quarta-feira, 13 de maio de 2009

VASCO, VASCO, VASCO, VASCO!


Carlos Alberto comemora gol que abriu a goleada de 4 a 0 do Vasco contra o Vitória
Foto: Marcelo Sadio (vasco.com.br)

Foi ao estilo “dois vira quatro ganha” que o time cruzmaltino arrasou o Vitória no jogo de ida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. A partida foi realizada no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, e a volta vai ser no dia 20, no Barradão, em Salvador.
No primeiro tempo, o Vasco pressionou desde o início em busca de um resultado que o tranqüilizasse para o segundo encontro. A estratégia do time carioca surtiu efeito aos 27 minutos: falha do lateral-esquerdo rubro-negro Luciano Almeida e o vascaíno Carlos Alberto aproveitou a deixa, driblou o jogador rival e também Victor Ramos para tocar na saída do goleiro Viáfara.
Após o gol o Vasco manteve o bom ritmo e, no final do primeiro tempo, aos 44, numa cobrança de escanteio, o atacante Elton foi eficiente em meio a um bate-rebate na área e fez 2 a 0.
Em desvantagem, o que se aguardava era um Vitória mais ousado no segundo tempo. O técnico Paulo César Carpegiani mudou o esquema tático do 3-6-1 para 3-5-2, mas o que se viu foi um espelho da etapa inicial.
Com mais presença em campo, o Vasco fez o terceiro com Paulo Sérgio em cobrança de falta. Aos 18 minutos já era desenhada a elástica vantagem vascaína no mata-mata, com o quarto gol anotado por Nilton, numa “bomba” no ângulo esquerdo de Viáfara.
Para o jogo de volta o Vasco se classifica perdendo por diferença de até três gols. Cabe ao Vitória golear por diferença mínima de 5 gols ou vencer pelos mesmos 4 a 0 (e com esse resultado levar a decisão da vaga ás semifinais para a cobrança de pênaltis).
DADOS DO JOGO
VASCO 4 x 0 VITÓRIA

Vasco
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto (Alex Teixeira); Elton (Alan Kardec) e Pimpão (Faioli).
Técnico: Dorival Júnior
Vitória
Viáfara; Wallace, Ramírez e Victor Ramos; Apodi, Carlos Alberto, Bida (Adriano), Ramon (Washington), Jackson (Robson) e Luciano Almeida; Neto Baiano.
Técnico: Paulo César Carpegiani
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Helberth Costa Andrade (MG)
Público: 10.598 (pagantes) e 12.667 (presentes)
Renda: R$ 225.925,00
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Paulo Sérgio, Amaral e Elton (Vasco). Ramon, Neto Baiano e Apodi (Vitória).
Cartão vermelho: Luciano Almeida, aos 16 minutos do segundo tempo (Vitória).
Gols: Carlos Alberto, aos 27 minutos; e Elton, aos 44 minutos do primeiro tempo. Paulo Sérgio, aos 10 minutos; e Nilton, aos 18 minutos do segundo tempo.

AGOSTO
Em 2008, pela última rodada da primeira fase da Copa do Brasil, no mês de agosto, o Vitória amassou o Vasco por 5 a 0. É o resultado que o rubro-negro necessita para reverter a enorme vantagem numérica no placar do “jogo de 180 minutos” construída pelo cruz-de-malta.

CONTRA QUEM?
No próximo sábado o Vasco vai a Fortaleza enfrentar o Ceará, pela segunda rodada da Série B. O jogo vai ser no Castelão, às 16h10. Já o Vitória recebe o Sport no domingo, pela segunda rodada do Brasileirão, no Barradão, em Salvador, a partir das 18h30.

Nenhum comentário: