Num país feito o Brasil em que "vice é quase nada" - um "raciocínio" limitado e diminuto, em que se vê o resultado e não o contexto -, três Segundões entram em campo pra "não jogar fora quase metade da temporada". Para Bahia, Ipatinga e Santo André ou a vitória por diferença mínima de dois gols ou a "pecha" de vice. Nem o mais sensato torcedor, nem o mais fanático que se cega diante das circunstâncias de um jogo ou campeonato vai aceitar que seu time "fique em segundo num Estadual". De "segundo" já basta "a segunda", diriam os mais indignados.
Ressaltar que equipes como Ipatinga e Santo André precisam derrubar os papões da capital em seus respectivos Estaduais e que mediante um 2009 nada satisfatório (o clube do interior mineiro quase caiu para a Série C do Brasileiro, enquanto o time do ABC paulista foi rebaixado da elite para a Série B), iniciam 2010 com indícios de que virão fortalecidos para a temporada, não resolve como argumento se na decisão "morrer na praia".
No caso do Tricolor baiano é compreensível a indignação, uma vez que desde 2001 o Bahia não leva sequer um título Estadual e que na década assistiu ao maior rival, o Vitória, levantar a taça sete vezes em dez anos (e que se o rubro-negro vencer hoje, vai levar o "bi-tetra" desde 2002). Para completar, desde 2005 o campeão Brasileiro de 1988 vai para a sexta temporada longe da elite do futebol nacional (e oscilando entre idas e vindas para as Série B e C).
É fato que a tarefa dos três Segundões é complicada neste domingo. Ipatinga (pelo campeonato Mineiro) e Santo André (Paulista), coincidentemente, perderam em casa, no jogo de ida e pelo mesmo placar (3 a 2 para Atlético-MG e Santos, respectivamente). O Bahia também perdeu em casa, no primeiro jogo da decisão do Baino, em seu estádio, por 1 a 0, e identicamente aos "companheiros" de Série B, vai precisar fazer um placar por dois gols de vantagem.
PERNAMBUCO VAI "FREVER"
Na terra de um dos ritmos mais autênticos do Brasil, a decisão ficou para dois Segundões. Sport e Náutico fazem hoje o primeiro jogo da final, no Aflitos, às 16h, naquela que é a "mais justa" disputa pelo título tendo frente a frente os dois times de melhor campanha no Estadual. O favoritismo poderia ser creditado ao Leão da Ilha devido à melhor campanha e a sua regularidade até aqui, mas o Timbu foi o único capaz de derrotar o adversário na competição (2 a 0, ainda na primeira fase). O placar de hoje é que pode dar mais segurança para apontar um favorito ao título. Fora isso, é inevitável o uso do lugar-comum de que "clássico é clássico" e nele não há favoritos.
GARÇA PERDEU
O Guaratinguetá encerrou sua participação na A-2 do Paulista com derrota para o Noroeste (2 a 1), em Bauru. O resultado pouco afetou o Guará - que apenas deixou escapar a chance de ser vice na competição - já que antecipadamente garantiu acesso à elite em 2011.
domingo, 2 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário