domingo, 7 de março de 2010

MECÃO PODE ESTREAR O PÓDIO EM 2010

Vale até derrota por um gol de diferença! O América-RN está prestes a ser o primeiro time da Série B 2010 a levantar um título na atual temporada. Os “Segundões” já tiveram a chance de subir no topo com o caneco na mão nos Estaduais do Rio (Taça Guanabara, com o Duque de Caxias) e de Santa Catarina (Figueirense), mas não tiveram êxito. Nos demais campeonatos, nenhuma decisão por enquanto (estão ainda na fase classificatória). O Mecão venceu a primeira partida da decisão, na quarta-feira, 03, por 3 a 1 e tem larga vantagem para garantir seu lugar na decisão do Potiguar. O técnico Francisco Diá tem três desfalques: o zagueiro Édson Rocha (que levou o terceiro amarelo na primeira partida da decisão do turno), além dos ainda não liberados pelo departamento médico Júlio Terceiro (voltante) e Róbson (zagueiro).
De acordo com o site do clube, dois ônibus estão garantidos para levar a torcida americana até Caicó (262 Km de Natal). Um dos carros foi fretado por uma organizada e outro por um torcedor do clube.
Um trio “estrangeiro” vai comandar a decisão: a arbitragem vai ser do paulista Sálvio Spíndola Fernandes (FIFA) tendo como auxiliares os cariocas Hilton Moutinho Rodrigues e Dilbert Pedrosa Moisés. A indicação de árbitros de fora do Rio Grande do Norte foi um pedido da diretoria do América-RN.

COXA PELO SUPERMANDO
O Coritiba tem diante de seu maior rival, o Atlético-PR, na Arena da Baixada (19h30), a missão de garantir a liderança na primeira fase do Paranaense e confirmar a vantagem em mandar todos seus jogos do octogonal em seus domínios. É o tal “supermando” que gera reclamações e críticas desde o Estadual de 2009 (em que o primeiro colocado da fase inicial joga todas em casa, na etapa derradeira da competição, além de ter dois pontos de bonificação).
A “novidade” fica para as arquibancadas (e porque não dizer também pra fora do estádio) com o veto às torcidas organizadas ou a qualquer menção feita às facções (faixas, camisetas, bandeiras). A segurança foi reforçada dentro da Arena e também nas imediações a fim de evitar alguma revolta por parte das torcidas.

PARANÁ EM MAIS UMA “DECISÃO”
A rotina do Tricolor é mais uma interminável sina. Quando tudo parece clarear pelos lados paranistas, basta um resultado atípico para que seja ligado o sinal de alerta. O Paraná, há duas semanas, havia vencido o clássico contra o Coritiba e depois goleado o Cerâmica pela Copa do Brasil. Porém, na rodada anterior do Paranaense o empate por 1 a 1, com o Cascavel, em casa, estremeceu as bases no clube que volta a ficar duplamente a perigo na tábua de classificação (corre risco de não ir para o octogonal e de figurar na zona de rebaixamento).
Hoje, contra o Serrano, às 15, em Prudentópolis, o Tricolor vai fazer um “confronto direto “ diante de um adversário desesperado pra sair do lodo. Para piorar – para os dois – o Operário, de Ponta Grossa, venceu ontem (2 a 0 ao Corinthians-PR) e se distancia de ambos.

AO SPORT, O PROBLEMA É DOS OUTROS
Já não bastasse a confortável liderança no Pernambucano, o Leão inicia a rodada do Pernambucano “assistindo” a derrapada do rival Náutico (que empatou em casa por 4 a 4 com o Ypiranga). Hoje, o rubro-negro defende a ponta (e busca maior vantagem) contra o Porto, às 17h, em Caruaru. O Sport tem 29 pontos e pode ficar até a sete de vantagem em relação ao vice-líder (ou Cabense ou Náutico).

GUARÁ NO JOGO DOS OPOSTOS CONTRA “EX-SEGUNDÃO”
Em 2009, o Guaratinguetá caiu da 1.a para a 2.a divisão do Paulista, porém subiu da Série C para a B do Brasileiro. O Guarani fez o mesmo caminho do Guará no Estadual do ano passado e também subiu no Nacional (foi promovido da Série B para a A).
A partir das 15h, pelo Paulista da A-2, os dois times fazem o “encontro dos opostos”. O Guaratinguetá, com os resultados da 14.a rodada iniciada ontem, está em 6.o, com 23 pontos, e pode retornar ao 4.o posto com uma vitória sobre o Bugre.

SOSSEGO BAIANO
O Bahia joga literalmente para cumprir tabela. Líder garantido do Grupo 2, com 21 pontos, e sem ter como ser alcançado, o Tricolor entra em campo, às 16h, em Pituaçu, moderado para enfrentar um já batido Colo-Colo (que vai disputar uma repescagem contra o rebaixamento). Pelos lados de Pituaçu o compasso é de espera pelo adversário das quartas-de-final do Baiano.

VALE TUDO
O Brasiliense tem um clássico especial com o Gama, às 16h, na Boca do Jacaré: além de contabilizar mais um jogo contra o tradicional rival, defende seu lugar no G-4 e luta por melhor posição na área de classificação num confronto direto. O Jacaré tem 17 pontos e está em 4.o, enquanto o arqui-inimigo é o 3.o, com 18. Quem vencer pode assumir a vice-liderança do Candangão.

A SAGA DO DUQUE DE CAXIAS
O Tricolor da Baixada Fluminense inicia a sequência de jogos “longe” dos grandes (só tem pela frente o Vasco, na 8.a rodada) diante do Tigres, às 17h, no Marrentão, pela 3.a volta da Taça Rio. Com 3 pontos e em 7.o no grupo 1, o Duque de Caxias precisa pontuar pra antes pensar em fugir do rebaixamento e, quem sabe, sonhar com uma vaga nas semifinais da segunda fase do Estadual.

LUSA E O LÍDER
A Portuguesa tem duas missões a cumprir, a partir das 17h, no Canindé: além de derrotar o Santos para cutucar o G-4, também frear o ímpeto do adversário e “favorecer” o “Segundão” Santo André, vice-líder.
A Lusa pode figurar entre os quatro melhores com o apoio de outro “time da Série B 2010”, a Ponte Preta, que se vencer o São Paulo (19h30, no Moisés Lucarelli), deixa tudo embolado na quarta posição (a Macaca teria, então, os mesmos 21 pontos da Portuguesa e do Tricolor do Morumbi). E a disputa pelo 4.o lugar pode ficar mais emocionante de outra combinação acontecer, também com um “Segundão”: um empate do São Caetano, que às 17h, na Arena Barueri, recebe o Corinthians.
Já quem entra em campo mais sereno é o Santo André, que em casa, no Bruno José Daniel, a partir das 19h30, enfrenta o Botafogo-SP num duelo de “classificáveis”. O time do ABC tem 27 pontos e objetiva encostar no líder e se distanciar da concorrência (o próprio time de Ribeirão Preto é que está mais próximo, em 3.o com 22).

ICASA EM DATA ESPECIAL
O Verdão do Cariri joga amanhã,08, no Dia Internacional da Mulher, diante do Uniclinic. Saudável e sensível a condição do time de Juazeiro do Norte: além de líder, com 21 pontos, joga contra o seu mais próximo perseguidor que tem 16 pontos (portanto, não ameaça a ponta) e tem um jogo a mais. Vida cor-de-rosa pro Icasa!

Nenhum comentário: