 assustou os papões do futebol brasileiro, na Copa João Havelange, e chegou a duas finais do Brasileirão no mesmo 2000 e 2001, além de disputar a decisão da Libertadores em 2002 (foi vice nas três ocasiões). Além do fraco desempenho em resultados, a pífia campanha tem “carimbo” em seu, digamos, ataque. Em seis jogos, anotou somente dois gols (média de 0,33 por partida).

UFFFFFAAAA!!!
Mais sorte que juízo. Sem vencer há três rodadas (uma derrota e dois empates), e um gol apenas neste hiato, o Vasco se mantém no G-4 graças ao deslize de quatro de seus concorrentes diretos. O alívio vascaíno se deu por causa das derrotas de Ipatinga, Bahia Vila Nova e América-RN.

FIGUEIRENSE SEM CONTROLE
O Figueira cai vertiginosamente desde a terceira rodada. Líder nas duas primeiras rodadas, foi para quarto após seu terceiro jogo e não parou mais de descer. Na quarta rodada saiu do G-4 (6.o), na quinta rodada caiu mais ainda (10.o) e agora trava no bloco intermediário na 14.a posição.

NÚMEROS
MAIOR GOLEADA: Ipatinga 5 x 1 Campinense
ATAQUE MAIS POSITIVO: Duque de Caxias e Ipatinga com 12 gols.
DEFESA MENOS VAZADA: Vasco com 3 gols em suas redes.
DEFESA(S) MAIS VAZADA(S): Campinense, 15 gols sofridos.
ATAQUE(S) MENOS POSITIVO (S): São Caetano, dois gols.

RESULTADOS
O placar de 2 a 1 é o que mais aconteceu, em doze ocasiões. O 1 a 0 apareceu nove vezes e o 2 a 0 foi verificado em oito jogos nos 60 até aqui disputados. Segue relação com todos os placares (pela ordem de vezes).
0 x 0 e 3 x 2 : cinco vezes
3 x 0 e 3 x 1: quatro vezes
1x 1: três vezes
2 x 2, 4 x 0 e 4 x 2: duas vezes
3 x 3, 4 x 1, 5 x 1 e 5 x 2 : uma vez

Vitórias dos times da casa: 34
Vitória de quem jogou fora: 9
Total de empates: 17
Gols anfitriões: 107
Gols visitantes: 62
Total de gols marcados: 169
Jogos: 60
Média: 2,81 gols/jogo
1.a rodada: 26 gols (média 2,6/jogo)
2.a rodada: 29 gols (média 2,9/jogo)
3.a rodada: 27 gols (média 2,7/jogo)
4.a rodada: 30 gols (média 3,0/jogo)
5.a rodada: 24 gols (média 2,4/jogo)
6.a rodada: 33 gols em 10 jogos (3,3 por jogo)


O QUE FOI ESCRITO?
Dos oito palpites, o blogueiro aqui levou a pior: cinco e três pra realidade. As “previstas” vitórias de Fortaleza, Duque de Caxias e Bragantino aconteceram. Os empates de Guarani e Vasco (palpite para o Bugre) e Paraná e Ceará (acreditava-se na “surpresa” alvinegra), a vitória do ABC (o blog foi de Vila), o triunfo da Ponte (aposta era no empate) e a derrota do Figueirense (que seria o vencedor para o “notícia”) derrubaram este que vos escreve.

OS PALPITES E A OS FATOS
Vantagem para os fatos da vida real. Em seis rodadas foram arriscados palpites em 34 dos 60 jogos até aqui disputados. O blog acertou 14 vezes, mas levou “bolada” em 20 vezes.

COMO ESTÃO OS SAUDOSOS SEGUNDÕES?
Dos quatro “ex-segundões” de 2008, apenas o Marília mostra forças para retornar à Série B. O time do interior paulista jogou três vezes, venceu uma e empatou duas. É o segundo colocado do Grupo D e estaria classificado para a segunda fase da “terceirona”.
A decepção fica por conta dos outros três rebaixados do ano passado. O Criciúma é o penúltimo colocado do mesmo grupo do Marília, com um ponto em três jogos. Estarrecedora é a situação tanto de CRB quanto do Gama. O time alagoano perdeu os três jogos que disputou, enquanto o time do Distrito Federal empatou uma partida e perdeu outra. Os dois estão em último lugar nos seus grupos (CRB, no B; Gama, no C) e hoje estariam rebaixados para a “quarta divisão” de 2010.

OS “FUTUROS SEGUNDÕES”
Após seis rodadas, a Série A do Brasileiro tem entre os quatro piores colocados, do 17.o ao 20.o, pela ordem, Sport, Coritiba, Atlético-PR e Avaí.

VEM AÍ A SÉTIMA RODADA
Ela abre com dois jogos nesta terça, dia 16. Em Fortaleza, no Castelão, o Ceará recebe o São Caetano e em São Paulo, no Canindé, a Portuguesa enfrenta o Brasiliense. Os dois jogos começam às 21h.
Na sexta-feira mais três partidas. Vasco e Duque de Caxias jogam no Rio, em São Januário; Juventude e Bragantino entram em campo em Caxias do Sul, no Alfredo Jaconi; Figueirense e Paraná Clube se enfrentam em Florianópolis, no Orlando Scarpelli (os três jogos iniciam às 21h).
No sábado, fecho da sétima rodada com mais cinco encontros: Campinense x Fortaleza (em Campina Grande-PB, no Ernani Sátiro); América-RN x ABC (Machadão, Natal); Ponte Preta x Guarani (Moisés Lucarelli, Campinas); Vila Nova x Atlético-GO (Serra Dourada, Goiânia), todos a partir das 16h10. Às 21h, Bahia x Ipatinga (Pituaçu, Salvador).