sábado, 20 de fevereiro de 2010

SEGUNDA, SEM DESCULPAS

Em entrevista ao programa “Revista CBN”, este blogueiro foi perguntado pelo jornalista Luiz Motta sobre o recado aos torcedores de clubes que estão na Série B. A resposta mais efetiva foi a de que “trata-se de um período, de um mal necessário e que deve levar na diversão, de que somente a ‘segundona’ tem a bênção do Padim Ciço (terra do Icasa, Juazeiro do Norte), é cantada em prosa e verso (por causa do Arapiraca na canção “E Se..”, de Francis Hime e Chico Buarque) e de que se faz um bom turismo pelo Brasil por diferentes regiões”. Ponto. Vamos a outros argumentos que “justificam” a inserção na Série B. O que podem dizer os próprios torcedores.

AMÉRICA- MG – não é considerado como a terceira força de Minas? Os “grandes” que se cuidem.

AMÉRICA-RN – O rival ABC caiu pra Série C. Mecão absoluto.

ASA – é o único alagoano presente na Segundona, é do interior e está na “maior divisão” se comparado com os outros clubes de seu Estado.

BAHIA – é o único baiano campeão brasileiro. Pelo mérito, valoriza a Série B. E a maior torcida do Nordeste está (muito bem) presente na competição.

BRAGANTINO – pra quem esteve fora do cenário futebolístico nacional por muito tempo, o retorno está ótimo.

BRASILIENSE – ninguém pode mexer com ele no Distrito Federal. O rival Gama, na Série C, “adoraria” estar no lugar do Jacaré.

CORITIBA – mesmo sendo “de segunda”, lidera o Paranaense com folga.

DUQUE DE CAXIAS – abaixo dos “grandes” do Rio, nenhum outro está tão bem quanto ele.

FIGUEIRENSE – argumenta que os rivais do Avaí estiveram por muito tempo na “Segundona”. Portanto, há dois anos o que houve foi “uma troca de cadeiras”.

GUARATINGUETÁ – valoriza duplamente a segunda divisão: está na A-2 do campeonato Paulista.

ICASA – abençoado por Padim Ciço e “trocou” de lugar com o Fortaleza, que ano passado caiu para a Série C.

IPATINGA – recentemente esteve na Série A. Pra quem tem pouco mais de dez anos de vida, está muito bom. E em 2010 não perdeu nenhuma no Mineirão, pelo campeonato Mineiro.

NÁUTICO – o rival Sport caiu junto, em 2010. O Santa Cruz disputa uma vaga para a Série D. Sem comentários!



PARANÁ – ao menos não cai pra terceirona.

PONTE PRETA – por muito tempo assistiu ao rival Guarani lá embaixo. Deixa agora o arqui-inimigo desfrutar um pouco (mas lembrando que o Bugre está na segunda divisão do Paulista).

PORTUGUESA – ué, os “grandes” Corinthians e Palmeiras já não estiveram na Série B? E a Lusa não é “o segundo time dos paulistanos”? Lugar apropriado.

SÃO CAETANO – foi graças à Série B (ou módulo Amarelo, no ano 2000) que “apareceu” para o Brasil inteiro, assustou e incomodou muitos “grandes”, foi campeão paulista em 2004 e decidiu a Libertadores, em 2002. Quer mais? Sim, o Azulão vai voltar!

SANTO ANDRÉ – dos chamados “pequenos” que já conquistaram a Copa do Brasil, é o único na Série B. E tem muita “gente grande” que está lá em cima, mas nunca levantou o título que o time do ABC tem.

SPORT – o rival Náutico tá juntinho na Série B. Já o Santa Cruz...

VILA NOVA – os rivais Goiás e Atlético-GO podem desfrutar da Série A, mas mesmo assim o Vila tem a maior torcida do Estado.

Nenhum comentário: