terça-feira, 12 de outubro de 2010

G-4 "AGLUTINADO" E COXA NA DIANTEIRA

Os quatro jogos que completaram a 28.a rodada deram um desenho do G-4 e do que pode vir acontecer daqui pra frente: um líder quase "inalcançável" e outros três próximos de garantir um lugar na elite em 2011.
Os empates entre São Caetano e Bahia (1 a 1) e Figueirense e Bragantino (0 a 0) e a vitória do Náutico (que quebrou um jejum de quatro jogos) sobre o América-MG por 2 a 1 deram margem para que o Coxa disparasse na ponta. O Coritiba, com 56 pontos, está a sete pontos dos vice-líderes América-MG, Figueirense e Bahia, todos com 49. A diferença do alviverde estica para 11 pontos quando a comparação é com o 5.o colocado (primeiro fora da zona de classificação para a SérieA)  Ponte Preta, que ao vencer o Sport, por 3 a 1, foi a 45.

COMO FICA (OU AO QUE TUDO INDICA, VAI SE ENCAMINHAR)
- O Coritiba é cada vez mais líder e está a três vitórias de voltar à Sèrie A
- Mesmo com resultados "amargos", América-MG, Figueirense e Bahia "decidem" entre si a posição que vão ocupar dentro do G-4, pois estão a quatro pontos do 5.o colocado (Ponte Preta);
- A Ponte Preta volta a sonhar, mas precisa retomar o pique de bons resultados seguidos que havia obtido logo após o recesso da Copa da Àfrica do Sul;
- O Sport patinou e está há dois jogos sem vencer (sonhar ainda é possível, mas com mais empenho e sorte)
- O Duque de Caxias dá sinais de que quer incomodar (7.o, com 42)
- A Portuguesa parou pelo caminho (empacou nos 40 pontos, em 8.o)
- O São Caetano tem a mesma pontuação da Lusa, mas não deve incomodar ninguém
- Na parte intermediária, os que não ambicionam e também não correm risco de cair: ASA e Guaratinguetá, ambos com 38 e o Náutico (ufa!), que vai a 37;
- Os "quase salvos" mas ainda atentos: Icasa e Paraná, os dois com 36.
- Ainda sob risco: Bragantino (34) e Vila Nova (32)
- O praticamente degolado: Santo André (29)
- O condenado e na UTI respirando com ajuda de aparelhos: Brasiliense (28)
- E os bem-vindos à Série C 2011: Ipatinga (27) e América-RN (26)

EM TEMPO: os comentários acima não servem como previsão, são apenas baseados nos últimos resultados, na pontuação/classificação atual e na composição da tabela para as próximas dez rodadas. Muita coisa "pode" mudar.

4 comentários:

Unknown disse...

Ainda não, caro, Luciano. Se eu não estiver enganado, nos últimos quatros anos de disputa da série “B”, estes foram os clubes que foram campeões com as respectivas pontuações: 2006 – Atlético-MG– 71 pontos / 2007 – Coritiba – 69 pontos / 2008 – Corinthians – 85 pontos e 2009 – Vasco - 76 pontos. Logo, a média de pontos para se chegar ao título é de 75 pontos. Portanto, partindo desta média, digo; média, o “coxa” precisa ainda de 19 pontos para ser o campeão desta edição. Embora, acho que não necessariamente o Coritiba precise desta pontuação toda, haja visto que o alvi-verde do Paraná abriu boa vantagem para seus adversários diretos: América/MG, Figueirense e Bahia com sete pontos de diferença.
Abços,Henrique

Luciano Demetrius disse...

Oi Henrique, a pontuação mínima de 65 é para o acesso (e não ao título). O 4.o colocado de 2009 chegou a essa pontuação. Mas como você bem frisou, pelo visto não vai ser necessário chegar a tanto em 2010. Obrigado pela participação e toda sorte ao seu Bahia (ele sobe, sim!).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É verdade caro, Luciano. A questão é que eu já considero o Coritiba como o provável campeão da Série "B", daí o comentário que eu fiz a respeito da pontuação para se chegar ao título. Quanto ao Bahia, nada descidido. Temos 50% de chances de subir, quanto de se manter na disputada da segunda divisão do campeonato brasileito. Como teremos ainda confrontos diretos, tudo pode acontecer. Se o Bahia se mantiver afastado do Sport e da Ponte e manter a média de cinco pontos a cada três jogos, fatalmente nos veremos na eleite do nosso futebol. Sou Coritiba desde criancinha contra o Sport. Dá-lhe coxa!!!!