domingo, 7 de março de 2010

O OSCAR NÁO FOI PARA...

... quem é, essencialmente, “de primeira”. Das nove indicações, o favorito (e “de elite”) “Avatar” levou apenas três estatuetas. O melhor filme ficou para o “desacreditado” “Guerra ao Terror” (algo como um “time de Segunda entre as ‘grandes produções’”).
ELLAS (COM DOIS 'Ls' MESMO)
No Dia Internacional da Mulher – que feliz coincidência – os prêmios tiveram endereço condizente com a data: Sandra Bullock (melhor atriz) e Kathryn Bigelow (direção). A atriz comprovou que não é apenas uma “bela e engraçada que encarna papéis ‘fáceis’ e ‘cômicos’” e ganhou justamente no ano em que seu personagem a qualificou para outro estilo do cinema (em “Um Sonho Possível”). A diretora Bigelow levou a estatueta pelo seu “Guerra ao Terror” na primeira vez que o Oscar é conquistado por uma mulher nesta categoria.

OK, ‘LOS HERMANOS’ VENCERAM
Os argentinos levaram na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” com “O Segredo dos Seus Olhos”. É a segunda vez que um filme da Argentina conquista o Oscar (a primeira foi em 1986 com “A História Oficial”, justamente no ano em que aquele país viria erguer a Copa, no México). Supersticiosos... nem ousem pensar nada!

ARQUIBANCADA SUBSTANTIVO FEMININO
Lembro quando nas décadas de 1970/1980 a presença de uma mulher nos estádios era motivo pra alarido dos marmanjos. Sem exagero, a proporção era acima de “dez por um”, no máximo a filha acompanhada do pai assistia a um jogo ao vivo. O torcedor que ousava levar a namorada como companhia era tido como “consciente das conseqüências” (gracejos, xingamentos e perturbação).
Ainda bem que o tempo passou e a mentalidade da galera evoluiu. Desde os anos 1990, sensivelmente por um momento, e tal qual uma revolução feminina das arquibancadas, os estádios ganharam a beleza das torcedoras. São mães, mulheres, filhas, amigas, senhoras, adolescentes, garotinhas, enfim, toda e qualquer “condição” que elas encampam e seguem firmes no propósito de torcer.
Não foi o futebol que na visão machista chegou até a cozinha. Foi o esporte que evoluiu e acolheu esse contingente de torcedoras que entendem “do babado”. Elas sabem torcer, discutir, avaliar, opinar, entendem de tática, sabem de cor a escalação do time, estão informadas a respeito do adversário e atentas aos resultados da rodada.
Obrigado mulheres por povoarem os estádios. O toque feminino tira aquele peso de local que mais parecia uma arena medieval com tanto homem pra tudo quanto lado e  degrau de arquibancada. Afinal, arquibancada está no feminino. Felizes todos os dias às mulheres.

POR ISSO QUE ELA É LÍDER
Quer melhor definição de uma torcedora do que por ela mesma? Recebi a declaração de amor de uma internauta pelo seu time que “só podia ser coisa de mulher”: com pureza, emoção e delicadeza. Carolina Braghirrol é torcedora do Santo André, tem 19 anos é estudante. Em destaque, o que essa “torcedora/mulher” expressa sobre o Ramalhão:

“Sou filha do torcedor-símbolo do E. C. Santo Andre ! Faço parte do núcleo feminino na TFA (Torcida Feminina Andreense) e estou presente em todos jogos demonstrando meu amor,provando que lugar de mulher é nem todo lugar ! Em nosso sangue corre a cor azul e branco!!!!!! O meu lema é O JEITO FEMININO DE AMAR O SANTO ANDRE!”.

(nota do blogueiro: tal qual a mulher que tem muito a ensinar aos “marmanjos”, a torcedora do time sensação do campeonato Paulista tem a fineza de me escrever: “Espero que eu tenha expressado o meu grande amor pelo meu time!”). Sim, Carolina, você foi mais do que perfeita (ao estilo Santo André de ser).

TUPI AMIGO
O time de Juiz de Fora derrotou, ontem, o Cruzeiro por 3 a 2 e fez um bom serviço para o Ipatinga. Assim, o Tigre que é vice-líder está com dois pontos apenas atrás da Raposa.

EMPATES CAMARADAS
O placar de 1 a 1 nos jogos entre Itumbiara x Santa Helena e Trindade x Morrinhos, pelo Goiano, foram de “grande valia” para o Vila Nova. Sim, o Segundão caiu uma posição (7.o com 14 e mesma pontuação do 8.o Itumbiara) e não cai para a zona de risco. Mas é bom voltar a vencer (coisa que não acontece há quatro jogos) e ficar atento, pois os “ameaçados” Morrinhos (9.o) e Canedense (lanterna), estão com 13 e 12 pontos respectivamente.

Nenhum comentário: