terça-feira, 24 de novembro de 2009

QUEM VEM (E VÊM) POR AÍ

O Sport já está garantido! Restam três vagas para se saber o quarteto que vai ser rebaixado da elite e figurar na Série B 2010. São sete afoitos tentando escapar da degola e que nas duas últimas rodadas vão tentar fazer o que pouco realizaram em toda a competição.
Os sete ameaçados são, pela ordem decrescente de posição e pontuação:
- Náutico 19;o; 38 pontos (10 vitórias, saldo - 20);
- Santo André 18.o; 38 pontos (10 vitórias, -14);
- Fluminense 17.o; 42 pontos;
- Botafogo 16.o; 44 pontos (10 vitórias);
- Atlético-PR 15.o; 44 pontos (12 vitórias, -9, 40 gols);
- Coritiba 14.o; 44 pontos (12 vitórias, -9, 46 gols)
- Vitória 13.o 47 pontos.
Destes, o rubro-negro baiano é o que tem mínimas chances de cair, mas matematicamente ainda não está garantido na Série A do próximo ano.

BOMBA ACESA
Situação mais crítica é a de Náutico e Santo André, pois além de vencer seus dois últimos compromissos, necessitam torcer para que o Fluminense, no máximo, empate seus dois jogos que lhe resta cumprir. E também precisam que entre Botafogo, Atlético-PR e Coritiba pelo menos um destes não some mais nenhum ponto. Nesse caso, "preferencialmente" o time carioca uma vez que teria menos vitórias que pernambucanos e/ou andreenses.

POR ELE E MAIS UM POUCO
O Fluminense vem num crescente que surpreende até o mais fanático tricolor: não perde há nove jogos (seis vitórias e três empates). Para não cair, precisa vencer na 37.a e 38.a rodadas e torcer contra o "trio dos 44 pontos" (Botafogo, Atlético-PR e Coritiba).

E POR FALAR NO "TRIO"...
... Botafogo, Atlético-PR e Coritiba estão "quase iguais em tudo". Com os mesmos 44 pontos, o Fogão fica em desvantagem no primeiro critério desempate (número de vitórias): tem 10 contra 12 dos dois paranaenses. E "semelhança" mesmo fica por conta da dupla Atle-Tiba: o Coza leva pequena vantagem no número de gols marcados (46 contra 40)

QUASE UFA!
Um ponto livra matematicamente o Vitória do rebaixamento. Até mesmo tropeços de alguns concorrentes já são suficientes. O que o Leão não pode fazer é ser derrotado nos dois jogos pois aí vai precisar acompanhar o que acontece com a concorrência.

RISCOU, EXPLODE!
Quatro jogos põem frente a frente os ameaçados:
37.a rodada
Santo André x Náutico - aqui um empate aniquila com os dois. O vencedor ainda pode respirar. O perdedor já vai antecipadamente se preparar pra aparecer com mais frequência neste blog em 2010.
Fluminense x Vitória - jogo de alto risco para o tricolor. O empate já o deixa a um passo do abismo. O rubro-negro precisa só de um pontinho pra se salvar de vez.
Atlético-PR x Boafogo - tal qual o jogo do ABC Paulista, vai ser o divisor de águas da vida dos dois times. A sensível diferença é que o empate ainda vai dar esperanças para que joguem sua sorte (ou vida) na última rodada.
38.a rodada
Coritiba x Fluminense - a depender dos resultados da penúltima rodada, esse encontro pode definir diretamente uma lugar pela permanência na Série A.

ADVERSÁRIOS
Santo André - Náutico (casa); Internacional (fora)
Náutico - Santo André (fora); Avaí (casa)
Fluminense - Vitória (casa); Coritiba (fora)
Botafogo- Atlético-PR (fora); Palmeiras (casa)
Atlético-PR - Botafogo (casa); Barueri (fora)
Coritiba - Cruzeiro (fora); Fluminense (casa)
Vitória - Fluminense (fora); Goiás (casa)